Notícia

Concurso INPI 2021: ministro DETERMINA edital em até um ano!

O ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta semana, durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, a realização do concurso do INPI no prazo máximo de um ano, podendo ocorrer em 2021.

A decisão se deu por conta do atual déficit de servidores do órgão. De acordo com o ministro, o Instituto está longe de trabalhar com sua capacidade máxima de pessoal, pois, dos 810 cargos de pesquisador em propriedade industrial previstos, 388 encontram-se atualmente vagos (52% de taxa de ocupação).

“Portanto, é de se verificar que o INPI opera em situação precária, com processos de trabalho ineficazes, defasagem tecnológica e carência de recursos humanos, o que o posiciona em patamar inferior aos seus equivalentes no plano internacional e denota a necessidade urgente de uma reformulação das práticas do órgão“, diz o texto da decisão.

Para que você possa entender a atual situação do órgão, a equipe de jornalismo do Estratégia realizou um levantamento do quantitativo de cargos vagos no quadro de pessoal do INPI. Confira abaixo:

CargoVacâncias
Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Pi59
Pesquisador em Propriedade Industrial328
Tecnologista em Propriedade Industrial20
Técnico em Propriedade Industrial53
Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Pi172

Vale lembrar que, no ano de 2020, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial afirmou, através do e-SIC, ao Estratégia, que faria sua solicitação anual de concurso público. Entretanto, o órgão não chegou a confirmar se o pedido foi efetivamente protocolado ao Ministério da Economia.

O órgão não realiza um concurso há mais de sete anos, sendo que o último edital com vagas efetivas foi divulgado no ano de 2014. Na ocasião, foram ofertadas oportunidades para os cargos de pesquisador e tecnologista em propriedade industrial.

Enquanto o concurso INPI 2021 ainda não é aberto, confira todas as atualizações e informações divulgadas até agora na íntegra. Acesse o link abaixo e fique sempre bem atualizado com o artigo exclusivo que preparamos para você.

Saiba mais: Concurso INPI

Quer estudar para o Concurso INPI 2021?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.