Notícia

Concurso Nacional Unificado: isenção da taxa até HOJE (26)

Os candidatos interessados em participar do Concurso Nacional Unificado, um dos principais caminhos para ingresso em concursos públicos no Brasil, devem ficar atentos ao prazo final para solicitar a isenção de taxa.

O prazo para solicitar a isenção do pagamento encerra-se nesta sexta-feira (26), tornando essencial que os candidatos ajam com celeridade para assegurar sua participação no exame.

A isenção de taxa representa uma oportunidade significativa para facilitar o acesso de candidatos que enfrentam desafios financeiros, visto que o valor estipulado muitas vezes se torna um obstáculo para vários concorrentes.

Por isso, pensando em democratizar as chances de competição com condições igualitárias, acompanhe-nos até o final deste artigo e saiba exatamente como solicitar a isenção de taxa do CNU!

Concurso Nacional Unificado: isenção da taxa até HOJE (26)
Concurso Nacional Unificado: isenção da taxa até HOJE (26)

Quais são os critérios para solicitar a isenção da taxa no CNU?

O valor para cadastro no Concurso Nacional Unificado é de R$ 60 para as vagas de nível médio e R$ 90 para as de nível superior

Lembrando que o requerimento da isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado exige algumas informações importantes dos candidatos, conforme abaixo:

  • Para os candidatos do CadÚnico será necessário indicar o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único, bem como declarar-se membro de “família de baixa renda”;
  • Já os doadores de medula deverão enviar, via upload, imagens legíveis da Carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou Laudo emitido por médico;
  • Por fim, os candidatos que sejam ou tenham sido bolsistas do Prouni ou financiados pelo Fies, indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade.

Somente serão aceitos documentos no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB. Não serão considerados válidos documentos apresentados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas.

Para análise da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição, a Fundação Cesgranrio irá consultar o órgão gestor do CadÚnico, do Prouni e do Fies para verificar a conformidade da condição indicada pelo candidato para isenção.

Aos doadores de medula óssea, a isenção poderá ser solicitada a partir do envio de imagens legíveis da carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina. 

Candidatos que eventualmente tiverem recusa da dispensa da taxa ainda terão tempo para garantir participação no concurso, assim como os demais candidatos, considerando que o prazo geral de inscrições vai até 9 de fevereiro

ATENÇÃO: o processo de solicitação de isenção é geralmente simples e transparente, mas é fundamental que os candidatos leiam atentamente todas as instruções e forneçam as informações corretas. Além disso, é aconselhável que os interessados não deixem para a última hora, evitando contratempos que poderiam prejudicar sua participação no “Enem dos Concursos”.

>>> Faça a sua inscrição e garanta a sua isenção AQUI!

Mais sobre o “Enem dos Concursos”

A seleção traz um conjunto de oito editais, que representam os diferentes blocos temáticos contemplados. Ao todo, serão oferecidas 6.640 vagas para servidores públicos em 21 órgãos públicos federais.

As provas serão realizadas em 5 de maio, em 220 locais. Essa quantidade de locais facilita o acesso ao concurso aos brasileiros das mais diferentes regiões do País, principalmente, para aqueles que moram em lugares mais distantes e enfrentavam dificuldade para participar.

Para saber mais sobre o CNU, cujo prazo de isenção encerra-se hoje (26), acesse o link abaixo:

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.