Notícia

Concurso TCDF: confira aqui os recursos da prova de Auditor TI

O concurso TCDF teve provas aplicadas no dia 17 de dezembro para o cargo de Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação – Orientação Sistemas de TI.

Pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso TCDF? Todo o processo deve ser realizado até às 18h (horário de Brasília/DF) desta quarta-feira, 27 de dezembro, no site da banca.

cronograma do concurso tcdf - recursos
Cronograma do concurso TCDF – Auditor TI

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo.

Conhecimentos do Distrito Federal

Segundo o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brasília possui o maior rendimento domiciliar per capita do Brasil.

Gabarito preliminar: Certo

Solicitação de alteração de gabarito para ERRADO

Argumentos para o recurso:

O IBGE já fez cinco divulgações sobre os resultados do Censo Demográfico de 2022. Em nenhuma dessas divulgações o Instituto apresentou dados sobre a renda média domiciliar per capita do Brasil. Portanto, a questão está errada.

Sobre o Censo Demográfico de 2022, o IBGE já divulgou a população e características dos domicílios (28/06/2023), quilombolas (27/07/2023), indígenas (07/08/2023), idade e sexo dos brasileiros (27/10/2023) e cor e raça (22/12/2023).

Os dados sobre a renda média domiciliar per capita foram coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua, feita em 2022. Esses dados foram divulgados em 23 de fevereiro de 2023. Nessa divulgação o IBGE informou que o Distrito Federal possui o maior rendimento médio per capita do Brasil entre os estados brasileiros.

Política Para Mulheres

O Eixo 7 do mencionado plano, ao tratar dos temas comunicação e mídia, atenta, respectivamente, para a promoção da participação das mulheres na vida cultural comunicativa e para o exercício midiático da tecnologia da informação.

Gabarito preliminar: Errado

Solicitação de alteração de gabarito para CERTO

Argumentos para o recurso:

O Eixo 7 do II PDPM-DF recebe o nome de “Cultura, Esporte, Comunicação e Mídia”.

Tem como objetivo geral “ampliar e promover a participação das mulheres na vida cultural e no exercício do esporte, do lazer, da comunicação e da mídia”.

Apesar de não fazer menção exata, entre seus objetivos específicos ou entre suas metas que busca a “promoção da participação das mulheres na vida cultural comunicativa e para o exercício midiático da tecnologia da informação”, esse objetivo está diretamente relacionado a esse eixo.

Na atualidade, não há como se falar em comunicação e mídia sem pensar em tecnologias da informação junto ao processo. Para buscar ampliar e promover a participação das mulheres na vida cultural, na comunicação e na mídia, é importantíssimo que se utilizem as tecnologias da informação.

A respeito disso, o eixo 7 tem como um de seus objetivos específicos:

“Promover o protagonismo feminino, ampliando as formas de inserção e de acesso aos meios de comunicação e à mídia.” (5º objetivo específico)

Quando se fala em “ampliar as formas de inserção e acesso aos meios de comunicação”, está se atentando à participação das mulheres na vida cultural comunicativa.

Quando se fala em “ampliar as formas de inserção e acesso à mídia”, está se atentando ao exercício midiático da tecnologia da informação.

Neste sentido, solicita-se a alteração de gabarito para CERTO.


Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TCDF, além das possibilidades de recursos, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Saiba mais: Concurso TC DF

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.