Artigo

Contabilidade CESPE: Análise Completa das provas mais recentes e Curso de Questões Comentadas!!!

Contabilidade CESPE. Análise Completa das provas mais recentes e Curso de Questões Comentadas!!!

Olá, nobres guerreiros e guerreiras. Eu sou o professor Julio Cardozo e leciono as disciplinas de Contabilidade Geral, Avançada, de Custos e Perícia Contábil aqui o Estratégia Concursos. Atualmente sou Auditor Fiscal do estado do Espírito Santo, concurso que foi realizado pela banca CESPE, e trabalho diretamente na fiscalização de ICMS. É uma honra poder estar aqui com vocês com um único objetivo: ajudá-lo tornar-se um especialista em provas de Contabilidade realizadas pela banca CEBRASPE (Cespe/Unb). 

 Contabilidade CESPE.

 A banca Cespe é uma das mais respeitadas do país e possui um estilo peculiar de cobrança, principalmente as famosas questões de “Certo ou Errado”, isto é, a banca fornece uma assertiva e compete ao candidato julgar se o item está certo ou errado. Geralmente, ao errar uma questão o candidato recebe uma “punição extra”, pois, além de não ganhar a pontuação prevista naquela questão, pode ter descontos na sua nota.

É aquele famoso lema: “uma errada anula uma certa”. Vale ressaltar que a banca também possui provas de múltipla escolha e nas quais a “punição” pelo erro pode não ocorrer ou ser apenas parcial, como por exemplo “duas erradas anulam uma certa”.

Também é sabido que essa banca usa metodologias na elaboração de questões que realmente selecionam os melhores candidatos; questões que podem apresentar um elevado grau de dificuldade. Mas isso é muito bom, não é mesmo? Se você está aqui é porque está no grupo dos melhores candidatos e é bom saber que a banca examinadora se esforça para fazer uma prova que realmente faça uma boa seleção. Amigos, esse estilo peculiar de cobrança, exige uma estratégia de estudo própria, que passa necessariamente pela resolução de MUITAS QUESTÕES da banca.  E nesse ponto queremos fazer parte da sua preparação, oferecendo o nosso CURSO DE QUESTÕES COMENTADAS CONTABILIDADE CESPE, mas “aguarde aí na poltrona”, pois já falaremos sobre ele, blz?

1      Contabilidade Cespe: Como tem sido a cobrança do CESPE em Provas de Contabilidade?

Pessoal, as provas do Cespe são essencialmente teóricas, mesmo em provas de Contabilidade, o que de maneira alguma torna o nível de dificuldade da prova menor.  A banca tem apresentado assertivas bem pequenas, em algumas situações, mas que são de extrema dificuldade. Temos questões que envolvem cálculos também, mas são em menor quantidade.  Para obtermos um bom resultado, precisamos conhecer bem a literalidade e a aplicabilidade das normas, ESPECIALMENTE DOS CPCs. Não é brincadeira, pessoal. Temos questões de todos os níveis e a preparação deve ser levada muito a sério. Veremos em nossa análise o que mais tem aparecido em provas do Cespe, inclusive alguns assuntos que outras bancas de concursos não têm exigido, portanto, é FUNDAMENTAL que você conheça o estilo de cobrança dessa banca, se você realmente quer brigar por uma vaga. Vamos te ajudar nisso!

Contabilidade CESPE

2     Contabilidade Cespe: Análise do conteúdo exigido em provas

Contabilidade CESPE: Pessoal, fizemos uma análise muito detalhada dos concursos mais recentes realizados pela banca Cespe/Unb (2017, 2016 e 2015) para descobrimos os assuntos que têm sido mais exigidos por ela, e deste modo, sermos mais eficientes em nossa preparação. Analisamos provas de concursos para contador público, Tribunal de Contas da União, Tribunais de contas estaduais e Peritos Criminais, vejam:

 

