Artigo

Formas de Controle de Custos para SEFAZ-MG

Olá, pessoal! Como estão? Dessa vez falaremos um pouco sobre um assunto inserido na disciplina de contabilidade de custos e que poderá ser explorado no próximo concurso da SEFAZ-MG: As formas de controle de custos, com um destaque para o custo padrão.

Formas de Controle de Custos para SEFAZ-MG
Formas de Controle de Custos para SEFAZ-MG

Um sistema de custos tem o objetivo de proporcionar informações relevantes para a tomada de decisão numa empresa, atuando como uma ferramenta indispensável para promoção da eficiência e eficácia na gestão.

De acordo com Kholer, “Custo padrão é uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem estar dentro de condições projetadas, servindo com uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção (padrão de comparação), quando colocada diante dos custos reais. Ele fornece uma oportunidade para que os resultados correntes sejam analisados e as responsabilidades pelos desvios possam ser apontadas.

Ou seja, o custo padrão está baseado em uma técnica de custeio onde os valores são pré-definidos pela contabilidade da empresa.

Ele representa o custo planejado de um produto, segundo condições de operação correntes ou previstas e baseia-se nas condições normais ou ideais de eficiência e volume, especialmente com respeito à despesa indireta de produção.

Entre as finalidades desta metodologia está o planejamento e o controle dos custos por meio do orçamento elaborado.

Tipos de Custo Padrão

O custo padrão pode ser dividido em três tipos: o custo padrão Ideal, o custo padrão Corrente e o custo padrão Estimado.

O custo padrão ideal representa o custo que seria obtido em condições ideais onde a empresa operaria com 100% de eficiência.

Este tipo de custo padrão é pouco utilizado por ser um custo predominantemente teórico. Ele configura uma situação que pode ser considerada inatingível, pois pressupõe a utilização das melhores matérias primas, dos melhores equipamentos e colaboradores e menores índices de perdas.

No planejamento do custo padrão corrente é levando em consideração as deficiências existentes na produção, no que se refere principalmente a desperdícios. Portanto, é um custo possível de ser alcançado se obtidas certas melhorias no desempenho.

Este tipo de custo padrão pode ser considerado um meio termo entre o custo padrão ideal e o custo padrão estimado, representando um bom valor para ser utilizado como objetivo a ser perseguido pela empresa, por ser mais desafiador que o custo-padrão estimado e mais factível que o custo padrão ideal.

E finalmente, o custo padrão estimado representa um custo projetado com base em dados históricos, ou seja, é resultante de valores observados em períodos anteriores. Ele não leva em consideração as ineficiências dos processos como desperdícios, produtividade, preços e insumos.

Uma diferença entre o custo padrão corrente e o custo ideal é que aquele inclui, no custo dos produtos, algumas ineficiências da empresa, enquanto este só inclui as ineficiências impossíveis de serem eliminadas.

O custo corrente pode ser considerado uma meta de curto e médio prazos, que a empresa possui condições de atingir, já o custo padrão ideal é uma meta de longo prazo, teoricamente inatingível.

Finalidades do Custo Padrão

A grande finalidade do custo padrão é o controle de custos. O padrão é uma base de comparação para o real, sendo assim, constitui-se uma técnica auxiliar de contabilização de custos, na qual existe uma comparação com o custo real.

Portanto, podemos destacar duas finalidades específicas do custo padrão:

– A contabilização do custo através do custo-padrão; e

– A análise das variações entre o custo real e o custo padrão.

Existem vários métodos para a contabilização dos custos padronizados, mas o seu emprego depende, na verdade, das necessidades da empresa, dos processos de fabricação e de seus recursos em termos de equipamentos, pessoal e organização.

Já as análises de variações representam qualquer afastamento de uma variável em relação a um parâmetro pré-estabelecido, ou seja, será necessária uma base quantitativa para mensurar o evento, a fim de permitir uma análise qualitativa dos desvios a partir da variação.

Considerações Finais

Podemos concluir, portanto, que o sistema de custeio padrão pode representar um poderoso sistema de controle de custos, que permite aos gestores disporem de uma ferramenta extremamente importante para possibilitar a melhoria dos processos, visando a eficácia das operações e aumento da produtividade.

Este conteúdo das formas de controle de custos, com um destaque especial para o custo padrão e as suas três variações, pode ser um grande diferencial na sua preparação para a prova da SEFAZ-MG, então não deixe de incluir em seus estudos.

E hoje ficamos por aqui, pessoal! Um grande abraço e bons estudos!

Débora Vaz

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.