Artigo

Contabilidade Geral – TCE-PE – Análise de Balanço

Olá, meus amigos. Abaixo,  comentários sobre as questões de análise de balanço.

A prova, com 4 questões de análise, apresentou nível médio de dificuldade. Todos os assuntos foram abordados no nosso curso. Vejamos as questões.

Determinada companhia concessionária de serviço público de energia elétrica reapresentou os relatório contábil-financeiros relativos ao exercício findo em 2015. Nos relatórios reapresentados, que passaram a exprimir apropriadamente o modelo de negócio de distribuição de energia elétrica, foram feitas apenas duas alterações.
Em primeiro lugar, o ativo financeiro indenizável da concessão, anteriormente classificado no grupo caixa ou equivalentes de caixa, passou a compor o grupo não circulante, mensurado a valor justo. Com isso, foi feito também o respectivo ajuste do valor justo do período, o qual passou a integrar o grupo de receitas operacionais, deixando de ser classificado como resultado financeiro.

A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética e considerando que a referida companhia está sujeita à legislação societária, composta pela Lei n° 6.404/76 e suas alterações posteriores bem como por legislação complementar, julgue os itens a seguir, relativos aos indicadores econômico-financeiros dessa companhia.

102 – (CESPE/Auditor de Contas Públicas/TCE PE/2017) Considerando-se o exercício de 2014 como índice-base, não foram alterados, na reapresentação dos relatórios contábil-financeiros, os números-índices do balanço patrimonial do exercício findo em 2015.

Comentários:

Houve alteração nos valores do balanço de 2015: o grupo “Caixa ou Equivalente de Caixa” diminuiu e o grupo não circulante aumentou. Assim, considerando 2014 como índice-base, houve alteração nos números-índices do balanço de 2015, quando da análise horizontal.

Gabarito: Errado.

103 – (CESPE/Auditor de Contas Públicas/TCE PE/2017) O índice que mostra a imobilização de recursos permanentes em 2015 apresenta valor maior que o estimado antes da reapresentação dos relatórios contábil-financeiros desse ano.

Comentários:

Imobilização de Recursos não correntes = (Investimento + Imobilizado – Intangível) / (Passivo Não Circulante + PL)

Este índice também é chamado de “Imobilização dos Capitais Permanentes”.

Se o IRNC for igual a 1, indica que o ativo permanente é integralmente financiado com recursos não circulantes.

Se o IRNC for menor que 1, significa que os recursos não circulante (recursos de longo prazo) financiam totalmente o Ativo Permanente e sobra para financiar o Ativo Realizável a Longo Prazo e/ou parte do Ativo Circulante.

A alteração ocorrida só alterou o valor do Ativo Circulante e do Ativo Realizável a Longo Prazo, não afetando o índice de Imobilização dos Capitais Permanente.

Gabarito: Errado.

104 – (CESPE/Auditor de Contas Públicas/TCE PE/2017) Os percentuais calculados na análise vertical da demonstração do resultado do exercício de 2015 não sofreram alterações em relação aos percentuais calculados antes da reapresentação.

Comentário:

A Análise Vertical indica a estrutura das demonstrações contábeis, através de coeficientes de participações, bem como a sua evolução no tempo.

No balanço Patrimonial, os coeficientes são calculados em função do total do Ativo e total do Passivo + PL. Na Demonstração do Resultado, usa-se a Receita Líquida como base (Índice 100).

Como os valores do Caixa, do Ativo Circulante, do Ativo Realizável a Longo Prazo e do Ativo não Circulante sofreram alteração, a Análise Vertical também será alterada.

Gabarito: Errado.

105 – (CESPE/Auditor de Contas Públicas/TCE PE/2017) Dos recursos totais da companhia em questão, a porcentagem financiada por capital de terceiros em 2015 não foi afetada após a reapresentação dos relatórios contábil-
Resolução:
O capital de terceiros, que é representado pelo Passivo Exigível, não foi afetado pela reapresentação. Os recursos totais, por sua vez, representam o ativo da entidade, cujo valor total não foi alterado
Assim, conclui-se que a porcentagem financiada por capital de terceiros em 2015 não foi afetada.

Comentário:

Não houve alteração no Passivo Exigível. Assim, a percentagem financiada por capital de terceiros em 2015 não foi afetada.

Gabarito: Certo

Esse é o gabarito extra oficial.

Um abraço

Luciano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.