ANÁLISE CONSOLIDADA QUESTÕES CESPE CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA
ASSUNTO nº de  questões %
Balanço Patrimonial 50 17%
CPC 00 – Estrutura Conceitual Básica 27 9%
CPC 18 – Investimentos  e CPC 15 – Combinação de Negócios e CPC- 36 Consolidação 23 8%
Escrituração Contábil (Livros, Lançamentos, Fatos Contábeis, Balancete) 21 7%
CPC 03 – Demonstração do Fluxo de Caixa- DFC 18 6%
CPC 27 – Ativo Imobilizado 17 6%
CPC 16  –  Custos dos Estoques e Operações com Estoques 12 4%
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE 11 4%
CPC 25 – Provisões, Ativos e Passivos Contingentes 9 3%
CPC-30 – Receitas e Reconhecimento  de Despesas 8 3%
CPC 01 – Redução ao valor recuperável de ativos 9 3%
Equação patrimonial 8 3%
Critérios de Avaliação de Ativos e Passivos 7 2%
CPC 06 – Arrendamento Mercantil 7 2%
Teoria das Contas 6 2%
CPC 05 – Partes relacionadas 6 2%
Dividendos 6 2%
CPCs 36/38/39 – Instrumentos Financeiros 6 2%
CPC 08 – Custos dos Empréstimos 5 2%
CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 5 2%
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL 5 2%
Demonstração do Resultado Abrangente – DRA 4 1%
CPC 04 – Ativo Intangível 4 1%
DLPA 4 1%
CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis 4 1%
CPC 46 – Valor Justo 3 1%
CPC 07 – Subvenção Governamental 2 1%
Regime de Competência x Regime de Caixa 2 1%
CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado-DVA 2 1%
CPC 12 – Ajuste a Valor Presente 2 1%
Folha de Pagamento – CPC 33 2 1%
CPC 35 – Demonstrações Separadas 1 0%
CPC 17 – Contratos de Construção 1 0%
ICPC 10 – Contratos de Concessão 1 0%
Plano de Contas 1 0%
Desconto de Duplicatas 1 0%
TOTAL 300 100%

Baseados nessa análise, gostaríamos de fazer alguns comentários:

Tema mais cobrado: Balanço Patrimonial

Amigos, o tema que mais tem sido cobrado pelo Cespe em suas provas é BALANÇO PATRIMONIAL, mas, professor, o que especificamente a banca tem exigido em suas provas? Pessoal, o balanço patrimonial é a demonstração contábil mais importante e Cespe tem cobrado a sua estrutura e elaboração com detalhes, vejam:

– Definição e Classificação de elementos do Ativo, Passivos e Patrimônio Líquido;

– Diferenciação entre Circulante e Não Circulante;

– Funcionamento das contas do Patrimônio Líquido: Reservas de Lucros (funcionamento de todas), Reservas de Capital, Ações em Tesouraria e Ajuste de Avaliação Patrimonial (o Cespe tá de olho nessa conta!);

Destacamos que a banca está cobrando o assunto “Reserva de Reavaliação”, ainda que tal procedimento esteja proibido no Brasil!!!

– Distribuição de Dividendos;

– Literalidade da lei 6404/76 e CPC 26.

– Notas Explicativas;

– Também tem sido muito comum a apresentação de um balancete de verificação com diversas contas e a questão solicita o valor de elementos com Ativo Circulante, Imobilizado, Passivo Exigível e etc.

Segundo Tema mais cobrado: CPC 00 – Estrutura Conceitual Básica

Contabilidade CESPE.O CPC 00 tem sido muito exigido em provas da banca, e a tendência é que seja mais cobrado, em virtude da revogação da Resolução nº 750/93, que tratava dos Princípios de Contabilidade. A Estrutura Conceitual aborda elementos importantíssimos esse tema e ganhará mais relevância ainda nos próximos concursos. As cobranças realizadas pelo Cespe são, em sua maioria, conhecimento da literalidade da norma, mas, muitas questões mais complexas exigem a aplicação dos conceitos nela apresentados.

Não podemos deixar de conhecer os seguintes tópicos do CPC 00:

– características qualitativas fundamentais;

– características qualitativas de melhoria;

– Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral;

– Manutenção do Capital Físico e Financeiro;

Terceiro tema mais cobrado: CPC 15, CPC 18 e CPC 36.

Pessoal, a banca também tem dado atenção especial aos pronunciamentos contábeis que tratam de investimentos em coligadas, controladas, combinações de negócios e demonstrações consolidadas. São pronunciamentos bem complexos e os seguintes tópicos tem aparecido com mais frequência:

–  Método da Equivalência Patrimonial;

– Demonstrações Consolidadas;

– Reestruturação societária (fusão, cisão, incorporação);

Como dissemos, são assuntos avançados e vale a pena conferir se o seu edital está contemplando esse tema para não perder tempo.

