Artigo

Contabilidade FGV: Questão “Casca Grossa” de CPC 31

Contabilidade FGV. Tudo bem, pessoal! Aqui é o professor Julio Cardozo (@profjuliocardozo no Instagram), tudo bem? A banca Fundação Getúlio Vargas já é conhecida dos concurseiros pelas questões extremamente complexas de Pronunciamentos Contábeis. Não é papo de professor querendo assustar os alunos; a banca pega pesado mesmo. Separei essa questão sobre o CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada para que possamos ver alguns pontos importantes desse pronunciamento.

Se você ainda não conhece o nosso curso de questões comentadas da FGV, dá uma conferida na aula demonstrativa com análise completa do que a FGV mais está cobrando em suas prova: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/contabilidade-fgv-curso-de-provas-comentadas/

Algumas das provas de Contabilidade mais difíceis de todos os tempos já foram resolvidas neste curso! Agora, vamos à nossa questão!!

Questão Comentada

(FGV/Auditor Tributário/ISS Niterói/2015) O Frigorífico Eta S.A. atua em três diferentes segmentos, que durante X1 apresentaram os seguintes resultados, apurados em 31/12, em milhares de reais:

                        

Devido à baixa rentabilidade do segmento de aves, a direção do frigorífico Eta S.A deu início, em novembro de X1, a um plano para vender esse segmento de negócios, tendo iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano.

O segmento estava disponível para venda imediata em suas condições atuais e a direção da companhia acreditava ser altamente provável que a venda estivesse concluída até o final do primeiro semestre de X2. Durante dezembro de X1 a direção do Frigorídico Eta S.A passou a discutir a possibilidade de concentrar suas atividades apenas no segmento de suínos, devida a sua maior rentabilidade, e coloca à venda também o seguimento de bovinos. Nas demonstrações contábeis do Frigorífico Eta S.A relativas a X1, o resultado líquido das operações continuadas será apresentado por:

a) 980.000,00

b) 2.100.000,00

c) 2.240.000,00

d) 2.940.000,00

e) 3.080.000,00

Contabilidade FGV Comentários:

Conforme o CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada:

  1. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.
  2. Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável.
  3. Para que a venda seja altamente provável, o nível hierárquico de gestão apropriado deve estar comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano. Além disso, o ativo mantido para venda deve ser efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. Ainda, deve-se esperar que a venda se qualifique como concluída em até um ano a partir da data da classificação, com exceção do que é permitido pelo item 9, e as ações necessárias para concluir o plano devem indicar que é improvável que possa haver alterações significativas no plano ou que o plano possa ser abandonado.

O segmento de Aves atende aos requisitos acima (a direção do Frigorífico Eta S.A. deu início, em Novembro de x1, a um plano para vender esse segmento de negócios, tendo iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano. O segmento estava disponível para venda imediata em suas condições atuais, e a direção da companhia acreditava ser altamente provável que a venda estivesse concluída até o final do primeiro semestre de x2).

Contabilidade FGV Conclusão:

Portanto, o segmento de Aves deve ser classificado como Ativo mantido para venda, e seu resultado demonstrado como Resultado de operações descontinuadas.

Já o segmento de bovinos não atende aos requisitos para ser classificado como ativo mantido para venda. A diretoria do Frigorífico está “discutindo a possibilidade” de atuar apenas no segmento de suínos. Esse tipo de discernimento é fundamental para resolvermos questões da banca FGV!!!

Portanto, o Resultado líquido das operações continuadas relativas a x1 será de:

Bovinos Suínos Total
Lucro Líquido 840 2.100 2.940

Gabarito –> D

Espero que tenha gostado dessa questão e não deixem de conferir nossas dicas diárias para vocês em nosso Instagram @profjuliocardozo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Agradeço pelo retorno! Estamos preparando material sobre esse tema, aguarde!
    Júlio Cardozo em 29/03/18 às 19:03
  • Caro Professor, Obrigado por compartilhar esta resolução. Aproveitando a oportunidade, haveria alguma questão ou comentário abordando o IFRS 16 sobre a mudança na classificação de arrendamento mercantil que passará a vigorar a partir de 01/01/2019? Abs,
    JJS em 29/03/18 às 17:25
  • Excelente artigo! Valeu, Professor!
    Diogo de Oliveira em 29/03/18 às 14:21