TCE SP empossa auditores aprovados em concurso de 2025
Um total de 136 servidores, aprovados no concurso de 2025, tomaram posse como auditores de controle externo do concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP).
A posse aconteceu nesta segunda-feira (2), no Auditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”, na sede do tribunal, que fica na capital paulista.
Logo após a cerimônia, os novos auditores iniciaram um curso de formação promovido pelo próprio TCESP. Eles vão passar por aulas, exposições, exercícios práticos e dinâmicas de grupo com instrutores que estarão responsáveis por apresentar as áreas e atribuições da Corte de Contas paulista.
As atividades do curso de formação aos Auditores de Controle Externo serão realizadas ao longo dos próximos dias, com encerramento no dia 12 de fevereiro.
Concurso TCE SP terá 50 vagas; veja a distribuição
A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos conseguiu novidades exclusivas sobre o mais novo concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP), que já tem comissão formada.
Em entrevista exclusiva à nossa jornalista Thaís Mendes, o vice-presidente do TCE SP, Dimas Ramalho, confirmou que serão ofertadas 50 vagas imediatas.
As oportunidades, segundo Dimas, serão para Auditor de Controle Externo – DIPE (Departamento de Instrução Processual Especializada) nas seguintes especialidades:
- 12 vagas para Engenharia;
- 11 vagas para Ciências Contábeis;
- 10 vagas para Direito;
- 10 vagas para Ciências Econômicas;
- 5 vagas para Tecnologia da Informação; e
- 2 vagas para Ciências Atuariais.
Estas oportunidades serão distribuídas entre as modalidades de ingresso via Ampla Concorrência, reserva de Pessoas com Deficiência (PcD) e para candidatos negros.
Em relação ao provimento em cadastro reserva, ele disse que essa medida dependerá do que será estabelecido no edital, bem como da necessidade do Tribunal durante o prazo de validade do certame.
E não para por aí! O vice-presidente ressaltou que as provas terão conteúdos voltados unicamente às áreas de formação e serão aplicadas apenas na capital paulista.
A ideia do tribunal é realizar duas etapas em um mesmo dia: uma prova objetiva, com foco em conhecimentos específicos, no período da manhã e da tarde uma prova discursiva.
Já sobre a lotação, Dimas Ramalho disse que todos os aprovados trabalharão na cidade de São Paulo, onde o DIPE (Departamento de Instrução Processual Especializada) está localizado.
Outras informações importantes, conforme o vice-presidente, serão divulgadas até o fim de fevereiro pelo próprio TCE SP, com expectativa de definição da banca até este período.
Lembrando que o cargo garante salários iniciais de R$ 20,9 mil, podendo crescer ainda mais estes valores ao longo da carreira pública.
Ademais, Dimas destacou que o TCE SP busca novos profissionais com formação técnica sólida, além de pessoas comprometidas com o trabalho.
“O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo busca servidores com formação técnica sólida, mas não só isso. Queremos gente comprometida com o interesse público e com senso de responsabilidade institucional (…). Estamos trabalhando para que o concurso seja realizado no menor prazo possível”, disse Dimas a Thais Mendes.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TCE SP, além dos auditores aprovados, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção: