Artigo

Concurso ISS CUIABÁ (Auditor Fiscal): Uma Análise Detalhada do Edital

Olá Pessoas!

O carnaval A-C-A-B-O-U. Devolva o abadá. Ele não te pertence mais ;).

Agora, no ar, o concurso ISS Cuiabá, O RETORNO! Coloca sua fantasia de “PDF do Estratégia”, veste a máscara da corujinha e cai dentro! Clica aqui para baixar o edital.

Confira os cursos do Estratégia para o Concurso ISS Cuiabá: CLIQUE AQUI

Na prova anterior, realizada em 2014 para Auditor Tributário municipal, apenas 3 candidatos conseguiram fazer os mínimos e garantiram sua vaga.

Mas não se preocupe em demasia e não se desepere. É hora de analisar o edital do concurso ISS Cuiabá, as matérias, tendências da banca e suas potencialidades e pontos fracos. Em seguida, mergulhe no “como” será sua preparação nas próximas semanas.

Não tá animado? Segue uma pequena injeção:

datasheet, Brazilian money and green pencil

SALÁRIO INICIAL DE + DE R$12 MIL.

Em um ano de vacas magras para área Fiscal, tivemos ISS Niterói há poucos dias, no dia 31/01/2016 o ISS Goiânia e agora dia 27/03/2016 o ISS CUIABÁ. Nada mal, não é mesmo?

Por isso que não canso de repetir que o edital da área fiscal está sempre publicado. Em regra, é o do último concurso e ele deve ser estudado como se tivesse sido publicado hoje.

Bom, chega de lero lero, vamos dar uma passada pelas principais características e expectativas para essa prova.

Respira fundo, relaxa e tenta se acalmar.

  • Serão 10 vagas imediatas, sendo 28 para cadastro de reserva. Há vagas para candidatos com deficiência, negros e índios. Mais detalhes no edital.
  • São 140 questões divididas em duas provas com 4 horas para resolver 70 questões em cada uma delas.
  • As provas serão no mesmo dia (27/03/2016). Uma de manhã e outra à tarde.
  • As provas ocorrerão em Cuiabá-MT (quem é de fora deve ajustar o relógio! Vira e mexe eu me enrolo com o horário marcado com algum aluno do coaching por esquecer que vivemos em um país continental).
  • São 5 opções por questão (A, B, C, D, E). Parece óbvio, mas há provas com apenas 4 opções.
  • Ao contrário do ISS Niterói, também realizado pela FGV, sabemos exatamente a distribuição das questões por matéria neste concurso ISS Cuiabá.
  • Há pontuação por títulos, valendo desde a aprovação em outros concursos até com pontuação extra de 1 a 10 pontos.
  • Não há mínimo por matéria

Confira os cursos do Estratégia para o Concurso ISS Cuiabá: CLIQUE AQUI

–Distribuição por provas/títulos no concurso ISS Cuiabá:

Veja como ocorrerá a distribuição de pontos por provas/títulos:

%PROVAS

-Ronaldo, assim não vai dar!! É muito ponto para títulos.

O que posso lhe dizer é que na última prova de Cuiabá isso não faria diferença, pois apenas 3 candidatos fizeram os mínimos. Portanto, não se preocupe com isso agora. É um fator que está fora da sua alçada de atuação ;). São quase 94% dos pontos em jogo e são neles que a pessoa que não possui títulos ou aprovações anteriores deve focar.

–Distribuição por matérias–

Optei por colocar a P1 e P2 juntas nesse gráfico por terem a mesma quantidade de questões e peso nas duas avaliações (o tamanho das caixas é proporcional ao seu peso)

TODASMATERIAS_CUIABA

A tabela fala por si e você já pode ir avaliando seus pontos fortes e fracos para planejar seu ciclo de estudos até o dia da prova.

Note que algumas disciplinas vêm na promoção.: pague uma e leve duas!  Economia vem com Administração e Direito Tributário vem de mãos dadas com Direito Financeiro. Assim como aconteceu na prova de 2014. Voltarei ao tema!

–Prova 1:

A distribuição de matérias na prova 1 neste concurso ISS Cuiabá pode ser observada na tabela abaixo:

p1_ok

Note que os percentuais referem-se apenas à pontuação de 70 pontos da prova 1. A distribuição dos pontos é bem uniforme, com um pouco mais de importância para Língua Portuguesa.

Confira os cursos do Estratégia para o Concurso ISS Cuiabá: CLIQUE AQUI

–Análise da Prova 1 sob a ótica da FGV (dicas para cada matéria):

Língua Portuguesa: disciplina favorita da banca. Na maior parte das provas a cobrança é em nível difícil. Em poucas vezes, costumam aliviar.

Matemática Financeira: A FGV vem aumentando o nível da cobrança dessa prova. E em Cuiabá isso já havia acontecido e se repetiu no ISS Niterói.

