Artigo

Controle de Qualidade de Auditoria: Resumo para SEFA PA

Confira neste artigo um resumo sobre os principais tópicos da NBC TA 220 – CONTROLE DE QUALIDADE DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, assunto imprescindível para quem vem estudando para o concurso da SEFA PARÁ.

A SEFA PA (Secretaria da Fazenda do Estado do Pará) divulgou o edital para o concurso de Auditor Fiscal e Fiscal de Receitas. Para Auditor serão ofertadas 38 vagas imediatas mais 112 de CR, enquanto que para Fiscal de Receitas serão ofertadas 10 vagas imediatas mais 40 de CR. 

Controle de Qualidade de Auditoria - Secretaria da Fazenda do Pará
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO PARÁ

Em ambos os cargos os regimes de trabalho são de 30 horas semanais, com remuneração inicial de R$15.076,58 para Auditor e R$11.910,51 para Fiscal de Receitas. Nada mal não é mesmo? 

A finalidade deste artigo é auxiliar você concurseiro que vem se preparando para essa prova de alto nível. 

Segue o roteiro deste artigo:

  1. Definições importantes
  2. Sistema de controle de qualidade 
  3. Execução do trabalho de controle de qualidade
  4. Monitoramento do controle de qualidade 

1.   Definições Importantes

Antes de explicar os conceitos mais importantes da norma, alguns termos utilizados merecem ser destrinchados, principalmente por também serem alvos de questões de concursos. Caso você esteja com a norma aberta, perceba que a própria NBC TA 220 separou algumas de suas páginas para definir seus significados. Segue as principais definições: 

1)    Sócio encarregado do trabalho: É o sócio ou outra pessoa da firma de auditoria responsável pelo trabalho, sua execução e pelo relatório de auditoria. Ou seja, é quem responde pelo trabalho de auditoria executado. 

2)    Revisão do controle de qualidade do trabalho: A revisão é basicamente uma avaliação objetiva, na data ou antes da data do relatório, dos julgamentos relevantes feitos durante a execução da auditoria e das conclusões obtidas.

3)    Revisor de controle de qualidade do trabalho: O revisor pode ser um sócio ou outro profissional da firma, assim como uma pessoa externa qualificada, mas que não participou direta ou indiretamente da execução dos procedimentos de auditoria. Portanto, o revisor não pode fazer parte da equipe de trabalho da auditoria em questão. Como é ele que irá avaliar objetivamente os julgamentos relevantes feitos pela equipe e as conclusões alcançadas, caso fizesse parte do grupo de trabalho a revisão ficaria enviesada. 

4)    Equipe de trabalho: São todos os sócios envolvidos no trabalho, assim como quaisquer pessoas contratadas que executam procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui os especialistas externos, assim como os auditores internos, que fornecem assistência direta para o auditor independente.

FIQUE ATENTO! 

Não fazem parte da equipe de trabalho de auditoria:

  • Especialistas Externos
  • Auditores Internos

5)    Entidade listada: É a entidade que tem ações em bolsa de valores

6)    Pessoal externa qualificada: É uma pessoa não pertencente ao quadro técnico da firma com competência e habilidades para atuar como sócio encarregado do trabalho.

1.1   Vamos praticar! 

A banca organizadora do concurso da SEFA PA é a FADESP, uma banca com poucas questões de auditoria para treinar. Portanto, segue um exemplo de uma questão recente da FGV que poderá vir parecida na sua prova: 

(FGV 2021 – Supervisor IMBEL / Auditor) De acordo com a NBC TA 220 (R2) – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis, assinale a afirmativa correta.

(A) O revisor de controle de qualidade do trabalho de auditoria externa é um sócio ou outro profissional da firma que faz parte da equipe de trabalho.
(B) O quadro técnico compreende os sócios, os auditores independentes que atuam no trabalho e os auditores internos da entidade, que fornecem assistência direta ao auditor independente.
(C) A equipe de trabalho inclui os sócios, os auditores independentes que atuam no trabalho, os especialistas externos e os consultores contratados.
(D) O sócio encarregado do trabalho divide com os auditores externos a responsabilidade pela quantidade dos trabalhos de auditoria para os quais foi designado.
(E)    A pessoa externa é a pessoa que não pertence ao quadro técnico da firma, com a competência e a habilidade que o habilitariam para atuar como sócio encarregado do trabalho. 

Estrategista, veja que com apenas o conhecimento das definições da norma era possível chegar a alternativa correta (Letra “E”). Os erros das outras alternativas estão destacados em vermelho. 

2.   Sistema de controle de qualidade 

Primeiramente, deve-se atentar que é de responsabilidade da firma de auditoria os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade. Ou seja, a firma tem por obrigação instaurar e manter o sistema de controle de qualidade. 

