Artigo

Contador DPU – Prova de Contabilidade Geral e Teoria da Contabilidade Comentada (Editado)

Pessoal, editei o comentário da questão 79, pois havia me equivocado no lançamento exposto. Agradeço aqui aos alunos que me advertiram e também ao colega Luciano Rosa! Valeu!

Meus camaradas, no artigo de hoje comentamos todas as 30 questões da prova de Contabilidade Geral e Teoria da Contabilidade aplicada na Prova para Contador da DPU.

 A prova estava acessível, sem maiores complicações. Com exceção da questão 87, a qual creio ser válido argumentar contra o gabarito preliminar para alterá-lo de errado para certo, não vislumbrei outras possibilidades de recursos.

Tenho certeza que aqueles que se prepararam conosco puderam perceber que praticamente toda a prova estava contemplada no nosso curso. Apesar de o CESPE ter exigido a disciplina de “Teoria da Contabilidade” nesse concurso, a qual não tínhamos maiores referências da forma de exigência, nosso curso foi preciso… tratamos explicitamente todas as questões exigidas dessa disciplina em nosso curso!

Observamos também uma tendência de o CESPE exigir questões mais conceituais, a exemplo das últimas provas aplicadas em 2015.

Nesse sentido, cada vez mais se faz necessário o estudo dos Pronunciamentos Contábeis (CPCs). Para contribuir nessa tarefa, estamos com um projeto em pleno desenvolvimento aqui no Estratégia: “Detonando os CPCs”. Para conhecer melhor nossa proposta, leia o artigo aqui.

Acesso o arquivo aqui: Prova_Comentada_DPU_2016

Um forte abraço!

Gilmar Possati

[email protected]

Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades.

www.facebook.com.br/profgilmarpossati

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando e fique antenado(a) com muitas dicas, análises, questões comentadas, promoções e muito mais.

Siga-me no Periscope: @possati Em breve, novidades!

Acesse nossos cursos disponíveis aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado professor pela correção. Apenas a título de comentário, a questão 94 da prova (item 93 do PDF) foi anulada. Para não ter dúvida, é a questão anulada: "Uma das condições para reconhecimento de receitas é que as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser mensuradas com confiabilidade." Motivo disponibilizado no site do CESPE: "A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo." Só achei que a responda dada no PDF não respondeu diretamente a questão, para saber se está certa ou errada. Tive que procurar na internet e achei o CPC 30, item 14, que responde. Mesmo assim obrigado pelos comentário. Ps: Estou estudando o curso Contabilidade Introdutória e está sendo bem proveitoso.
    Eduardo em 30/09/16 às 11:25
  • Correção- dentro do tema contabilidade geral
    Naso em 05/02/16 às 13:07
  • Professor, Por favor, esclareça-me alguns pontos: 1. Confundiu-me o comentário das dimensões básica da receita item "C" - nao subordina o reconhecimento da receita ao lançamento da despesa. Isso nao contraria o princípio da competência> 2- Acredita que essas terias ( fundo, entidade..) podem aparecer no TCE dentro do tema CONTAS> OBRIGADA
    Naso em 05/02/16 às 12:35
  • Parabéns. Meu desejo é que o senhor ministre um curso de provas resolvidas do CESPE, preferencialmente - se não for pedir demais-,todas desde 2010. Um curso de provas resolvidas aliado ao Detonando os CPCs seria uma otima ferramente para os alunos que ja conhecem a materia e buscam a lapidação do conteúdo. Além de ser uma forma extremamente efetiva de revisão.
    Edson em 28/01/16 às 11:40
  • Valeu, Breno! Eu que agradeço pelo "combustível" que alimenta a atenção e dedicação dispensadas rsrsrs Realmente dá trabalho! Bons estudos!
    Possati em 28/01/16 às 10:38
  • Obrigado Mestre Possati, Excelente trabalho, feito com muita atenção e dedicação!!!
    Breno em 28/01/16 às 10:30
  • Disponha, Camila! Estamos aqui para auxiliar! Bons estudos!
    Possati em 28/01/16 às 08:47
  • Obrigada professor!!!!!!!
    Camila em 28/01/16 às 08:01