Direito Civil: historicamente era uma disciplina que podia ser resolvida com boa aborção dos artigos mais cobrados do CC. Isso mudou radicalmente na prova de Niterói. Mas não dá para saber ainda se será o novo padrão adotado.

Direito Empresarial: quem estuda para essa banca já sabe, há tempos, que essa é a menina dos olhos dela. Está havendo um exagero no nível das questões cobradas recentemente.

Economia + Administração: Aqui começa a temporada dos chutes! São apenas 10 questões para  duas disciplinas ENORMES. Na prova de 2014 a FGV cobrou 5 questões de cada uma delas. Aqui a estratégia para definir o que estudar será fundamental.

Auditoria: não costuma ser tão pesada. A prova de 2014 foi relativamente fácil.

Contabilidade: sempre vem com uma dificuldade entre média ou alta.

–Análise da Prova 2 sob a ótica da FGV:

A distribuição de matérias  na prova 2 neste concurso ISS Cuiabá pode ser observada na tabela abaixo:

P2_ok

Direito Constitucional:  Mais uma que já foi light e que a FGV vem elevando o nível.

Direito Administrativo: ainda está dentro no nível de normalidade e a banca vem se mantendo regular no nível de aprofundamento.

Direito Tributário e Direito Financeiro: Mais uma dupla em que não saberemos a distribuição até que o fiscal de provas a entregue em sua mesa. Então, vamos recorrer a prova anterior. Lá foram 12 questões de Tributário e 3 de Direito Financeiro.

Contabilidade Pública e Finanças Públicas: Mais uma vez teremos que ver a prova de 2014. Lá foram 10 questões de Contabilidade Pública e 5 de Finanças Públicas.

Legislação Tributária: se em Niterói ela não deu as caras, agora vale 28,6% da prova 2. O que faz todo sentido! Em regra, a FGV costuma ser bem literal na cobrança de legislação. Essa foi a tendência até agora.

–Não seja eliminado neste concurso ISS Cuiabá–

Só há duas condições:

  1.  Não zerar em nenhuma disciplina
  2. acertar 50% de cada prova, ou seja, 35 pontos na P1 e 35 na P2.

Confira os cursos do Estratégia para o Concurso ISS Cuiabá: CLIQUE AQUI

Agora é hora de QUEBRAR A BANCA! Nada de ter medo! Lembre-se que você deve estudar com uma ATITUDE MENTAL POSITIVA. Sempre!

Two judo wrestler in a red and white sports uniforms;

Bom, pessoal, esses são os principais pontos do edital, mas isso não o libera de ler TODO o edital, ok? O candidato não pode pular essa etapa e deve olhar, no detalhe, principalmente, cada tópico do conteúdo programático.

Se ainda não conhece, recentemente abri uma página no Facebook (facebook.com/profronaldofonseca). Deixa um “curtir” na página para que você sempre receba novidades e análises como essa.

Também estou com bastante frequência no Periscope (@rfonseca7). Siga-me por lá. Já são quase 4 mil pessoas que podem interagir comigo. Sempre abordo temas de interesse da nação concurseira, afinal fui um por muito tempo (e a alma ainda é!).

Por fim, se gostou ou mesmo se não tiver gostado, deixe sua crítica ou comentário por aqui ou lá na pagina do Face. Será um prazer ter seu feedback!

Um abraço e ÓTIMOS ESTUDOS!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ismael, nesse momento todos os professores já estão analisando, em detalhes, o edital. O que for preciso adequar será ajustado. Como é de costume no Estratégia ;). Um forte abraço e ótimos estudos Ronaldo
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 23:08
  • Olá Thiago, Fique tranquilo pois o Estratégia sempre faz os ajustes necessários. Abraços Ronaldo Fonseca
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 23:07
  • Vai sair material atualizado ou os cursos do site já estão dentro do exigido no edital?
    Ismael Grilo em 30/01/16 às 17:59
  • Professor, quais são as expectativas na área fiscal para 2016? Quais concursos à vista?
    Romanus em 30/01/16 às 16:54
  • Acredito que os candidatos que estudaram toda ou quase toda a matéria não serão reprovados pelos mínimos, visto que agora são de apenas 50%, portanto os títulos farão bastante diferença. Obrigado professor!
    Eric Mendes em 30/01/16 às 16:51
  • Obrigado Matheus, Corre a parte pra cima! Um abraço e ótimos estudos. Ronaldo Fonseca
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 15:31
  • Boa professor, muito obrigado!! O estratégia vai fazer um pacote pós-edital para esse certame? obg
    Thiago em 30/01/16 às 13:14
  • Boa análise professor! Achei que o edital fosse sair lá pra março, infelizmente, para mim, saiu agora. Ótimo para quem está focado 100% na área fiscal, acredito que não vá ter uma concorrência muito alta, pelas provas serem realizadas somente em Cuiabá e também por terem outros concursos abertos e que terão provas em datas muito próximas (ANAC, ANS, IBGE...).
    Matheus em 30/01/16 às 12:59