Contabilidade Cespe: Comentários sobre os demais assuntos:

 – Aspectos Iniciais da Contabilidade também tem sido cobrados, como Escrituração Contábil (Livros, Lançamentos, Fatos Contábeis, Balancete) e Equação Fundamental. Geralmente são questões com grau de dificuldade menor, portanto, não podemos nos dar ao luxo de perdê-las

– Equação e estados patrimoniais têm sido contemplados, com uma ênfase na situação de Passivo a descoberto;

– A banca cobra algumas teorias contábeis pouco exigidas por outras bancas, como por exemplo, Teoria dos Fundos, Teoria da Entidade, Teoria Aziendalista e etc. Não tem sido questões com alto grau de dificuldade, mas é peculiaridade do Cespe essa exigência;

 –  Intensa cobrança de Demonstrações Contábeis, como DFC, DRE, DRA, DLPA e DMPL. As questões de Demonstração do Fluxo de Caixa têm exigido conhecimento da literalidade do CPC 03 e não tem apresentado muitos cálculos, o que não significa que não devamos saber a elaboração dessa demonstração com detalhes. É uma característica do CESPE cobrar algumas questões de DMPL também; é um assunto que outras bancas quase não têm explorado. Além disso, destacamos que no assunto Demonstração do Resultado do Exercício, a banca tem explorado as diferenças a lei 6404/76 e o CPC 26 no tocante a esse assunto.

INTENSA COBRANÇA DE CPCs:

 Como tem sido nos concursos de alto nível do Brasil, a exigência dos Pronunciamentos Contábeis cresce a cada dia, o que não é diferente em questões do Cespe. Você não pode deixar de estudar esse tema. Na tabela apresentada acima, listamos os CPCs que a banca tem mais cobrado.

Vale lembrar no geral os editais não listam quais Pronunciamento serão devem ser exigidos, mas temos apresentados nos nossos cursos aqueles que possuem maior probabilidade de exigência em provas. Por fim, destaco que alguns CPCs “desconhecidos” têm aparecido em provas do Cespe, como CPC 05 – Partes Relacionadas, CPC 46 – Valor Justo, ICPC 10 – Contratos de Concessão. Como não amar essa banca, pessoal! Kkk

3     Contabilidade Cespe:Como podemos ajudar?

Contabilidade CESPE:Pessoal,atendendo a diversos pedidos dos nossos alunos, resolvemos lançar um curso de resolução de questões do Cespe em PDF. Obviamente, não será um curso qualquer, queremos fazer uma verdadeiro MANUAL DE CONTABILIDADE PARA O CESPE! Queremos que você chegue “voando baixo” na sua prova e tenha plenas condições de obter um excelente resultado.Fizemos um pente fino nas provas da banca e resolveremos MAIS DE 500 QUESTÕES do Cespe, incluindo questões de 2017, isto é, totalmente atualizado.Além das resoluções, que serão sempre muito bem comentadas para que você não fique com  nenhuma dúvida, passaremos também dicas de como resolver questões da Banca Cespe, QUE SÃO MUITAS MEUS AMIGOS.

Estudar Contabilidade para o CESPE tem suas particularidades e vamos te ajudar nisso! osso objetivo é formarmos “ninjas” que irão passar por cima de qualquer prova de Contabilidade da Banca Cespe. Além disso, apresentaremos sempre nas nossas aulas MAPAS MENTAIS como os principais tópicos da aula. Os mapas mentais são ferramentas incríveis que auxiliam muito na fixação de conteúdos e serão de grande ajuda nas suas revisões. Tenho certeza que vocês irão gostar!

Para atingirmos esse objetivo, o nosso curso terá o seguinte cronograma:

AULA CONTEÚDO DATA
Contabilidade básica
Aula 00 Noções iniciais, Método das partidas dobradas, teoria das contas, balancete de verificação, livros de escrituração, lançamentos contábeis 02.07.17
Aula 01 Balanço patrimonial. Ativo, Passivo e Patrimônio líquido. Critérios de avaliação do ativo e passivo. Escrituração de operações típicas. CPC 16 – Operações com mercadorias. 12.07.17
Aula 02 Demonstrações Contábeis: Demonstração do resultado do exercício, DRA, DLPA, DMPL, DFC e DVA 22.07.17
Aula 03 Pronunciamentos Contábeis – 1 31.07.17
Aula 04 Pronunciamentos Contábeis – 2 09.08.17
Aula 05 Pronunciamentos Contábeis – 3 19.08.17

Pessoal, com esse cronograma você nosso objetivos é que você tem tempo suficiente para fazer uma excelente preparação para o seu concurso.

SE VOCÊ QUISER CONHECER O CURSO DE QUESTÕES COMENTADAS, CLIQUE  AQUI!!

