As oportunidades são para as funções de Escrivão (360) e Inspetor (360), exigindo nível superior de formação. Os salários iniciais são de R$ 7.299,54.
As inscrições já estão encerradas e os interessados puderam se candidatar até o dia 26 de novembro, no site da banca organizadora, Fundatec, ao custo de R$ 270,84.
Escolaridade: Ter concluído curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) até a data da posse.
Idade: Contar com, no mínimo, 18 anos até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional.
Habilitação: Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria “B”, até a data da posse. Não será aceita Permissão para Dirigir (PPD) ou CNH provisória.
Situação Regular: Ser brasileiro, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, possuir CPF válido e situação regularizada perante a Receita Federal.
Saúde e Conduta: Possuir saúde física e psiquiátrica e aptidão psicológica adequadas, além de conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial.
Etapas e provas do edital PC RS
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
1ª Etapa, destina-se à admissão para a matrícula no Curso de Formação Profissional, composta por:
Prova de Capacitação Intelectual, de caráter classificatório e eliminatório, constituída de uma prova Preambular e uma redação.
Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório.
Avaliação de Aptidão Psicológica e Psiquiátrica, de caráter eliminatório.
Exame de Saúde, de caráter eliminatório.
Sindicância da Vida Pregressa e Atual, de caráter eliminatório
2ª Etapa: Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório.
Prova objetiva
A etapa será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sendo 1 opção correta. Serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa (30 questões)
Informática (15 questões)
Raciocínio Lógico (15 questões)
Contabilidade Geral (10 questões)
Estatística (8 questões)
Direito Penal (8 questões)
Direito Processual Penal (5 questões)
Direito Constitucional (5 questões)
Direito Administrativo (5 questões)
Direitos Humanos (5 questões)
Legislação Estatutária (4 questões)
Será considerado aprovado no concurso PC RS o candidato que obtiver, no mínimo, 48 pontos na prova objetiva.
Prova de Redação
A etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será composta pela elaboração de 1 texto dissertativo-argumentativo, com 35 a 50 linhas.
A prova será corrigida em holística (texto como um todo) e analítica (conteúdo, estrutura e expressão linguística), com base nos critérios estabelecidos abaixo:
Conteúdo: o texto deve abordar integralmente o tema proposto. Serão avaliadas a capacidade argumentativa, a originalidade e a criatividade do autor, bem como a presença de uma ideia central e de ideias secundárias com argumentação consistente — observando-se a pertinência, suficiência e relevância;
Estrutura: avaliar-se-á a capacidade de o autor elaborar um texto dissertativo, distribuindo-o adequadamente nas partes que o compõem. Deve-se atentar também para a construção dos parágrafos, sendo esperado que o texto apresente os seguintes elementos: introdução adequada ao tema e ao posicionamento adotado, apresentação da ideia a ser discutida e a tese a ser defendida; e
Expressão: serão avaliados os seguintes aspectos: adequação vocabular, pontuação, concordância e regência verbal e nominal, ortografia oficial vigente, acentuação gráfica, sintaxe e morfossintaxe.
Será considerado habilitado para as demais etapas do edital PC RS o candidato que obtiver, no mínimo, 12 pontos na prova de redação.
Teste de Avaliação Física
A etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de testes destinados a avaliar as condições físicas e orgânicas do candidato, visando verificar se ele atende aos requisitos mínimos necessários para o desempenho das atividades inerentes à função policial.
Exercícios cobrados
Flexão abdominal;
Flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) e isometria na barra (sexo feminino);
Teste de impulso horizontal; e
Teste de corrida de 12 minutos.
Critérios para aptidão
Para candidatos do gênero masculino: 38 (trinta e oito) abdominais em 60 (sessenta) segundos, 06 (seis) flexões de braço na barra fixa, distância de 1,80 metros de impulsão e percorrer 2.400 metros em 12 (doze) minutos.
Para candidatas do gênero feminino: 32 (trinta e dois) abdominais em 60 (sessenta) segundos, 35 (trinta e cinco) segundos de isometria na barra fixa, distância de 1,40 metros de impulsão e percorrer 2.100 metros em 12 (doze) minutos.
Diogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.