Concurso PC AM: decreto oficializa distribuição das 424 vagas
Coordenação

Concurso PC AM: decreto oficializa distribuição das 424 vagas

A Polícia Civil do Amazonas oficializou, por meio de decreto, a autorização para que seja realizado um concurso PC AM. A oferta será de 424 vagas para oportunidade aos cargos de Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Criminal, Perito Legista, Perito Odontolegista, Auxiliar Perito e Padioleiro.

Acompanhe abaixo informações completas e se prepare para o concurso PC AM conhecendo as principais etapas do concurso. Neste artigo, abordaremos os seguintes temas:

Situação atual do concurso PC AM

Foi republicado, no Diário Oficial do Amazonas, em setembro de 2018, um decreto assinado pelo governo do estado confirmando a quantidade de vagas que serão ofertadas nos concursos direcionados à segurança pública do Amazonas. De acordo com o documento, serão abertas 424 vagas para o concurso da Polícia Civil do estado.

No mês de abril, uma informação parecida já havia sido divulgada, inclusive com o mesmo número de vagas para a Policia Civil da versão mais recente do decreto.

Lembrando que todos os concursos da área de Segurança Pública já possuem a comissão geral de acompanhamento. Além da Polícia Civil, estão inclusas a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Administração Penitenciária.

Com a publicação do decreto que criou a comissão, espera-se agora que seja escolhida a banca organizadora do concurso PC AM e que, posteriormente, o edital seja publicado.

Distribuição das vagas do concurso PC AM

As 424 vagas em aberto foram distribuídas nos seguintes cargos

  • Delegado – 62 vagas
  • Investigador – 200
  • Escrivão – 98
  • Perito Criminal – 27
  • Perito Legista – 8
  • Perito Odontolegista -3
  • Auxiliar Perito – 16
  • Padioleiro – 10

Concurso PC AM: Reajuste salarial

O Governo do Estado do Amazonas aprovou o projeto de Lei que proporcionou um reajuste salarial de 11%. A decisão entrou em vigor em abril de 2018, relativo aos cargos de escrivães e investigadores da PC AM. A proposta, segundo o governo, é de valorizar o trabalho dos policiais em vista dos problemas enfrentados pela segurança pública. Além disso, houve uma reestruturação de atividade-meio da instituição.

Esse reajuste remuneratório está previsto para aumentar gradualmente até 2021, com intuito de repor as datas-bases não cumpridas entre os anos de 2015 e 2017, em 23%, por governos passados e a instituição de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Reajustes de gratificações

Além do reajuste salarial, as Gratificações também foram reajustas. A Gratificação de Incentivo à Qualificação, a GRAIQ, é dada a todos os servidores com escolaridades acima da mínima exigida pelo cargo. Os percentuais são:

  • I – nível médio: 10%
  • II – nível superior: 20%
  • III – especialização: 25%
  • IV – mestrado: 30%
  • V – doutorado: 35%

A Gratificação de Exercício Policial (GEP) são valores a serem incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e de pensão, desde que a obtenção de certificado correspondente tenha sido obtida durante o período em que o servidor estiver em atividade, até a data da concessão da aposentadoria ou da pensão.

Requisitos dos cargos do concurso PC AM

Há oportunidades para nível superior, médio e fundamental no novo concurso PC AM. Veja abaixo os requisitos solicitados aos cargos ofertados:

Delegado: além de Bacharelado em Direito, o cargo exige experiência de 3 anos na área jurídica ou policial e CNH na categoria “B”

Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia4ª Classe: nível superior em qualquer área de conhecimento e CNH na categoria “B”

Perito Criminal4ª Classe: nível superior com inscrição no respectivo Conselho Profissional e 2 anos de experiência na área de formação. As áreas de graduação requisitadas são:

  • Engenharia Florestal e Cursos de Tecnologia na área Florestal
  • Computação, Informática e Processamento de Dados
  • Química, Farmácia e Bioquímica
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Biológicas e Biomedicina
  • Engenharia Mecânica, Naval e Mecatrônica e Cursos de Tecnologia Mecânica e Mecatrônica

Perito Legista4ª Classe: nível superior em Medicina, com inscrição no Conselho Regional, além de 2 anos de experiência na área de formação

Perito Odontolegista4ª Classe: nível superior em Odontologia, com inscrição no Conselho Regional e 2 anos de experiência na área de formação