É isso pessoal, tenho certeza que com esse análise você já plenas condições de organizar o seus estudos, ok? Fiquem com Deus! Prof. Julio Cardozo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Caro Prof. Júlio, estou procurando um livro de contabilidade para provas do CESPE, com foco na Polícia Federal. Gostaria de uma indicação sua, pois a acredito que banca deve se basear em alguma doutrina específica, sei lá!, como Clóvis Padoveze, Gilson Chagas etc.
    Luiz Carlos em 18/02/19 às 16:46
  • muito bom.Parabens
    francisco em 29/06/18 às 11:30
  • Olá, Bruno, por enquanto não, mas está nos planos, assim que concluirmos esse projeto Cespe!!
    Júlio Cardozo em 03/07/17 às 16:19
  • Obrigado Julio! Ótimas informações! Por acaso vc teria algum material de contabilidade para FCC? Algo específico pra ajudar com a FCC? Desde já agradeço!
    Bruno em 30/06/17 às 18:38
  • Seja bem-vinda, Lidiane!!
    Júlio Cardozo em 30/06/17 às 16:23
  • Obrigado, Larissa! Já corrigido!
    Júlio Cardozo em 30/06/17 às 16:22
  • Olá, Josiane. O curso será R$ 90,00!! Seja bem-vinda!
    Júlio Cardozo em 30/06/17 às 16:22
  • Olá, Laercio. O edital de Contabilidade Geral do TCE-PE veio sem surpresas, portanto, nosso curso é TOTALMENTE VÁLIDO PARA ESSE CONCURSO! Seja bem-vindo!!
    Júlio Cardozo em 30/06/17 às 16:21
  • Wilma, sempre querida e atenciosa com o nosso trabalho! No fim-de-semana a aula 00 já estará postada, prometo! Um forte abraço!
    Júlio Cardozo em 30/06/17 às 16:20
  • Sim, Luciane, com certeza. Inclusive, darei prioridade para que ele esteja inteiramente postado antes da prova, para que os alunos tenham tempo de estudar e revisar! Seja bem-vinda!
    Júlio Cardozo em 30/06/17 às 16:18
  • Boa tarde Prof. Julio Cardozo, esse curso de questões comentadas abarca o conteúdo para o concurso do TCE/PE?? Ats. Luciane
    luciane em 30/06/17 às 14:33
  • Professor, Quando publicar o curso, por favor, AVISA. Mesmo não tendo esta banca como foco, nunca se sabe as surpresas que os concursos trazem. Aguardando ansiosamente porque vindo deste trio maravilhoso de Contabilidade só pode ser de excelente nível ! Abraço, Wilma
    Wilma Maria Roberto em 30/06/17 às 13:53
  • Qual o grau de compatibilidade desse curso com o edital do TCE-PE?
    Laercio em 30/06/17 às 13:50
  • Aguardando ansiosamente!!!!
    Lidiane em 30/06/17 às 00:04
  • Obrigado, Fabricio! Estamos juntos!
    Júlio Cardozo em 29/06/17 às 22:43
  • Será bem-vindo, Amós!!
    Júlio Cardozo em 29/06/17 às 22:41
  • Obrigado pelas Palavras, Naftali! Queremos fazer o melhor para vocês sempre!
    Júlio Cardozo em 29/06/17 às 22:41
  • Rosária, prepara as malas para Recife! Vamos com tudo e seja bem vinda!
    Júlio Cardozo em 29/06/17 às 22:40
  • professor com certeza vou comprar esse curso mesmo que não faça o concurso
    ROSARIA GOMES em 29/06/17 às 21:11
  • Opa, fico feliz que tenha gostado, Amanda! Seja bem-vinda sempre!!
    Júlio Cardozo em 29/06/17 às 19:04
  • Boa Noite! Primeiramente parabéns pelo belíssimo trabalho. E gostaria de saber o valor desse curso professor Júlio. Abraços
    Josiane em 29/06/17 às 18:58
  • Perfeito. Exatamente o que eu preciso!!! Obrigada, Júlio!!!
    Amanda em 29/06/17 às 18:57
  • Júlio Cardozo, professor, muito obrigado pelo artigo. Ainda mais, com o edital TCE-PE publicado. Vocês são demais.
    Naftali Leite Costa em 29/06/17 às 18:29
  • Artigo muito esclarecedor e completo! Parabéns Professor pela excelente qualidade do material!
    Fabricio Paes em 29/06/17 às 18:26
  • Excelente projeto projeto!! Parabéns!! Aguardo ansioso!!
    Amós Mota Sobrinho em 29/06/17 às 18:23
  • Perfeito! Professor, conserte as datas no cronograma. Está 2016.
    Larissa em 29/06/17 às 17:52
  • Agradeço imensamente a atenção, Brenda. Nosso vontade é sempre ajudar no que for possível" Bons estudos!
    Júlio Cardozo em 29/06/17 às 16:56
  • Ótimo conteúdo, professor! Parabéns pelos artigos, sempre muito úteis e informativos!
    Brenda em 29/06/17 às 16:55