Prepare-se para a prova discursiva do concurso TCE MG!
Junto com a objetiva, a prova discursiva é uma das principais avaliações do concurso TCE MG
Com as inscrições encerradas, os candidatos registrados no concurso TCE MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) agora seguem oficialmente para a etapa de provas.
Considerada a principal etapa de qualquer certame, a fase de aplicação do TCE MG é composta por provas objetivas e discursivas, que estão marcadas para o dia 25 de janeiro de 2026.
Pensando em te ajudar a conquistar uma das 30 vagas e os salários de R$ 19,3 mil, o Estratégia decidiu elaborar este artigo, trazendo os detalhes de uma das principais provas do certame.
Aqui, você confere tudo sobre a prova discursiva do concurso TCE MG. E, caso você queira saber mais sobre a prova objetiva, abaixo você confere um outro artigo exclusivo sobre a etapa:
Prova Discursiva do concurso TCE MG
A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
A etapa valerá 20,00 pontos e consistirá em duas questões discursivas, com o valor de 10,00 pontos cada, a serem respondidas em até 60 linhas cada.
Será uma questão a respeito de tema comum aos cargos, relacionado aos conhecimentos gerais, e uma questão a respeito de tema relacionado aos conhecimentos específicos de cada especialidade.
Para saber mais detalhes do concurso TCE MG, além da prova discursiva, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você. O link está disponível logo abaixo:
Saiba mais: Concurso TCE MG