Notícia

Concursos 2019: Guedes diz que suspenderá concursos; “há muitos servidores”

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, soltou uma declaração polêmica nesta terça-feira, 4 de junho. Durante audiência na Câmara dos Deputados, em razão das discussões sobre a Reforma da Previdência, o gestor disse que suspenderá a realização de concursos públicos por conta do excesso de servidores. De acordo com ele, os governos que antecederam o Governo Bolsonaro, autorizaram concursos e concederam reajustes salariais “ferozmente”.

Devo me preocupar com a suspensão dos concursos? O que devo fazer agora? Fique nesse artigo e veja uma reflexão realista, objetiva e concreta sobre a declaração do ministro Paulo Guedes.

Durante o seu discurso no Congresso Nacional, ele disse que, por conta do inchaço na máquina pública, o governo optará por não realizar concursos públicos nos próximos anos. Mas, esta não é a primeira vez que o ministro dá uma declaração como essa. Ainda no início do ano, Guedes chegou a falar que não iria autorizar concurso no ano de 2019.

“Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas”, disse.

Guedes afirmou que o governo investirá na digitalização de processos e na redução da burocracia para tornar os serviços públicos mais eficientes. Ainda no início do ano, o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, responsável pela autorização de certames do Executivo Federal, também afirmou que “não haveria novos concursos públicos em 2019”.

Uma das prioridades do governo, de acordo com as declarações dadas pelos gestores, é continuar reduzindo os custos na Esplanada dos Ministérios e nos órgãos públicos do Executivo Federal. Ainda no início do ano, o Ministério da Economia já havia informado a intenção de reduzir cerca de 21 mil cargos, comissões e funções gratificadas em todos os ministérios. E o fez, publicando um decreto extinguindo cargos nesta numeração.

Antes da minha reflexão sobre essa declaração, se você ainda acredita que não vai ter concurso em 2019, confira no link a seguir as oportunidades previstas para 2019. Há 26 editais previstos para serem publicados só no mês de junho.

MAIS INFORMAÇÕES – Concursos 2019

Devo me preocupar com a declaração do ministro Paulo Guedes?

Todo mundo sabe que uma preparação a longo prazo é o ideal para quem deseja entrar para a vida pública. Passar em concurso público não é fácil e tão simples. É como fazer faculdade! Para ser aprovado, você precisa de esforço, dedicação, tempo, empenho e disciplina. É claro que há casos em que o candidato passou em um concurso com pouco tempo de dedicação. Mas, garanto, essa não é uma regra.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que estudar para concurso público exige tempo, muito tempo. Dependendo da área que você vai prestar, são muitas disciplinas e a maior parte delas requer uma carga de estudo muito elevada. Os conteúdos costumam ser muito densos. Por esse motivo, a primeira coisa que você deveria fazer é aproveitar a oportunidade porque isso pode significar muito mais tempo de preparo.

Os concursos podem até levar um acontecer, mas não que eles deixarão de existir. Embora alguns serviços públicos o governo consiga digitalizar, a mão de obra humana é extremamente necessária. Veja o caso do INSS: o governo já falou em digitalizar os serviços, alguns processos já foram até implementados, mas o que vemos no noticiário são atrasos em processos que estão há meses e anos aguardando análise.

Outra coisa é que esta não é uma declaração exclusiva do governo Bolsonaro. Vamos ser isentos, sem entrar na discussão sobre política partidária, até porque o assunto aqui é outro. Nos governos Dilma e Lula, foram registradas declarações semelhantes. Na época, o então Ministério do Planejamento havia anunciado a suspensão de concursos públicos. E o que a gente viu foram vários editais sendo publicados naqueles anos.

É claro que o anúncio da suspensão de concursos acaba sendo um choque e assusta quem está se preparando há muito tempo e aguarda a publicação de um edital abrindo oportunidades. Em 2015, por exemplo, no início do segundo mandato da Dilma, o Planejamento havia anunciado a suspensão de vários concursos, o que afetaria mais de 40 mil vagas. Veja abaixo um print da notícia que foi repercutida na época.