Auxiliar de Perito: nível médio

Padioleiro: nível fundamental, no entanto, para exercer a função é necessário força física, tendo em vista as atividades de transporte e coleta de cadáveres. Portanto, para o novo concurso Polícia Civil AM, há a possibilidade de acrescentar algum tipo de experiência relacionado à atividade física

Último concurso PC AM

O último concurso PC AM foi realizado em 2009 e organizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Na ocasião, foram ofertadas 1.010 vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva. Veja abaixo relação de cargos e vagas:

  • Delegado de Polícia: 100 vagas
  • Investigador de Polícia: 500 vagas
  • Escrivão de Polícia: 290 vagas
  • Perito Criminal (6 áreas): 80 vagas
  • Perito Legista: 35 vagas
  • Perito Odontolegista: 05 vagas

Etapas do concurso PC AM

O concurso PC AM foi formado por duas etapas, composto por fases. Todas foram realizadas na cidade Manaus/AM:

1ª etapa:

  • a) Prova Objetiva
  • b) Prova Discursiva
  • c) Exame Médico
  • d) Prova de Capacidade Física
  • e) Avaliação Psicológica
  • f) Prática de Digitação (Apenas para escrivão)
  • g) Avaliação de Títulos

2ª etapa:

  • Curso de Formação Profissional

Provas do concurso PC AM

Prova objetiva e discursiva

A avaliação inicial dos candidatos no último concurso PC AM foi feita a partir de uma prova Objetiva e Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação foi dividida em turnos da manhã e tarde, conforme o cargo escolhido, com duração de 4 horas e 30 minutos.

A prova objetiva foi composta por 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 para Conhecimentos Básicos e 45 para Conhecimentos Específicos.

A prova discursiva contou com duas questões, com tema da área de Direito Penal para todos os cargos e Direito Penal e Processo Penal, para o cargo de Delegado de Polícia. Cada questão valeu 5 pontos.

Prova de capacidade física

A prova de capacidade física consistiu nos seguintes testes:

  • Flexão de Braço
  • Flexão Abdominal
  • Corrida de Doze Minutos

Avaliação de títulos

A avaliação de títulos valeu, no máximo, 20 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados pudessem superar esse valor.

Concurso PC AM: Quadro da Avaliação de Títulos com sua respectiva pontuação.
Concurso PC AM: Quadro da Avaliação de Títulos com sua respectiva pontuação.

Concurso PC AM: Curso de Formação

O Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório, do concurso PC AM foi realizado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amazonas – IESP, em Manaus/AM, em regime de semi-internato, onde exigiu-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória.

Concorrência do concurso PC AM

Foram registrados, no total, 10.781 inscritos no concurso PC AM. Abaixo você visualiza a tabela detalhada com inscritos, cargos, vagas e demanda média:

CARGOINSCRITOSVAGASDEMANDA
Escrivão3.22729011
Investigador5.62850011
Perito 196519
Perito 2 2351516
Perito 3 5513018
Perito 4144529
Perito 52841519
Perito 61311013
Legista176355
Odontolegista309562

Quase um mês após a publicação do edital, a prova para o cargo de Delegado foi suspensa e alguns dias depois, as inscrições foram reabertas. Foram no total, 4.247 inscritos para o cargo, uma demanda de, aproximadamente, 42 candidatos por vaga.

Nota final do concurso PC AM

Após várias retificações, a nota final dos candidatos classificados em primeiro lugar ficaram da seguinte forma:

CARGODISCURSIVACON. BÁSICOSCON. ESPECÍFICOSTÍTULOSTOTAL
Escrivão829391591
Investigador1033431096
Delegado334171091
Perito 1312401570
Perito 2 382461583
Perito 3 323331583
Perito 4262991074
Perito 5264171589
Perito 634296069
Legista3231101083
Odontolegista3840820106


Quer estudar para o concurso da Polícia Civil AM?

Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar para este concurso? Confira abaixo nosso curso exclusivo e inicie seus estudos agora:

CURSO PC AM

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Ficha técnica do concurso PC AM

♦ Informações do último concurso PC AM

Ano: 2009
Vagas: 1.010
Banca: Cetam
Edital: Edital PC AM 2009

♦ Informações do próximo concurso PC AM

Data prevista: 2019
Vagas: 424
Lotações: Amazonas
Banca: a definir
Escolaridade: Nível superior

Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Como montar seu plano de estudos?

Ficou interessado no certame? Assista ao vídeo que nossos Professores do time Estratégia Concursos e comece já sua preparação.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x