Concursos Públicos – Como iniciar os seus estudos?
Área Fiscal

Concursos Públicos – Como iniciar os seus estudos?

Nem sempre é fácil para o concurseiro iniciante dar o primeiro passo na sua jornada de estudo. Como iniciar os estudos de forma eficiente e sem perder tempo ou recursos? Saiba que sempre tem como otimizar e fazer melhor. Selecionei algumas dicas para quem quer iniciar os estudos para concursos públicos do zero ou para quem quer recomeçar a frequência de estudos após a reprovação. Veja a seguir!

Saiba qual o seu perfil como concurseiro

O primeiro passo a saber quem você é enquanto concurseiro e aprendiz. Cada pessoa tem uma forma única de estudar e aprender as coisas e não existe fórmula mágica global para aprender mais. Existe as melhores maneiras de aprender e memorizar conforme as suas características pessoais.

Eis algumas perguntas norteadoras: quanto tempo disponível por dia você tem? O que você precisa aprender? Quais os recursos que possui? Que tipo de metodologias têm mais a ver com o seu perfil? Qual a área pública que tem mais a ver com você? Qual o melhor momento para ingressar em uma jornada de estudo? Quais as suas maiores dificuldades em estudar? Quais os pontos fortes na hora de estudar? Crie um perfil refletindo sobre os seus aspectos.

Escolha uma metodologia de estudo e suas ferramentas

Uma vez conhecendo o seu perfil de concurseiro, ficará mais fácil o segundo passo: escolher uma metodologia de estudo. Estuda mais e melhor quem opta por estudar de forma segmentada e estruturada. A concorrência é grande e a quantidade de matérias é bem longa. Há muitas metodologias de estudo – Quadro de Horários, Ciclo de Estudo, entre outras. Sempre falamos sobre elas aqui no Blog do Estratégia Concursos. A seguir, apresento duas destas metodologias:

Além de escolher um método de estudo, selecione as suas ferramentas: técnicas de revisão e de resumo, simulados, exercícios, mapas mentais, flashcards, etc. No Manual do Concurseiro Inteligente, que é um e-book gratuito que criei e que tem foco essencialmente em concurseiros iniciantes, apresento algumas destas ferramentas fundamentais para os seus estudos. Veja nesta matéria como solicitá-lo!

Pesquise tudo sobre o concurso público que deseja prestar

Agora que você sabe como estudar e quais as suas características de aprendizagem, é hora de pesquisar tudo sobre o concurso público que decidiu prestar. Conheça a área, as funções profissionais exigidas, datas para a liberação do edital (se já houver), qual o período de inscrições, como foram as versões passadas deste concurso público, pesquisa de editais antigos, quais as disciplinas exigidas, qual a banca organizadora e como age esta banca, qual o salário e informações gerais, outros concursos públicos similares que poderá prestar, etc. Mesmo que ainda não tenha uma previsão de lançamento do edital, prepare-se desde já!

Organize-se!

Com todas as informações que coletou, é hora de se organizar. Organize um cronograma de estudo a partir da metodologia escolhida e do concurso público que deseja prestar. Crie uma rotina saudável, com horários flexíveis, mas estude todos os dias. Comece antes ou depois do edital. Veja abaixo como estudar após o edital, quando o tempo é mais escasso:

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Posts Relacionados

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados