Concurso Sefaz RN: quais são as etapas de provas?
Inscrições do concurso Sefaz RN já estão abertas; veja os detalhes!
O concurso Sefaz RN (Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte), um dos mais aguardados dos últimos anos, já está com inscrições abertas.
Sob a organização do Cebraspe, as inscrições serão aceitas até o dia 16 de janeiro, ao custo de R$ 200,00.
A seleção chama atenção não apenas pelo salário inicial que pode ultrapassar R$ 32 mil, mas também pela estrutura objetiva e direta das etapas de avaliação.
Caso você esteja pensando em participar da seleção, é fundamental compreender quais serão as etapas do concurso para, assim, estruturar uma rotina de estudos mais eficiente e traçar uma estratégia alinhada às exigências do edital.
Quais são as etapas do concurso Sefaz RN?
De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados exclusivamente por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de março, divididas em três etapas (P1, P2 e P3), cada uma com duração de quatro horas e realizada em turnos distintos.
A P1, aplicada no turno da tarde do dia 21, abordará disciplinas de conhecimentos gerais, como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal, Comercial e Financeiro, além de Economia e Contabilidade Geral.
Já a P2, no turno da manhã do dia 22, será voltada aos conhecimentos complementares, incluindo História e Aspectos Geoeconômicos do RN, Auditoria, Matemática Financeira e Estatística, Tecnologia da Informação e Direito Tributário I e II, com foco na Reforma Tributária.
Por fim, a P3, aplicada na tarde do dia 22, cobrará conhecimentos específicos, como Contabilidade Avançada e de Custos, Legislação Tributária Estadual e Processo Administrativo Tributário.
Pontuações das provas do concurso Sefaz RN
Ao todo, as três provas somam 240 pontos, com questões de múltipla escolha (cinco alternativas).
Para não ser eliminado, o candidato deve atingir, no mínimo, 40 pontos em cada prova, além de alcançar 144 pontos no somatório geral e não zerar nenhuma disciplina.
Também será eliminado quem obtiver nota inferior a 40 pontos em qualquer um dos blocos ou deixar de cumprir os percentuais mínimos de acertos.
A nota final será calculada com base no desempenho nas provas objetivas, sendo considerado aprovado quem alcançar pelo menos 92 pontos no total, acertar 50% das questões em cada bloco e 60% do total da prova.
Vale destacar que, após alteração recente na Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT), o curso de formação deixou de ser etapa do concurso, passando a ser realizado apenas após a posse dos aprovados, nos primeiros meses de exercício no cargo.
Com isso, o concurso da Sefaz RN se consolida como uma seleção mais objetiva e focada no desempenho em prova, reforçando a importância de uma preparação estratégica para cada bloco de disciplinas.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Sefaz RN, além das etapas, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: concurso Sefaz RN