Artigo

CBMERJ quer regulamentar idade de ingresso à corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) pretende estabelecer idade para ingresso na corporação. De acordo com a minuta do Projeto de Lei Estadual, os candidatos ao curso de formação de oficiais combatentes, devem ter no mínimo 16 anos e no máximo 30 anos de idade, até 31 de dezembro do ano de sua matrícula.

Já para os candidatos aos demais quadros de oficiais, que tenham como requisito formação acadêmica em nível superior, a exigência é possuir no mínimo 18 e no máximo 35 anos de idade, até 31 de dezembro do ano de sua matrícula.

Para os concorrentes aos cargos de praça, incluindo todas as qualificações de bombeiro militar, o requisito é ter no mínimo 18 e no máximo 30 anos de idade, até o último dia do ano em que for realizada sua matrícula.

O projeto certifica a escolaridade de nível médio completo para os cargos de oficiais combatentes e praças. Para os quadros de oficiais que exigirem formação acadêmica específica, será exigida graduação na área desejada. Nas funções restantes, a determinação é nível médio completo e formação específica.

O texto também confirma a altura mínima exigida: para candidatos do sexo masculino a altura mínima é 1,60m e para o sexo feminino 1,55m. A exceção para essa regra é para os candidatos a Oficial Combatente com até 16 anos que deve ter altura mínima 1,57m (sexo masculino) e 1,52m (sexo feminino).

O edital do concurso Bombeiro RJ pode ser publicado em breve, isso porque a Procuradoria-Geral do Rio de Janeiro (PGE RJ) deu parecer favorável à realização do certame. A seleção que será organizada pela FunRio deve ofertar 3 mil vagas temporárias.

É importante lembrar que há um concurso Bombeiro RJ em andamento. O edital oferece 25 vagas imediatas para oficiais.

Último concurso

O último concurso para Oficiais (nível médio) aconteceu entre 2018 e 2019 e ofertou 50 vagas. A remuneração inicial do cargo foi de R$ 3.200,00, durante o Curso de Formação e de até R$ 6 mil, após a formação

Para saber todos os detalhes sobre o concurso Bombeiro RJ acesse o artigo abaixo:

Saiba mais: concurso Bombeiro RJ

Quer estudar para o concurso Bombeiro RJ?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.