Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 50

Oi, oi, oi! Depois do vazamento de informações do celular de Jff Bezos, falar sobre segurança da informação é fundamental! Vamos de tema de redação para o Concurso PCDF Escrivão!

Proposta de Redação 50

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em direitos humanos da ONU.

Segundo essa investigação, Jeff Bezos — dono da gigante Amazon e do jornal The Washington Post — recebeu, em maio de 2018, uma mensagem de WhastApp da conta pessoal de Mohammed bin Salman (conhecido como MBS), príncipe herdeiro da Arábia Saudita, considerado um dos regimes mais rígidos do mundo.

Os dois haviam se encontrado algumas semanas antes em uma festa. Na mensagem de WhatsApp vinda do príncipe saudita, diz a apuração da ONU, havia um arquivo de vídeo em MP4 que continha um “malware” — um arquivo malicioso que hackeou o celular de Bezos e extraiu dezenas de arquivos do aparelho.

Um comunicado emitido nesta quarta-feira (22/01) por Agnes Callamard, relatora especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, e David Kaye, relator especial da ONU sobre liberdade de expressão, afirmaram terem recebido uma análise forense de 2019 que dizia, com “nível médio a alto de confiança”, que o celular do bilionário americano fora alvo de “extrações (de arquivos) sem precedentes” poucas horas depois de ter recebido o vídeo enviado pela conta pessoal do príncipe saudita.

A análise forense do celular indicou que ele foi hackeado por um malware que “segundo foi amplamente reportado, havia sido comprado e utilizado por oficiais sauditas” e “é alvo de um processo judicial movido pelo Facebook/WhatsApp” contra o NSO Group, criador do malware.

“A informação que recebemos indica o possível envolvimento do príncipe herdeiro na espionagem de Bezos, em uma tentativa de influenciar, senão silenciar, a cobertura do Washington Post sobre a Arábia Saudita”, dizem os relatores da ONU, pedindo “investigação imediata pelos EUA e outras autoridades relevantes.”

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51226854

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

A segurança da informação e seus riscos para o mundo conectado

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação que aborde os seguintes aspectos:

  1. Discorra sobre alguns dos perigos e riscos de segurança da informação [9,00]
  2. Explane acerca da importância da segurança da informação para empresas e grandes instituições [10,00]
  3. Apresente algumas maneiras de aprimoramento da segurança da informação contra vazamento de dados ou informações sigilosas [10,00]

Venha conhecer o nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá professora,eu tenho acompanhando seus temas. Muito obrigada pela sua dedicaçã.
    Beatriz Gimenez em 25/01/20 às 08:09