Artigo

Concurso público para Professora(or)

Concurseira(o) imparável, compilamos as principais informações que você precisa saber sobre concursos para o cargo de Professor. Confira o que estudar, quais são as etapas e os certames previstos para os próximos meses.

O que é professor de educação básica?

Primeiramente, a educação básica compreende a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio, segundo a Lei n° 9.394/96 (art. 4°), também denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Ainda segundo a LDB, a educação básica visa promover o exercício da cidadania fornecendo a formação indispensável para progredir no trabalho e nos estudos através da “alfabetização plena e da formação de leitores” (art. 22).

Portanto, um professor de educação básica é responsável, resumidamente, por ministrar as aulas teóricas e práticas a alunas e alunos de 4 a 17 anos de idade.

Professor
Atribuições de Professor – Concurso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul (2023)

De forma mais detalhada, professoras e professores dos ensinos fundamental e médio e pré-escola preparam aulas, participam de reuniões pedagógicas, articulam com as famílias e a comunidade, participam de atividades extra-classe, como as comemorações cívicas do calendário escolar, dentre outras atividades. A imagem acima mostra as atribuições trazidas pelo edital da Prefeitura de Cruzeiro do Sul (RS) que, inclusive, permite inscrições até o início de agosto desse ano.

Como funcionam as inscrições para concurso de professor?

Pois bem, a seleção de alguém para assumir uma vaga de professora ou professor, no âmbito público, pode ser feita por processo seletivo ou por concurso público. Assim, no processo seletivo as(os) candidatas(os) permanecerão no exercício de suas atribuições temporariamente. Ou seja, é uma contratação temporária decorrente da excepcional necessidade do serviço em determinado município ou estado brasileiro.

Logo, por ser um processo mais célere, em tese, as etapas são mais curtas do que as de um concurso público. Geralmente, é feita uma análise curricular, em que para cada título ou formação da professora ou do professor é atribuída uma pontuação. No final, essa pontuação levará a uma classificação geral que estabelecerá a colocação de quem participou.

Professor
Sala de aula do 9° ano em Goiás

Por outro lado, no concurso público, há o vínculo estatutário, isto é, servidoras e servidores são regidos por um Estatuto que define os requisitos para a estabilidade, o plano de carreira, os direitos e os deveres, dentre outras situações.

Então, por não haver uma “pressa” para o preenchimento dos cargos, o concurso público terá sua fase de inscrição separada da fase de Prova de Títulos, etapa em que também é atribuída uma pontuação para cada título que se possua.

Portanto, para se inscrever basta ir no site da banca organizadora, preencher seus dados corretamente e realizar o pagamento do boleto da taxa de inscrição. Depois é só acompanhar as informações no próprio site, já que é lá também que sai o seu local de prova.

Etapas de provas

As etapas mais comuns dos concursos públicos para o cargo de professor são:

  • Prova Objetiva: fase em que são avaliados seus conhecimentos de acordo com o que o edital solicita. É eliminatória e classificatória.
  • Prova de Títulos: fase em que títulos como Doutorado, Mestrado e Especializações são pontuados. É classificatória.

Entretanto, pode ser que aconteça também a Prova de Desempenho Didático, etapa classificatória e eliminatória em que, basicamente, a(o) candidata(o) dará uma aula de acordo com o que o edital pede. Esse é o caso, por exemplo, do concurso para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Por isso, sempre leia o edital! Ele é o documento que rege o concurso que você está prestando, traz informações sobre requisitos, data de aplicação, conteúdo programático, condições de prova para Pessoas com Deficiência, cotas etc.

Qual é a idade máxima?

Os certames costumam especificar uma idade mínima, de 18 anos, como requisito para a inscrição e posterior comprovação no momento da posse do cargo.

Além disso, o fato de você ter a idade mais avançada que a de suas ou seus concorrentes permite te dá uma vantagem na hora do desempate. Ou seja, caso você e outra pessoa obtenham as mesmas notas na prova, e ela seja mais nova, você fica numa posição a frente dela na classificação do certame. Esse é o denominado critério de desempate.

Para não dizer que não existe idade máxima, aos 75 anos de idade é permitida a aposentadoria compulsória, sendo necessário, assim, o afastamento obrigatório do cargo público. Por isso, é bem provável que, caso você possua 75 anos de idade, não chegue a tomar posse por conta dessa regra que a nossa Constituição Federal estabeleceu.

O que estudar?

Os conteúdos programáticos, na parte de conhecimentos gerais, para o cargo de Professor exigem o estudo da Língua Portuguesa e de uma pequena parte da legislação brasileira.

No entanto, essa parte de legislação inclui apenas o entendimento de alguns artigos da Constituição Federal bem como de algumas leis relacionadas com o bom exercício da função pública. Podemos citar:

  • Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/1992)
  • Regime Jurídico dos Servidores relacionado ao âmbito do cargo para a qual você está concorrendo (municipal/estadual/federal)
  • Lei Orgânica do Município
  • LDB
Professor
Conhecimentos específicos – Prefeitura de Terenos (MS) – 2023

Por conseguinte, os conhecimentos específicos abrangem os assuntos diretamente ligados à especialidade ou disciplina que a professora ou o professor irá ministrar. A imagem acima é o conteúdo para o cargo de Professor de Educação Física do concurso público da Prefeitura de Terenos (MS).

Assim, repare que há a exigência de assuntos da área de Educação Física, e também sobre a LDB, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros.

Quando terá concurso público para professor?

Sempre há concursos públicos e processos seletivos surgindo pelo Brasil inteiro. Inclusive, até o fechamento desse artigo, há oportunidades com inscrições abertas ou prestes a abrir. Confira algumas vagas e os períodos para se inscrever:

No mais, o link abaixo mostra o que está por vir de concurso para todas as áreas, incluindo a de Educação. A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI) mesmo anunciou edital com mais de 800 vagas. Por isso…

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.