A realidade foi bem diferente… em 2017 foram mais de 140 concursos… em 2018 foram mais de 100 editais.. e só no primeiro semestre de 2019 já são mais de 100 concursos…

Mas, mesmo que a polêmica declaração do ministro Paulo Guedes se concretize, e que os concursos sejam suspensos de forma temporária, em algum momento eles devem ser retomados. Até porque, como eu falei anteriormente, os órgãos necessitam de servidores públicos. Esse tempo sem concurso só deve aumentar o número de vacâncias nos órgãos. E, todo mundo sabe que, para novas contratações e nomeações, os órgãos precisarão realizar novos concursos para recompor seus quadros.

Ainda assim, a declaração do ministro se limita apenas ao Executivo Federal. Você que sonha com a carreira pública, saiba que há muitos outros concursos previstos para todo o país, nas mais diversas áreas. Você pode aproveitar que há vários concursos de órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de órgãos das esperas estaduais, municipais e distritais que estão acontecendo em todo o país, para pode treinar a sua preparação para concursos públicos.

Veja só… Falaram que 2019 seria um ano sem concursos públicos, mas só nesse primeiro semestre há mais de 82 editais publicados na praça. Ao todo, são quase 15 mil oportunidades previstas para cargos de Nível Médio e Superior. Até o final do ano, 26 órgãos que estão com banca definida, 43 com comissão formada e 58 autorizados podem publicar edital. Se entristece com uma declaração dessas quem já está pensando no fracasso.

Encare esta declaração como uma oportunidade para reforçar a sua preparação, se tornar um concurseiro de alto nível e estar preparado para qualquer prova, qualquer banca e qualquer concurso público seja qual for a instituição pública, sem ter medo da FCC, Cespe, FGV, nem de Direito Constitucional, Administrativo, Raciocínio Lógico e da tão temida lei do capeta, a Lei 8.666…

O que devo fazer agora?

