Artigo

EBSERH: vagas para Biomédico, Biólogo, Farmacêutico e Técnico em Análises Clínicas. O que caiu na última prova?

Olá, pessoal! Meu nome é Denise Rodrigues, sou professora de conteúdos da área da saúde, aqui no Estratégia Concursos. É com grande satisfação que venho falar sobre as vagas abertas para biomédico, biólogo, farmacêutico e técnico em análises clínicas na EBSERH, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que administra os hospitais federais.

ebserh: vagas

A EBSERH irá contratar, por meio de concurso público, mais de 2300 profissionais para atuação em seis hospitais federais! As seleções incluem provas objetivas e avaliação de títulos. Foram escolhidas duas bancas examinadoras para condução dos processos: AOCP e IBFC

O Instituto IBFC ficou responsável pelos certames de três unidades. Um para o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP-UFF), com a aplicação das provas objetivas prevista para 13 de novembro de 2016. Além desse, o concurso do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HUPEST-UFSC), com provas objetivas previstas para o dia 18 de dezembro de 2016. E também o concurso para o Hospital Universitário Gaffrée Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-UNIRIO), com provas objetivas previstas para o dia 22 de janeiro de 2017. Os três concursos somam 5 vagas para o cargo de biomédico, 5 vagas para biólogo, 25 vagas para farmacêutico e 25 vagas para técnico em análises clínicas! As inscrições para o concurso do HUAP-UFF já estão abertas, para o certame do HUPEST-UFSC iniciam em 07 de outubro e para o HUGG-UNIRIO começam em 14 de novembro.

Os outros três certames serão organizados pelo Instituto AOCP. Um para o Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) na Paraíba, com provas objetivas previstas para o dia 23 de outubro de 2016. Também organizará o concurso para o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello (HUJB), que tem provas objetivas previstas para o dia 04 de dezembro de 2016. E, finalmente, a seleção para Hospital Regional de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HRL-UFS), com aplicação das provas objetivas prevista para o dia 27 de novembro de 2016. Os três concursos estão com as inscrições abertas e somam duas vagas para o cargo de biomédico, uma vaga para biólogo, 26 vagas para farmacêutico e 21 vagas para técnico em análises clínicas!

Os candidatos aprovados para o quadro permanente da EBSERH serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa. A íntegra dos editais, com a distribuição das vagas e demais informações, está acessível na página da EBSERH e das bancas organizadoras. 

Bem, se você quer dar um novo rumo à sua vida profissional, o momento é excelente, hein?! São muitas vagas e, para todos os concursos citados, o salário é de R$ 5.409,79 para biólogos, biomédicos e farmacêuticos e de R$ 3.106,18 para técnicos em análises clínicas. Vale muito a pena se dedicar! Se você ainda não começou a estudar, corra! Dá tempo! Para motivar vocês, gostaria de compartilhar um “raio-X” da prova mais recente aplicada em concurso da EBSERH para o cargo de biomédico: o certame foi realizado em 28 de agosto pelo Instituto AOCP para ingresso no quadro profissional do Hospital Universitário João de Barros Barreto da UFPA, em Belém do Pará.

A prova foi composta de dez questões de “Língua Portuguesa”, cinco de “Raciocínio Lógico e Matemático”, mais cinco questões de “Legislação Aplicada à EBSERH”, dez questões de “Legislação Aplicada ao SUS” e 25 questões de “Conhecimentos Específicos”. E quero falar justamente sobre a parte de conhecimentos específicos! Clique na imagem abaixo e confira quantas questões sobre cada tópico do edital caíram na prova de biomédico:

ebserh: vagas

O tópico mais cobrado foi “Imunologia”, com 12 questões, seguido por “Microbiologia médica”, com três questões. Alguns conteúdos de Microbiologia, como Virologia, também foram cobrados de forma secundária em questões de “Imunologia”. Surpreendentemente, “Bioquímica” e “Hematologia“, dois assuntos tradicionais e de peso em provas para cargos na área da saúde, caíram em apenas duas questões cada! Assim como os tópicos de “equipamentos: princípios e fundamentos – filtros, destiladores e purificação de água” e “preparo de meios de cultura”. Chama atenção que o item “equipamentos – princípios e fundamentos” tenha sido cobrado de forma restrita ao tema da purificação da água, já que no edital havia pelo menos 10 itens sobre diferentes equipamentos e técnicas. Enfim, coisas do mundo dos concursos! Os tópicos “preparo de vidraria, reagentes e soluções” e “urinálise” estiveram presentes em uma questão cada, dentro do esperado. O fato é que não há regras quanto a isso e na próxima prova para ingresso na EBSERH poderá ser cobrada uma combinação diferente de “tópicos x número de questões”. Porém, podemos utilizar a prova mais recente como parâmetro de tendência da banca. 

Além de avaliar quais tópicos do edital foram mais cobrados, é válido prestar atenção a quais foram os assuntos mais frequentes! Dentro de Imunologia e Microbiologia, que tiveram o maior número de questões, destacaram-se: doenças auto-imunes, carcinogênese e Virologia (HIV, AIDS, HBV etc…). Observem que são temas super atuais e de grande importância em saúde pública, ou seja, tem tudo para serem cobrados novamente com grande peso!

Bem, espero que essa análise compartilhada com você seja um gatilho para disparar sua preparação ou um incentivo, caso já esteja estudando. Vamos sair da inércia! E se precisar de ajuda, saiba que aqui no Estratégia Concursos você encontra material completo e de qualidade para estudar e garantir sua vaga na EBSERH. É como sempre digo: vale a pena se dedicar a um objetivo! A vitória tem um sabor indescritível!

Cursos para EBSERH

Clique neste link e veja a análise completa sobre o que caiu nas 25 questões de conhecimentos específicos da última prova da EBSERH para biomédico! Preparei especialmente para você! Grande abraço e ótimos estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Como assim só são pontuadas provas de quem tem experiência comprovada? Carreira acadêmica, como mestrado, não conta?
    Luana em 06/02/17 às 20:47
  • O ruim é que só serão pontuadas as provas de quem tiver experiência comprovada.
    Alessandra em 15/09/16 às 07:02