Artigo

Concurso ISS Betim – Passos Fundamentais

Como você está se preparando para o concurso do ISS de Betim? Serão 07 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais (5 para ampla concorrência, 1 para candidatos negros e 1 para pessoas com deficiência – PcD).

O pós-edital é o momento onde precisamos traçar a melhor estratégia, gastando a dose certa de energia no estudo da teoria, na realização das revisões (atenção especial para o uso do Passo Estratégico) e na prática. Sendo imprescindível a resolução de questões da banca organizadora.

Nesse certame, serão exigidas as seguintes “disciplinas”:

  • Português;
  • Lei Orgânica do Município;
  • Estatuto dos Funcionários da Prefeitura de Betim;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Pública;
  • Auditoria;
  • Finanças Públicas;
  • Administração Pública;
  • Direito Tributário;
  • Legislação Tributária; e
  • Direito Administrativo.

Inacreditavelmente, não temos Direito Constitucional nesse edital, o que para muitas pessoas é algo positivo, já que é menos uma disciplina (complexa) a ser estudada. Nesse sentido, receba essa “ausência” como um presente, alocando o tempo que você gastaria com essa disciplina para as demais (é claro que você não vai estudar menos por causa disso).

Outro detalhe é em relação à disciplina Finanças Públicas, que veio com esse nome, mas traz apenas conteúdo de AFO. Nesse caso, além da leitura das aulas, o aluno precisa se debruçar sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei nº 4.320/64, de onde as bancas tiram a maioria das questões.

Percebam que “sai na frente” nesse certame, como sempre, os estudantes que já vinham batendo o núcleo duro da área fiscal, que vocês encontram no Curso Básico da Área Fiscal.

Como a prova será aplicada apenas em dezembro, dá tempo de sobra para reestudar todo o conteúdo. Por isso, sempre digo que o estudo a médio/longo prazo, dentro de uma área específica, é sempre o mais indicado.

No entanto, independentemente do seu nível, chamo atenção para a importância das revisões, que não podem faltar no seu planejamento. Isso porque só a repetição fará você memorizar tudo aquilo que tem que saber (e lembrar) no dia da prova.

Nesse aspecto, recomendo sempre a resolução de questões da banca, além do uso do Passo Estratégico como base. O Passo Estratégico é um MÉTODO PODEROSO DE REVISÃO E TREINO DE SIMULADOS, um material em PDF numa linguagem direta, objetiva, contendo:

  1. Orientações de estudo e exposição dos pontos mais importantes do conteúdo;
  2. Questões comentadas da banca específica do concurso;
  3. Análise estatística dos assuntos;
  4. Simulados de questões inéditas no estilo da banca;

Ressalte-se que você não precisa concluir todo o edital para usar o Passo Estratégico. Utilize este material durante as revisões periódicas, ao longo do estudo regular. No entanto, quando você bater o edital, tente vê-lo (o edital) novamente pelo Passo Estratégico, para dar aquela revisão geral.

Outro importante momento para usar o Passo Estratégico é na revisão de véspera, onde você pode usar os Roteiros de Estudo/Pontos a Destacar para revisar todo o conteúdo. Nunca esquecendo de fazer várias questões da banca, para pegar o jeito dela.

Se você tiver começando agora os estudos (área fiscal), inicie pelas disciplinas Contabilidade Geral, Direito Administrativo, Português, Direito Tributário, Finanças Públicas e Legislação Tributária. À medida que você for concluindo alguma dessas disciplinas, acrescente outras ao seu ciclo de estudos. Assim você consegue dar mais qualidade aos estudos.

Dentro dessas disciplinas, procure saber quais são os assuntos mais importantes (o Passo Estratégico traz essas informações), a fim de ajudar a direcionar mais energia para aquilo que vai te trazer mais pontos na prova.

No mais, o “segredo” da preparação para concursos é esse: ESTUDAR A TEORIA, REVISAR E PRATICAR. Girando esse ciclo indefinidamente, incessantemente, até passar!

Espero te encontrar na lista de aprovados! Bons estudos e até mais.

Prof. Rafael Barbosa

Sigam-me no Instagram: @prof.rafaelbarbosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.