De acordo com a norma, o sistema de controle de qualidade tem como objetivo garantir:

  • Que a firma e seu quadro técnico cumpram com as normas profissionais e técnicas aplicáveis;
  • Que os relatórios emitidos pelo auditor estejam em conformidade com as circunstâncias;

Diferentemente da responsabilidade da firma por todo o sistema de controle de qualidade, o sócio encarregado do trabalho de auditoria deve assumir a responsabilidade pela qualidade de todos os trabalhos para os quais foi designado

3.   Execução do trabalho de controle de qualidade 

Como foi exposto, o sócio encarregado do trabalho de auditoria deve assumir a responsabilidade pela qualidade do trabalho a ele designado. A NBC TA 220 detalha essa responsabilidade quando especifica que o sócio é responsável pela direção, supervisão e execução dos procedimentos de auditoria, assim como pela emissão apropriada dos relatórios

Ademais, é o próprio sócio encarregado do trabalho que deve assumir a responsabilidade de revisar os trabalhos de acordo com as políticas estabelecidas pela firma. Portanto, na data ou antes da data do relatório, o sócio deve revisar os papéis de trabalho e discutir com a equipe de trabalho acerca da conformidade dos procedimentos com as normas aplicáveis e da adequação e suficiência das evidências obtidas, além de estar satisfeito com as conclusões obtidas. 

 

3.1   Revisão do Controle de Qualidade 

Antes de adentrarmos neste tópico, vale apontar que existe uma diferença entre revisão do trabalho de auditoria e revisão do controle de qualidade do trabalho. Enquanto o primeiro é realizado pelo sócio encarregado, o segundo é realizado pelo revisor do controle de qualidade.  Esta confusão é bastante comum.

 O revisor do controle de qualidade do trabalho deve realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos feitos pela equipe de auditoria e as conclusões obtidas ao elaborar o relatório. Essa avaliação envolve:

  • Discussão de assuntos significativos com o sócio encarregado do trabalho;
  • Revisão do relatório propostos;
  • Verificação dos papéis de trabalho relativos aos julgamentos significativos feitos pela equipe de auditoria;
  • Revisão das conclusões obtidas;
  • Revisão das demonstrações contábeis;
  • Avaliação se o relatório é apropriado;

A norma explica que caso haja uma divergência de opinião dentro da equipe de trabalho, ou até mesmo entre o sócio encarregado do trabalho e o revisor do controle de qualidade do trabalho, a equipe deve seguir as políticas e orientações estabelecidas pela firma para solucionar as diferenças de opiniões. 

Por fim, o revisor do controle de qualidade deve documentar para o trabalho de auditoria revisado que:

  • Os procedimentos sobre revisão do controle de qualidade exigidos pela firma foram adequadamente realizados;
  • A revisão foi concluída na data ou antes da data do relatório;
  • O revisor não tomou conhecimento de assuntos que poderiam colocar em dúvida se os julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e as conclusões atingidas foram realmente apropriadas;

3.2 Vamos praticar mais uma vez? 

Segue agora uma outra questão da FGV para o cargo de Auditor do Tesouro de Recife que cobrou esse assunto:

(FGV – Auditor do Tesouro Municipal/2014) O revisor do controle de qualidade do trabalho deve realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos e das conclusões feitas pela equipe de trabalho e atingidas ao elaborar o relatório. 

Essa avaliação deve envolver os aspectos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o

(A)  Revisão da documentação selecionada, relativa aos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho, e das conclusões obtidas.
(B)  Revisão das demonstrações contábeis e do relatório proposto.
(C)  Discussão de assuntos significativos com o sócio encarregado do trabalho.
(D)  Implementação das conclusões resultantes das consultas.
(E)   Avaliação das conclusões ao elaborar o relatório e considerações sobre sua adequação.

De acordo com o que foi exposto acima, a letra “D” é a única alternativa que não menciona aspectos relacionados à revisão do controle de qualidade, portanto essa é a resposta da nossa questão. Concurseiro, veja que a maioria das questões sobre controle de qualidade de auditoria costumam ser bastante objetivas. Por isso, GRAVE os principais tópicos da norma e garanta pontos preciosos na sua prova de auditoria. 

4.    Monitoramento do controle de qualidade 

A NBC TA 220 prevê que a firma de auditoria estabeleça um processo de monitoramento projetado para fornecer segurança razoável de que as políticas e os procedimentos relacionados ao sistema de controle de qualidade sejam relevantes, adequados e estejam operando efetivamente. 

FINALIZANDO

Bom concurseiro, chegamos ao fim de mais um artigo! 

Dentro do vasto conteúdo da ementa de auditoria do seu concurso da SEFA PA, o tópico de hoje não é o mais badalado. Contudo, acertar uma questão de um assunto que não é dominado pela maioria dos concorrentes faz uma diferença enorme e te deixa ainda mais perto da tão sonhada aprovação.  

Vale ressaltar que este artigo foi apenas um esboço e apanhado dos principais tópicos do assunto! Para garantir que você entendeu tudo sobre supervisão e controle de qualidade de auditoria, não deixe de procurar os cursos completos e com várias questões resolvidas aqui no Estratégia Concursos. 

Um forte abraço, e bons estudos!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.