Vá estudar!! E me siga no Instagram… rsrsr @jornalistadeconcursos

MAIS INFORMAÇÕES – Concursos Abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • O governo está só fazendo chantagem para aprovar a reforma administrativa, enquanto o serviço público agoniza”, Ele contou que o deficit de servidores já é grande e só tende a se aprofundar com o adiamento dos concursos públicos. “Um servidor já faz o trabalho de três, sobretudo em órgãos de atendimento à população, como o INSS e os postos de saúde”,
    renata em 18/02/20 às 16:44
  • Não é a primeira vez que um ministro anuncia que não haverá mais concursos. Mas tb é a primeira vez que não há dinheiro nem para aposentados. Não haverá mais concursos, isso é lógico. O que parece que falta para vcs.
    Guilherme em 11/06/19 às 17:12
  • É muita mesquinharia a pessoa defender o partido mais ladrão da história do país só por causa de concurso público. Se for para evitar que pessoas assim cheguem ao serviço público, tem mais é que privatizar tudo mesmo.
    Raylson em 07/06/19 às 13:09
  • É o problema desta pólemica dos concursos públicos dizerem que nâo irá de realizar é. que ás pessoas que tem um poucu de idade avançada vai perdendo tempo. fora a atividade física o temido (TAF), mas nâo vamos desarnima que deseja seu objetivo nâo desiste nunca um abraço.
    Admilson Soares em 07/06/19 às 07:47
  • Pessoal parem de estudar vão para outro país e deixem as vagas para quem quer se preparar com a equipe do estratégia. O choro e livre.
    Robson Barroso em 06/06/19 às 23:25
  • Gente, que chacota viu! KKKKKK, vocês realmente querem tornar isso uma campanha de marketing?
    Wallace em 06/06/19 às 10:49
  • A diferença é de que o partido anterior, pt, não era adepto do estado mínimo e foi eleito com a bandeira de concursos, ao contrário do governo atual. Só não enxerga quem quer ser cego ou enganado. Duvido muito da prognose otimista , mas torço pra que se realize.
    LEONARDO ALBUQUERQUE LEITAO em 06/06/19 às 09:08
  • Vai continuar exatamente como está.
    Eduardo Socas da Silva em 06/06/19 às 08:45
  • Eu não sei se é desonestidade intelectual ou fase de negação. Na boa, abre o jogo pra galera logo. E outra, quem estuda mesmo não vai parar de estudar para 'você' ficar com a vaga dele, então parem de falar 'melhor pra mim que terei mais tempo...' A diferença é que quem estava focado nos concursos federais e não está empregado irá migrar pros estaduais. Vai ficar mais fácil? Não vai mesmo. Agora nem tenham a ilusão de que o candidato preparado irá parar de estudar, não vai, só mudará o foco.
    Lígia em 05/06/19 às 21:06
  • Estudo pra concurso e quer saber de uma coisa? Apoio a decisão do ministro, no DF 90% do orçamento é só pra pagar folha de servidor, foda¨&% a educação, foda¨&% a saúde, foda¨&% as reformas nos asfaltos, o importante é pagar a folha dos servidores e fazer novos concursos e o resto da população que morra na fila dos hospitais. Enquanto não tiver concurso vou continuar trabalhando na área da estética onde ganho um dinheiro bom e sei que é o melhor pro meu país, povo egoista!
    Juliana em 05/06/19 às 19:53
  • Quem tá de chororô aí é porque sabe que vai ficar mais concorrido, mais difícil pra passar. Arregaça as mangas e estuda, vagabundo. Já foi o tempo que concursado tinha vida mansa. Concursado tem é uma vida digna, algo que todo trabalhador brasileiro deveria ter. E poderia ter se a economia estivesse bem. O serviço público já implantou critérios de apuração mensal da produtividade individual cada vez mais apertados pra muitas categorias. Não tem vida mole não.
    Susana em 05/06/19 às 19:42
  • Tem que suspender os concursos mesmo e analisar onde realmente precisa. Concurseiro de verdade tá pronto pra passar em qualquer concurso. Eu larguei o emprego em queimei minhas economias durante um ano e meio e fui classificada pra 2 concursos de fiscal, Banco do Central, e fique no “quase” da PF e INSS. Tem que ser pragmático.
    Susana em 05/06/19 às 19:35
  • A Farra acabou! Governos destruíram o país por 30 anos, mais de 100 bilhões por ano de déficit, dívida enorme, finalmente um governo pensando no país! Como concurseiro fico feliz: chega de irresponsabilidades. Quando abrir, país estará próspero pra abrir, inclusive, mais vagas. Só tem funcionário público em economia que cresce. Pra cada servidor público, tem vários privados pagando. Simples assim.
