Artigo

Concurso INSS: Saiba como foram os editais dos últimos 20 anos!

Passar no concurso INSS é o desejo de muitos concurseiros! Neste artigo, o Estratégia Concursos preparou uma análise detalhada de como foram os editais dos últimos 20 anos!

A ideia é fornecer a você, concurseiro, um amplo panorama de como têm sido os editais, as bancas examinadoras, as matérias cobradas e a evolução desse concurso tão aguardado. Vamos lá?

O que você vai encontrar nesta página:

  • Principais bancas responsáveis pelo concurso INSS;
  • Frequência de publicação dos editais e intervalo entre o edital e a prova;
  • Quais são os cargos com mais vagas no concurso INSS?
  • Principais matérias cobradas no concurso INSS

1) Principais Bancas responsáveis pelo concurso INSS

Durante os últimos 20 anos, a CESPE foi a grande responsável pelos concursos INSS. Em apenas 03 oportunidades a Organizadora foi alterada. Vejamos o quadro abaixo:

Concurso INSS – Bancas examinadoras

Com base nessa informação, investir na prática de exercícios da Banca CESPE será uma ótima “estratégia” para se adaptar ao perfil da prova. As questões da CESPE são estilo “Certo” e “Errado”, mudando de forma considerável o modo de responder cada questão.

2) Frequência de publicação dos editais e intervalo entre o edital e a prova

No quadro acima, verificamos que os editais do concurso INSS foram publicados em um intervalo máximo de 03 anos. Houve casos, inclusive, de concursos com intervalo de um ano.

Uma particularidade que se observa é a época em que normalmente ocorreram as publicações dos editais, sendo, na maioria das vezes, entre o final e o início do ano. Vejamos:

Concurso INSS – Datas de Publicação dos editais

Em apenas duas ocasiões os editais foram publicados em Agosto e Setembro; nas demais ocasiões os editais seguiram o padrão de publicação entre novembro e janeiro.

Como se pode observar, o intervalo entre o edital e a prova nos primeiros concursos foi muito curto, com exceção do edital de 2015/2016 que teve um intervalo de 145 dias.

Hoje, de acordo com o artigo 41, inciso I do Decreto nº 9.739/2019, os editais de concursos públicos deverão ter uma antecedência mínima de 04 meses da realização da primeira prova.

3) Quais são os cargos com mais vagas no concurso INSS?

Como podemos observar no quadro abaixo, os cargos que possuem mais vagas nos editais analisados sempre foram os cargos de Técnico (nível médio) e Analista (nível superior). O que facilita muito para os concurseiros, pois mesmo aqueles que possuem escolaridade de nível superior em área não contemplada no edital, poderão concorrer a uma vaga de Técnico.

Concurso INSS – Cargos Previstos

4) Principais matérias cobradas no concurso INSS

Os cargos mencionados no quadro acima possuem algumas matérias diferenciadas entre si, de acordo com cada especialidade. Listamos abaixo as matérias comuns mais cobradas no decorrer desses anos.

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Gerais – Concurso INSS

Conhecimentos específicos: cada especialidade possui matérias específicas de avaliação.  Listamos abaixo apenas as matérias mais comuns aos cargos de uma forma geral. Reforçando que cada cargo possui seus próprios conhecimentos específicos.

Conhecimentos Específicos – Concurso INSS

Nível superior e nível médio:

Os cargos de nível superior, na maioria dos editais, contemplam apenas provas objetivas, compostas de questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

A exceção ficou por conta do cargo de Procurador Autárquico (concurso de 1999) que na época, além da prova objetiva, incluiu também redação e prova de títulos.

Em relação ao cargo de Perito Médico, em 2004, houve previsão de curso de formação e em 2011 prova de títulos, além da prova objetiva.

Os demais cargos de nível superior exigiram apenas provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, mesma exigência para os cargos de nível médio.

Abraços,

Nádia Carolina

Concurso INSS – Saiba todos os detalhes!

Edital INSS – Análise Estratégica

Concursos Abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.