Notícia

Concursos Policiais Amazonas: deputado defende editais

Em sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas realizada na última terça-feira, 08 de junho de 2021, o deputado Álvaro Campelo mostrou dados para comprovar o déficit de profissionais nas instituições policiais do estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) e defendeu que novos concursos sejam realizados.

“Para se ter uma ideia, grande parte do efetivo do Corpo de Bombeiros está atuando no combate à Covid, na parte administrativa, e muitos estão indo para a reserva ou afastados para tratamento de saúde. Portanto, combatentes para debelarem um incêndio ou atuarem em alguma catástrofe estão em número muito reduzido. Diante disso, na manhã de hoje, apelo para que o Governo do Estado tome as providências, no sentido da realização de um concurso público para corrigir o déficit do efetivo das forças da segurança pública no Amazonas”, pontuou Campelo.

Segundo o parlamentar, a PM conta com 9.031 policiais, ainda que a lei preveja o número ideal de 15.000 membros. A Polícia Civil, por sua vez, possui 2.151 integrantes, quando o correto seriam 3.354. O Corpo de Bombeiros possui, atualmente, 1.096 bombeiros, mas necessitaria de 4.483.

Atual situação dos concursos Policiais do Amazonas

PM AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, voltou a afirmar que pretende realizar o concurso PM AM ainda em 2021. A comissão, inclusive, já está formada, e o novo certame deverá ofertar 681 vagas. A distribuição de oportunidades será para os postos de Oficial Combatente, Oficial de Saúde, Cabo Especialista e Soldado Combatente.

PC AM

O Ministério Público do Amazonas (MP AM) recomendou a realização de um novo concurso PC AM, no prazo máximo de até um ano.

O pedido foi feito à Secretaria de Segurança Pública e à Delegacia-Geral de Polícia Civil do Amazonas e tem intenção de garantir a contratação de delegados, investigadores e escrivães para 25 municípios no estado, que se encontram com número insuficiente de policiais.

Recentemente, o governador reafirmou a intenção de publicar o novo edital ainda em 2021. A informação foi divulgada durante solenidade para entrega de novos equipamentos para as forças de segurança pública do estado.

Bombeiro AM

Também segue previsto par 2021 o concurso Bombeiros AM.

Também estamos com um estudo para repor os funcionários da Polícia Civil e também para os Bombeiros. Porém, estamos aguardando para ver como a questão da pandemia vai se comportar, além da economia.“, relatou Lima. 

Para mais informações sobre os editais dos concursos Policiais do Amazonas, acesse os link abaixo:

Concurso Polícia Militar | Polícia Civil | Corpo de Bombeiros

Quer estudar para os concursos Policiais Amazonas?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!

concursos policiais amazonas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.