Notícia

Concurso TJ RS TJAA: veja os possíveis recursos!

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso TJ RS TJAA? Confira as possibilidades neste artigo!

concurso público do TJ RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) teve suas provas aplicadas no último domingo, 30. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso TJ RS para o cargo de Técnico Judiciário – Administrativo-Jurídica (TJAA)? Então, atenção: todo o processo deve ser realizado até 04 de dezembro, diretamente no site da banca FGV.

E para te ajudar, nossos professores analisaram as respostas e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo!

Disciplina: Português

TIPO DE PROVA: VERDE

QUESTÃO 11

Vejamos:  

GABARITO OFICIAL: C 

O gabarito na C incorrem em patente inadequação.  

Vejamos o sentido de “tácito” ou seu advérbio correspondente “tacitamente”.  

Dicionário Aulete:  

De modo tácito, não explícito; de modo oculto, subentendido: atribuía tacitamente a culpa a seus pais. 

De maneira em que não é necessário dizer o que se pretende porque já está implícito, subentendido. 

É possível comunicar informações de maneira tácita, de forma não expressa, como provam os exemplos. Porém, não é coerente imaginar um juiz saindo do campo de forma tácita. Simplesmente, essa situação não cabe no universo semântico desse advérbio, pois não é possível um juiz deixar o gramado de forma “implícita”. Ele pode sair sem dizer nada (silenciosamente), mas não cabe o advérbio tacitamente nesse contexto.  

Por isso, sugere-se anulação da questão.  

QUESTÃO 28

GABARITO OFICIAL: A 

Essa já estava ressalvada em nossa correção. Já tinha avisado que a A estaria correta, mas que a alternativa E também está. Não podemos dizer que o estilo próprio do autor é um “argumento”.  

É amplamente documentado que o estilo de Luis Fernado Veríssimo é descontraído e debochado, não é válido afirmar que ele usou esse estilo nesse texto específico com o propósito específico de convencer o leitor de algo. Seria como dizer que Machado de Assis usa a norma culta como estratégia argumentativa.  

Seguem abaixo alguns trechos de especialistas falando do estilo de Luís Fernando Veríssimo.  

A matéria caracteriza Analistas de Bagé como tirinhas de humor debochado e irreverente, ligando diretamente Veríssimo à tradição do deboche, do sarcasmo e da sátira social. 

Referência (ABNT) 

JORNAL DA FRONTEIRA. A vida e a obra de Luis Fernando Veríssimo: um mestre da crônica brasileira. 2025. Disponível em: https://jornaldafronteira.com.br/. Acesso em: [data]. 

A pesquisadora sintetiza o atrativo das crônicas de Veríssimo: “crônicas de Luís Fernando Veríssimo, por seu caráter crítico e irônico, porém, com uma pitada de humor, um tom descontraído. É uma formulação direta e oficial que descreve exatamente o traço estilístico que você busca demonstrar. 

Referência (ABNT) 

MARTIM, Francisca de Lima. O letramento literário em turmas finais do ensino fundamental: crônicas de humor de Luís Fernando Veríssimo. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024. 

A dissertação associa o grande sucesso editorial de Veríssimo à sua habilidade de articular humor, leveza e ironia, criando textos acessíveis, de fluência coloquial, que dialogam com o leitor comum sem perder sofisticação. 

Referência (ABNT) 

SILVA, Fernando Moreno da. Vou-me embora pra livraria, pois lá tenho alegria: uma leitura das crônicas mais vendidas de Luís Fernando Veríssimo. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2006. 

O estudo mostra como Veríssimo emprega ironia atenuadora para tratar de temas políticos. Seu humor funciona como mecanismo de distanciamento crítico, próximo do deboche civilizado e do comentário social sagaz. 

Referência (ABNT) 

OLIVEIRA, Daniele de. A construção discursiva da ironia em crônicas políticas de Luís Fernando Veríssimo. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. 

O ensaísta descreve a crônica contemporânea – com Veríssimo como exemplo – como texto de tom descontraído e despretensioso”, em que a leveza é apenas aparente, servindo de porta de entrada para observações sociais profundas. 

Referência (ABNT) 

VILLAÇA, Davi Lopes. Análise de “O Falcão”, de Luis Fernando Veríssimo. Blog Letras, 2021. Disponível em: https://www.blog-letras.com/. Acesso em: [03.12.2025]. 

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TJ RS, além das sugestões de recursos para o cargo de TJAA, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção.

Saiba mais: Concurso TJ RS

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concursos Públicos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.