    Alexandre em 05/06/19 às 18:49
  • Chora mais pessoal , continuem desistindo , sigam achando que tudo ficou impossível , pois sobrarão mais vagas para quem estuda .
    Concurseiro de Direita em 05/06/19 às 18:42
  • É óbvio que precisamos enxugar a maquina publica, e é óbvio que a galérinha que está acostumada com assistência social, ações de agrado popular desenfreada e irresponsável vai discordar. É difícil entender que estamos sendo penalizados por ações dos governos anteriores? São as consequências! A casa precisa ser organizada, medidas drásticas e impopulares precisam ser tomadas. Mas os Lulistas de plantão não têm capacidade cognitiva de entender que tudo isso é reflexo de um mal governo. Os "economistas" adeptos de gestões como a de Maduro, se acham os sabichões. Os dirigentes do concurso que deveriam se sentir penalizados, estão sóbrios, conscientes das necessidades institucionais, ninguém está arrependido de ser inteligente por aqui. Estou chateado com a notícia, mas sou inteligente o suficiente para direcionar o meu desagrado aos verdadeiros culpados. Se as eleições fossem hoje, votaria 17 de novo!
    Eric em 05/06/19 às 17:46
  • Concordo com o que o colega Pedro disse acima, inclusive quando participei de uma pesquisa que o Estratégia fez comigo por telefone eu mencionei essa questão. O Estratégia Concursos é uma empresa e independentemente de onde vem o dinheiro (se do aluno petista, bolsominion, facista, comunista, verde, LGBT, intersexual, etc...) não importa, penso que a empresa e seus representantes têm que se manter à parte dessas paixões momentâneas da política, agora se querem fazer política então que se candidatem às próximas eleições. Ah, e que se lembrem de um dos princípios do direito tributário do "non olet"...rsrsrs
    Rosana em 05/06/19 às 17:33
  • Aqueles que dizem que só estuda a longo prazo quem é desempregado/pediu demissão, dá para trabalhar 40h por semana e tirar 30h líquidas semanais de estudo com disciplina e foco. Vai ter que abrir mão de MUITA coisa, mas não é impossível. Todos fazemos escolhas, mas a maioria quer a aprovação sem sacrifícios e isso não acontece.
    Bruna em 05/06/19 às 15:44
  • Cadê as arminhas? Cadê o fantoche do Lula preso com promoção para vender cursinho. Kkkkkk. Concurseiro seguirá estudando, até por quê tem muito material disponível de graça, o problema será dinheiro para comprar cursinho.
    JEOZADAQUE MORALES DA FEIRA em 05/06/19 às 15:18
  • A questão é que os concursos que estão saindo ou são estaduais ou municipais. Vamos ser honestos com as pessoas. Quem espera um concurso FEDERAL vai sim passar pelo menos mais dois anos com a bunda na cadeira, tendo que lidar com a falta de ânimo que vai bater a porta uma hora ou outra. Preparação de longo prazo é uma coisa. Estar estudando há 3 ou 4 anos e sem perspectiva no horizonte é bem diferente. P quem começou agora, ok. Para quem já está na labuta a mais tempo, a coisa vai apertar.
    Otavio em 05/06/19 às 14:51
  • Faz arminha com a mão que resolve e em 2022 aperta 17 e confirma de novo.
    Flávio em 05/06/19 às 14:16
  • O Estratégia nunca fez questão de esconder suas preferências políticas. Chegaram a lançar uma promoção comemorativa quando o Lula foi preso, exibindo um banner imenso em sua página inicial. Algo de péssimo gosto! E sou seguro em dizer PÉSSIMO GOSTO, independentemente das preferências políticas do freguês, desde que ele seja humano. Ainda que não vá com a fuça do Lula! É exatamente o meu caso. Enfim. Fato é que, bolsonaristas assumidos, encamparam a candidatura dessa figura PATÉTICA que está no poder e de seus asseclas, dentre os quais esse Guedes. Partidários da utopia do tal "Estado Mínimo", que foi abandonado pelo mundo civilizado lá em 1929. Uma empresa que vive de concursos públicos, que depende do Estado, marchou com Bolsonaro esperando O QUE!? O QUE!? Difícil de entender. Agora, fazem esse contorcionismo com números/dados/palavras vazias, pra convencer seus consumidores que as coisas não estão assim tão ruins, "acreditem nos seus sonhos", blá blá blá, "continuem comprando nossos cursos pelo amor de Deus", blá blá. Ridículo. É hora de assumir os erros, e parar de dar aval ao que está sendo feito. Aliás, parar de dar aval ao que está sendo DESFEITO! Por que esse governo só tem feito desconstruir.
