Artigo

Concurso para o STJ na praça: se você é de TI, tem que estar estudando para algum concurso. Mas cuidado para não perder o foco!

Olá amigos e amigas de Tecnologia da Informação! Mas que ano movimentado, hein? :)

Estamos no meio de 2015. E o ano que aparentava ser de “crise” deve estar deixando os concurseiros de TI maluquinhos! Isso porque temos diversos editais simultâneos na praça, com cargos e remunerações muito atraentes, e nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Para os concurseiros mais vividos, o TCU está na praça, com remuneração “top” para o funcionalismo público e edital igualmente desafiador. Para os iniciantes, o MPOG está ofertando vagas a perder de vista (300), com remuneração atraente; no Judiciário, o STJ se mostra uma excelente oportunidade, pois, embora ofereça poucas vagas para nível médio e superior,  possui a tradição de convocação de muitos excedentes (confira dados sobre a última convocação, em 2008). Por fim, temos também o MPOG convocando Analistas de Planejamento e Orçamento de TI, para reforçar a equipe da Secretaria de Orçamento Federal, oferecendo remuneração do ciclo de gestão, superior a 15 mil reais inicial.

Enfim, é muita coisa na praça ao mesmo tempo, o que traz vantagens e desvantagens. O lado bom é que se você estuda ou pretende estudar para concursos de TI você tem que estar estudando para alguma coisa nesse momento. Talvez o concurso do TCU não seja para você caso esteja começando agora, mas os outros certames podem ser do seu intetesse.

Por outro lado, cuidado para não perder o foco. É até possível realizar as quatro provas, mas talvez não seja a melhor Estratégia para quem realmente está buscando a aprovação. Uma coisa é fazer provas para ganhar experiência, outra coisa é estudar realmente focado em atingir algum resultado. Enxergo que TCU e ATI-MPOG tenham públicos alvos distintos, e ambos podem fazer a prova do STJ, ainda mais por serem aplicados pela mesma banca (CESPE). Mas estudar para o STJ e para o APO-MPOG ao mesmo tempo é um risco. Este último certamente terá uma concorrência menor, por ter um edital mais complexo, e investir nesse concurso pode trazer sérios riscos ao candidato, inclusive o risco de ser aprovado em um dos melhores órgãos da Administração Pública Federal. :)

E olha que estou falando apenas de concursos federais. Nem quis falar do TCM-SP, por exemplo, que é uma ótima oportunidade no Estado de São Paulo, ou do TRT-RS, para os gaúchos. Mas aí o artigo ficaria ainda mais longo, rs.

Enfim, creio que, se você é do ramo da Tecnologia da Informação, deve estar até sem tempo para ler este artigo, pois deve estar estudando para algum desses concursos nesse momento. E estamos aqui torcendo por você.

Bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Isso ai professor Victor Dalton, excelente artigo.
    Allan em 27/07/15 às 14:43
  • O fato da prova do STJ so se realizar no DF. não fere nenhuma princípio constitucional ? No mínimo injusto
    Moisés andrade em 25/07/15 às 03:34