Artigo

Contabilidade ICMS SC: 70 Páginas de Correção! TEM RECURSO!

Olá, pessoal!

A seguir, apresentamos a prova do ICMS SC comentada.

Nos comentários, temos questões de Contabilidade Geral, Custos e Avançada.

Como sempre, a FCC faz uma prova deixando poucas possibilidades de recursos.

Os recursos que encontramos, por ora, são apenas 2: um na questão de Demonstração do Valor Adicionado, outro na questão do cálculo do Juros Sobre Capital Próprio.

A questão da demonstração do valor adicionado merece ser impugnada, pois a banca inseriu indevidamente despesas gerais como distribuição do valor adicionado. Todavia, não há qualquer pista do que vem a ser essas despesas gerais.

Na realidade, quando vemos escrito assim, despesas gerais, é mais fácil entendermos que se trata de insumo adquirido de terceiro. Tanto que na questão da P3, a própria FCC explicitou melhor o assunto, segregando as despesas.

A outra questão que merece impugnação é a questão que trata do Juros Sobre Capital Próprio. Além de estar fora do edital, pois contempla tópicos concernentes à legislação tributária, a banca pecou nos cálculos realizados, conforme demonstrado à correção anexa.

É isso, pessoal!

Tenho certeza de que quem estudou com o nosso material se saiu MUITO bem nessa prova, bem como quem assistiu as nossas revisões de véspera.

Desejamos todo o sucesso para vocês. Contem conosco!

Um abraço

Gabriel Rabelo

BAIXE AQUI GRATUITAMENTE – CORREÇÃO ICMS SC (COM RECURSO)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada! Como sempre saindo na frente!
    Camila em 21/11/18 às 07:48
  • Top!
    Ana Paula em 20/11/18 às 23:41
  • Gabriel, ou alguém que leia esse comentário, poderia por favor esclarecer a resolução da questão 17? A questão fornece a taxa de depreciação do valor do ativo imobilizado que gerou a mais valia, e retira esse valor do resultado de equivalência patrimonial calculado para chegar ao resultado pretendido na questão. Por quê? Essa depreciação sofrida já não é considerada no cáculo para chegar ao lucro líquido fornecido, diminuindo o resultado da equivalência patrimonial? Essa resolução não considera essa depreciação duas vezes? Obrigado.
    Fabio em 20/11/18 às 21:42
  • Oie e a prova de contabillidade do cargo de gestão tem recurso?
    Jucildaa em 20/11/18 às 20:35
  • Professor, A questão da P2 que trata do MEP, não é passível de anulação por extrapolação ao conteúdo programático de Contabilidade Básica? Cheguei a conferir o conteúdo de Contabilidade Avançada e lá constava MEP. Aos que fizeram para TI ou Gestão, estaria fora do edital, não? Obrigada!
    Suellen em 20/11/18 às 18:09
  • Gabriel Rabelo, meu ilustre professor! Muito obrigada! Vou estudar muito essa prova para o concurso do SEFAZ/RS. Muito obrigada mesmo!
    Andrea Bezerra em 20/11/18 às 16:55
  • Boa tarde professor, Você poderia por favor detalhar os pontos da questão de juros sobre capital próprio que não estão no edital para podermos embasar o recurso adequadamente? Digo isso pois no edital de contabilidade geral da P2 consta "tratamento dos dividendos e juros sobre capital próprio". Obrigado!
    MARCIO BANDEIRA MARTINS em 20/11/18 às 14:37
  • Ótimo, professor!!! Muitíssimo obrigada!
    Luciaine em 20/11/18 às 14:33
  • Muito Obrigado Gabriel!Esse material que você nos manda é de grande serventia.
    RICARDO JOSE DE SOUSA em 20/11/18 às 14:14
  • Muito obrigado Professor!
    Anderson em 20/11/18 às 14:10
  • Muito obrigado pela correção, Professor Gabriel! Forte abraço para o senhor, Professor Luciano e Professor Julio!
    Diogo de Oliveira em 20/11/18 às 13:54
  • Vocês são foda! Obrigado sempre!
    Fábio Vasconcelos em 20/11/18 às 13:39
  • Gabriel, você me ensinou Contabilidade. Excelente material. Obrigado.
    Antonioni em 20/11/18 às 13:19
  • Olá Gabriel Não fui bem na prova no geral mas fui relativamente bem em contabilidade por causa de vocês. Faltou só mais tempo de treino, eu estou muito lento ainda para resolver as questões. Deixei de fazer muitas que eu sabia por falta de tempo. Mas vocês foram certeiros sim, parabéns. Quero agora um curso intensivo de contabilidade em exercícios, espero que lancem algo assim.
    Renê Marcel Oechsler em 20/11/18 às 12:39
  • Muito obrigada, professor esse material será de suma importância para meu preparo pro ICMS BA. Só tenho e agradecer , Pois Deus me abençoou quando colocou você nos meus caminhos,... pois foi através das aulas disponibilizadas em seu canal que tomei conhecimento do estrategia concurso. Muito obrigada por tudo.
    Milena Batista em 20/11/18 às 12:35
  • Muitíssimo obrigado professor.
    Hudson em 20/11/18 às 12:34
  • Prof. Gabriel, muito obrigado pelo incentivo e apoio. Suas aulas no Youtube, material é de primeira qualidade. Agradecido pelos lembretes no e-mail sobre aulas e materiais. As vezes por causa da luta diária, dos problemas e falta de tempo, tento desistir, mas, quando assisto as aulas do prof. Gabriel, volta o ânimo, a vontade e volto a estudar. Muito obrigado por tudo, e parabéns pelo bom profissional que és.
    Cláudio Régis Lima em 20/11/18 às 12:30