    Pedro em 05/06/19 às 14:14
  • EH MELHOR JAIIIIIIIIRRRRR SE ACOSTUMANNNNNNNDOOOOO!!! Não era o que vcs queriam antes das eleições???? Então: TOOOOOOMEEEEEEE!!!!
    Bolsominions arrependidos!!! em 05/06/19 às 14:09
  • Diante dessa notícia tem como dar 17% de desconto nesse curso: Temas de Discursivas/Estudos de Caso - Contabilidade Geral - 2018?
    BRUNO CARNEIRO em 05/06/19 às 14:06
  • Equipe estratégia vcs estão sendo muito desonestos com o público. Vocês patrocinaram esse desgoverno, e agora vem passar pano. PQP
    Estudador em 05/06/19 às 14:06
  • E o ministro do meio ambiente afirmou querer contratar empresa privada para monitorar a Amazônia. O que vocês acham que esse governo pensa a respeito do funcionalismo público? Acordem!
    Marcos em 05/06/19 às 12:27
  • João. 1° "E independente de governo, não isentando nenhum, pergunto: Pq somos nós, assalariados, que temos que arcar com as consequências? Ou vc estar satisfeito com sua família pedindo coisas e vc não tendo?" 2° "Ter outra perspectiva sobre qualquer assunto faz bem para a saúde mental." Acho que você não entendeu o que eu disse. 1° Devemos sim arcar com nossas escolhas em tudo na vida, quando deixamos de trabalhar para estudar temos que estar preparados que ele pode vir ou não vir o concurso (afinal de contas as coisas mudam). Arcamos com as consequências de deixar o emprego, mas não deveríamos pelo que os "políticos" fazem. Em momento algum disse que somos os culpados e devemos ficar de cabeça baixa para o que fazem, mas quando escolhemos fazer ou não algo ai entra a consequência de nossas escolhas. 2° Leia novamente o que disse e perceba que me referi à generalização e não a ideia, concordo no mérito, mas você deixou tão genérico que todos que não coadunam com o que você disse se enquadram no "errado". Você foi ofensivo na parte da saúde mental alegando não aceitar a opinião doutrem, mas não percebeu que eu entendi e concordei com a ideia central só ressalvando a sua generalização. (aplique o que diz ao outro) Todo trabalho é digno e quando supre nossas necessidades e de nossos familiares se torna ainda mais, mas sempre devemos buscar o melhor e nossas escolhas geram louros e consequências, por isso planos sempre devem ser pensados inúmeras vezes pois nem sempre tudo dá certo na vida. Vamos (todos) estudar e procurar melhorar-nos na vida.
    Ed em 05/06/19 às 12:21
  • A unica que acredito é em mim mesmo,Deus tem mais o que fazer mundo afora,chega de paternalismo,e mais ainda de politicos imbecis e muitos outros imbecis que os apoiam e se matam por partidos e ideologias,a familia é o que há de mais importante e o trabalho é necessário para que um país cresça,pesquisem nas grandes economias o número de servidores e seus salários e depois reflitam se realmente são os servidores públicos que afundam o país,vagabundos e péssimos profissionais existem em todas as profissões,as pessoas que estudam e batalham por um concurso querem trabalhar e cuidar de suas familias em paz e atender bem a população,qualquer um que pense diferente nem merece um cargo,chega de vampiros no brasil,na iniciativa pública ou privada está cheio de vermes que corroem o país.
    emerson lima em 05/06/19 às 12:08
  • Realmente o Governo Federal possui muitos servidores, no entanto, devemos especificar melhor quem são tais servidores a que tipo de categoria são não é dito na matéria, quem trabalha sabe muito bem que se trata de servidores COMISSIONADOS. Quem é servidor público federal sabe a realidade do quantitativo de pessoal existente, quanto aqueles que são da iniciativa privada e falam que funcionário público só dá despesa não conhecem a responsabilidade da qual assumimos. Já trabalhei também no governo do Estado(maior cabine de emprego que existe) a cada 10 servidores, 2 é servidor efetivo o que acho mais engraçado é que a politicagem a cada dia que passa está vencendo com seus argumentos botando culpa nos servidores, terceirizando mais e mais a Administração Pública e isso também está atingindo o setor privado que a cada dia que passa ganhará menos ainda sendo apenas servo dos empresários/políticos.
    DIEGO GOMES em 05/06/19 às 11:58
  • Senhor Ed (comentário 05/06 10:09) quem investiu em concursos, e deixou de trabalhar realmente corre um risco, mas fez isso porque tinha uma projeção de quando sairia o certame desejado. Com a possibilidade de não mais sair, vai fazer o que? E independente de governo, não isentando nenhum, pergunto: Pq somos nós, assalariados, que temos que arcar com as consequências? Ou vc estar satisfeito com sua família pedindo coisas e vc não tendo? Como, neste país um pós-graduado, fluente em 2 línguas, com capacidade para fazer mais, ter somente como oportunidade um digno trabalho de vendedor de sapatos? Ter outra perspectiva sobre qualquer assunto faz bem para a saúde mental.
    João Batista em 05/06/19 às 11:28
  • Como o ministro mesmo disse, os governos do pt fizeram concursos demais. Ainda tem concurseiro tolo defendendo esse desgoverno.
    Concurseiro mortadela em 05/06/19 às 11:09
  • Eu por dias atrás pensava assim e vejo que devo sim preparar e ficar estudando pois o que almejo leva tempo para ficar 100% eficiente em aprovação. Assim é necessário estudar para os concursos e não parar mesmo estando na lama e desempregado pois não perco nada estudando. Além do mais me lembro do segundo mandado do Lula e Dilma que não teria concursos e anos depois um monte ,assim melhor estudar do que esperar sair edital sem está preparado.
    João dilson em 05/06/19 às 10:53
  • O que é mais preocupante nessa história toda é que eles estão conseguindo introduzir na mente de boa parte da sociedade, que eles (os políticos) são fundamentais para o desenvolvimento do país, enquanto os servidores (aqueles que realmente executam o serviço público) são secundários e só geram despesa. Isso é lamentável. E infelizmente boa parte da população tem acreditado nessa tese. O pior é que depois de consolidada essa ideia no imaginário comum, vai ser difícil reverter...
    Fernando em 05/06/19 às 10:43
  • Bom, pessoal, deixando de lado a questão do concurso, isto é necessário por culpa da irresponsabilidade integral dos governos anteriores. Mas, como o autor do texto descreveu, e muito bem, os concursos não vão deixar de existir e tampouco serão suspensos em sua integralidade. Vamos continuar estudando à todo vapor! Força e vamos com foco total! Nossa hora vai chegar!
    Caio César S. em 05/06/19 às 10:17
  • Que bom! Vamos todos virar motoristas de aplicativos ou entregar comida de moto! São excelentes trabalhos e com certeza tem vaga pra todo mundo! Afinal de contas, pra que órgãos públicos que monitoram e fiscalizam as mazelas das sociedades, que prestam serviços nas mais variadas áreas principalmente para parcela mais sensível da população?!? As grande empresas exploradoras do serviço alheio e os "cidadãos de bem" mal intencionados são os maiores interessados na falta do Estado na vida das pessoas. Eles estão conseguindo inverter de forma perversa a lógica e botar a culpa disso tudo nas costas dos servidores, enquanto eles (os políticos das mais diversas origens) continuam se espalhando como erva daninha. Na verdade, a única solução é a despolitização do serviço público. Por menos políticos e mais serviços públicos! Afinal de contas o que interessa à sociedade é o serviço publico prestado e não toda essa retórica política perversa.
    Fernando em 05/06/19 às 10:11
  • A pessoa deixar o emprego pra estudar é como investir em Bolsa de Valores. Tem de arcar com as consequências e riscos que podem acontecer. Sou vendedor numa loja de calçados, minha esposa desempregada vende cosméticos pra complementar a renda e temos uma "princesinha" de 9 anos e me dói o coração quando ela pede algo e não posso dar. Cuidado com a generalização que você não tem como afirmar o que disse, assim como eu não posso afirmar nada a seu respeito e as dificuldades que está passando. PS. Sou Pós-Graduado e falo fluente 2 línguas, mas sou vendedor de calçados com orgulho pois tenho família pra sustentar. Não sou simpatizante do Governo, mas não sou cego pra não ver que se continuar fazendo as mesmas coisas só obterá os mesmos resultados. Isso é lógica. "1 + 1 sempre será 2, não tem como conseguir 3"
    Ed em 05/06/19 às 10:09
