Notícia

Concurso IBGE: Gilmar Mendes manda informar verba necessária

Hoje (22), o STF pediu ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) que informe a verba necessária para a realização do Censo Demográfico 2022.

Despacho para informe de verba para o concurso IBGE
Fonte: despacho para informe de verba para o concurso IBGE

A determinação realizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, implica no fato de que a autarquia deverá tornar pública toda documentação que comprove que fez pedidos orçamentários ao governo federal.

Nesse sentido, é evidente que o IBGE, inclusive, está preparando uma nota de esclarecimento sobre a questão que deve ser divulgada nos próximos dias.

Vale ressaltar que a tópica está em alta, pois a pesquisa do Censo Demográfico é foco de disputa judicial, uma vez que o Supremo avaliou que o estado do Maranhão estaria descumprindo a decisão tomada pelo este em maio deste ano.

No ensejo, foi definido que o governo federal está obrigado a tomar as providências necessárias com a intenção de realizar a pesquisa somente em 2022. Para tanto, recursos orçamentários precisam ser reservados estrategicamente.

O distrito anteriormente havia comunicado previsão de 2 bilhões de reais para o estudo, contrapondo-se à afirmação do IBGE de que seriam precisos ao menos R$ 2,292 bilhões.

Dessa forma, o governo de Maranhão requisitou ao Supremo prazo para que a União envie ao Congresso proposta de acréscimo no Orçamento no valor de R$ 292,9 milhões, a ser utilizado para a realização do Censo. 

Para ajustar valores, a Advocacia-Geral da União (AGU) ainda vai discutir com o Congresso tais pormenores financeiros. O despacho foi assinado nesta 4ª feira e dá prazo de 10 dias para a resposta.

Concurso IBGE | Mais informações

Em relação ao concurso IBGE para concretização do Censo, ao todo, serão ofertadas 204.307 vagas distribuídas entre os seguintes cargos: Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS).

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística confirmou que se arquiteta para conseguir levar a campo a coleta do Censo Demográfico ainda no primeiro semestre de 2022, a partir de 1º de junho.

Para ficar por dentro de todos os detalhes acerca do concurso do IBGE (verba e demais atualizações fresquinhas), confira um artigo completo, de fácil compreensão, que elaboramos EXCLUSIVAMENTE para você!

Leia também: concurso IBGE


Quer estudar para o concurso IBGE?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.