Notícia

Concurso IBGE: recursos de Agente de Pesquisas e Mapeamento

Quer interpor recursos contra os gabaritos preliminares do concurso IBGE para Agente de Pesquisas e Mapeamento? Confira neste artigo!

O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) teve suas provas aplicadas em 1º de março. Com isso, os gabaritos preliminares da etapa já foram divulgados. 

Se você pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso IBGE – Agente de Pesquisas e Mapeamento, muita atenção: todo o processo deve ser realizado nos dias 4 e 5 de março, através do site da FGV.

E, para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo!

Concurso IBGE – APM: recursos de Geografia

Questão 29 – Observe o mapa da região central de São Paulo, no qual estão indicados os pontos A, B, C e D.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Mapa_sp.svg (Adaptado)

Considerando que um recenseador se desloque em linha reta do ponto A para o ponto B e, em seguida, do ponto B para o C, os deslocamentos ocorrerão, respectivamente, nos sentidos

  • (A) Sudeste → Norte → Oeste.
  • (B) Sudeste → Norte → Leste.
  • (C) Sudoeste → Norte → Oeste.
  • (D) Sudoeste → Norte → Leste.
  • (E) Noroeste → Sul → Oeste.

Gabarito preliminar: C

Solicitar a ANULAÇÃO da questão.

Argumentos para o recurso:

A questão solicita responder o deslocamento de um recenseador em linha reta do ponto A para o ponto B e, em seguida, do ponto B para o C. A resposta é: Do ponto A para o B → Sudoeste, e, do ponto B para o C → Norte.

A questão solicita identificar o deslocamento em dois trajetos. Ocorre que as alternativas trazem o deslocamento em três trajetos.

O gabarito preliminar traz a seguinte resposta: (C) Sudoeste → Norte → Oeste. O terceiro trajeto (Oeste) está sobrando, pois não foi solicitado identificar um terceiro trajeto. A letra (D) também traz como resposta os dois trajetos Sudoeste → Norte.

A seguir, tem um terceiro trajeto sobrando na questão: Leste. Pelos trajetos perguntados, do ponto A para o B e do ponto B para o C o gabarito preliminar poderia ser a “C” ou a “D”.

Além de o recenseador não ter percorrido uma trajetória Oeste, conforme indicado na letra “C”.

Por não haver um gabarito correto para a questão, solicita-se a sua ANULAÇÃO.

Considerando que um recenseador se desloque em linha reta do ponto A para o ponto B e, em seguida, do ponto B para o C, os deslocamentos ocorrerão, respectivamente, nos sentidos

Saiba mais: Concurso IBGE 2026


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso IBGE?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos