Notícia

Concurso TCDF: edital em março; 10 vagas para Analista!

Concurso TCDF será para carreira de Analista, que tem salários de R$ 14,2 mil; organização do Cebraspe e abertura prevista para março!

Mal divulgamos a aprovação dos estudos preliminares para mais um concurso público do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) e já temos novidades sobre o certame.

O Estratégia Concursos obteve acesso ao Estudo Técnico Preliminar (ETP) realizado pelo tribunal para compreender as possibilidades de realização do certame e viabilizar o novo edital.

No documento, além da contratação do Cebraspe, consta que a previsão é de 10 vagas imediatas mais cadastro reserva para o cargo de Analista Administrativo de Controle Externo – ANACE, que exige nível superior em qualquer área de formação. Veja:

Concurso TCDF: edital em março; 10 vagas para Analista!
Concurso TCDF: edital em março; 10 vagas para Analista!

A carreira, por sua vez, possui salários iniciais pra lá de atrativos, alcançando valores de R$ 14,2 mil no início da efetivação, isso sem contar os benefícios do funcionalismo público do DF.

Além disso, conforme o ETP, a intenção do TCDF é efetuar a contratação da banca organizadora ainda em dezembro de 2025 e janeiro de 2026, com publicação do novo edital em março de 2026.

Já a etapa de provas, que será composta por provas objetivas e discursivas, seria aplicada em junho de 2026, com resultado final em setembro. Veja:

Concurso TCDF: edital em março; 10 vagas para Analista!
Concurso TCDF: edital em março; 10 vagas para Analista!

Novo concurso TCDF será realizado devido à falta de aprovados no edital de 2023

O Estudo Técnico Preliminar ainda traz informações pertinentes do porquê o TCDF planeja realizar um novo concurso público para a área de Analista Administrativo.

No ETP, o órgão justifica que 43.33% dos candidatos com potencial para compor o cadastro reserva não atingiram a nota mínima final.

Isso resultou em um chamamento pelo cadastro reserva bem menor do que o esperado, transformando as oportunidades em 68 aprovados, isto é, 56,66% do esperado anteriormente.

Este número diminuiu ainda mais com a desistência de candidatos para a nomeação, o número de pessoas que decidiram não tomar posse e a quantidade de candidatos que pediram exoneração.

Isso resultou apenas em 42 aprovados efetivos no órgão, diminuindo drasticamente o poder profissional e a suficiência de mão de obra. Veja a tabela:

Os dados da tabela (8 desistências de nomeação + 8 que não tomaram posse) somam 16 perdas antes mesmo do vínculo efetivo, resultando em um resultado de 49 servidores empossados.

Essas perdas, por sua vez, foram justificadas pelos candidatos através da aprovação em outros concursos públicos, o que fez eles desistirem do cargo atual.

Para saber mais detalhes sobre o concurso TCDF, além do edital em março, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:

Saiba mais: concurso TCDF

Concursos Públicos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.