Notícia

Concursos federais 2025: reajustes serão pagos em maio!

Com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 sancionada recentemente, os reajustes salariais dos servidores federais, estabelecidos nas mesas de negociações com cada carreira, serão pagos no dia 2 de maio.

Os valores são referentes ao pagamento da remuneração de abril e dos reajustes remuneratórios retroativos, e ocorrerão em duas etapas, sendo:

  • Janeiro de 2025 (pago retroativamente);
  • Abril de 2026.

Vale lembrar que o governo, em acordo com o Congresso Nacional, enviou um Projeto de Lei para substituir a Medida Provisória n° 1286/2024, mas a mesma segue permanece vigente até 2 de junho.


Concursos Federais 2025

Conforme o Orçamento aprovado e sancionado, a previsão é de 57.814 provimentos (nomeações e realização de novos concursos), distribuídos da seguinte forma:

  • Poder Judiciário: 3.524 provimentos e 1.149 criações;
  • Poder Legislativo: 416 provimentos;
  • Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 232 provimentos e 42 criações;
  • Defensoria Pública da União: 43 provimentos e 91 criações; e
  • Poder Executivo: 53.599 provimentos e 4.670 criações.

CNU 2024 (1ª edição)

As convocações dos aprovados na primeira edição do Concurso Nacional Unificado devem começar no início de maio.

O MGI publicará uma portaria única de autorização de provimento para cerca de 4.355 cargos que não passaram pelo curso de formação. A partir daí, cada órgão será responsável por publicar seus próprios atos de nomeação.

CNU 2025 (2ª edição)

Seguem sendo divulgadas novas informações sobre a próxima edição do ENEM dos Concursos. Neste mês de abril deve ser lançado o Termo de Referência de Chamamento Público (TR) para definição da banca organizadora.

Neste documento, serão informados o número de vagas (inicialmente previsto em cerca de 3,5 mil) e outras mudanças. A previsão é que as provas sejam realizadas no segundo semestre, entre setembro e outubro.

Receita Federal: servidores pedem reajuste salarial

Nesta terça-feira (15) servidores da Receita Federal do Brasil vão se reunir em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília, em um ato para reivindicar reajuste salarial, além de outras pautas.

Os Auditores Fiscais da RFB já estão em greve há cerca de quatro meses, buscando uma mesa de negociação com o Governo Federal, como foi feito com outras carreiras ao longo de 2024.

O evento é organizado pelo Sindifisco Nacional e reunirá 450 Auditores de todas as regiões do país para cobrar do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, respostas urgentes em relação às demandas apresentadas.

Veja todos os concursos federais previstos para o ano de 2025 | CNU


Assinatura e cursos para Concursos Federais:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.