  • O negócio é continuar estudando, até pq não há outra coisa a se fazer a respeito... o governo já foi eleito, agora aguentem 4 ou talvez até 8 anos de projeto neoliberal! Vcs não quiseram assim uai?! Aguentemmmm
    Yulia em 05/06/19 às 09:47
  • Esse pessoal ai diz vai ter tempo para estudar mais e que se livrou do PT e PSOL tem que estudar muito mais ciências politica, processo legislativo, administração publica, a constituição e historia. O governo anterior 16 anos era o EXECUTIVO do PT com base sempre do PMDB que agora é MDB, que na ditadura militar era MDB 40 anos no governo e sempre maioria na camará e no senado. Aproveita que está aqui no site do ESTRATÉGIA CONCURSOS e procura os professores dessas matérias. "PROFISSIONAIS DE EXCELÊNCIA"
    FRANCISCO DA SILVA em 05/06/19 às 09:47
  • Muito engraçado falar que "tem mais tempo pra estudar". E aquele concurseiro que saiu do emprego, reservou dinheiro para ficar estudando faz o quê? Geralmente quem pede para se acalmar é advogado da AGU, é auditor fiscal. Estar por cima dos assalariados. Me surpreende e me entristece concurseiros não analisarem com lógica e sem paixão a questão política.
    João Batista em 05/06/19 às 09:35
  • Concordo plenamente com a ideia!! Também vejo isso como uma oportunidade de mais tempo para dedicar aos meus estudos. O que adianta ter vários concursos se não estamos devidamente preparados?? É o sonho de um futuro melhor que está em jogo. Então, cabeça erguida, confiança, foco e muita determinação.
    Luciana em 05/06/19 às 09:35
  • Como outros antes dele já disseram o mesmo sobre a suspensão e ficou comprovado é uma SUSPENSÃO (temporária). Logo, normalizando o "caos" causado pelos partidos socialistas que gastam e deixam a conta pro povo tem de apertar o cinto agora. Apoio 100% Paulo Guedes, prefiro esperar estudando a aprovação do que "centenas" de concursos agora que vão agravar mais ainda o País. Sou do RS e só os que vivem aqui ou RJ sabem bem como é a realidade de servidores terem parcelado seus vencimentos ou mesmo não receberem nada. 2019 - Ano de estudos 2020 - Ano de esperança de melhoras e se Deus quiser Aprovação.
    Ed em 05/06/19 às 09:28
  • Esse tipo de notícia serve de incentivo para quem realmente estuda. Quando as vagas abrirem só vai passar quem for realmente preparado e isso não acontece do dia para noite. O negócio é manter o foco e o ritmo de estudos.
    Bruna em 05/06/19 às 09:28
  • O Estratégia sempre tentando descaradamente assemelhar os governos Lula e Dilma ao do Bolsonaro tanto na questão da Reforma da Previdência quanto na precarização dos serviços públicos por meio da suspensão dos concursos. O problema é que todo o mundo sabe que Dilma e Lula não eram privatizantes e entreguistas como é Bolsonaro. As medidas tomadas pelos governos anteriores não eram anti povo como são no atual governo. Agora o Estratégia fez campanha para Bolsonaro e vem postar matéria pasteurizando a discussão achando que concurseiro vai embarcar nessa conversa. Seria melhor reconhecer que fizeram bobagem.
    Manuela em 05/06/19 às 09:25
  • Bom dia, Bem eu gostei mais tempo para estudar, estou um pouco atrasada. Rssrsrs....
    Solange em 05/06/19 às 09:22
  • Galera calma não vamos perder o foco muitas vezes enxergamos aqui agora, vamos aguardar o governo está fazendo de tudo para colocar o Brasil nos eixos. já esses editais serão liberados. O nosso erro é estudar com o edital publicado.
    KL em 05/06/19 às 09:15
  • Pessoas aqui defendem o estado mínimo... até sair um edital que lhe satisfaça... Quanta hipocrisia...
    Diego Souza em 05/06/19 às 09:13
  • Quanto mais demorar, pra mim é melhor. Aproveito para estudar mais (Como já estou fazendo) !
    Wesley Jesus em 05/06/19 às 09:02
  • Notícia maravilhosa para quem deseja estudar por mais tempo para concursos, mas, se a reforma da previdência for aprovada, muita coisa pode mudar...
    Larissa em 05/06/19 às 08:58
  • Quem fica feliz com esse corte nos concursos deverá se preparar para trabalhar como terceirizado, de preferência com a carteira de trabalho verde e amarela, com poucos direitos e sem estabilidade...fica a dica!
    Joaquim Carlos Bezerra em 05/06/19 às 08:57
  • Passa pano todo dia, que agonia...
    Jael em 05/06/19 às 08:42
  • enquanto isso, eu estudo mais e mais.... Pra frente Brasil
    concurso feliz em 05/06/19 às 08:06