Artigo

Concurso Delegado PCPR: como se preparar para a prova discursiva

Olá Pessoal,

Aqui é o professor Vinícius Silva e vamos continuar falando sobre a Prova Discursiva Delegado – PCPR

Nesse artigo vamos passar para vocês as principais dicas de como se preparar para essa prova e vamos abordar os seguintes pontos:

  1. Como se planejar para a segunda fase
  2. Como fazer uma boa peça prática
  3. Como se dar bem nas questões discursivas
  4. Como administrar o tempo na hora da prova

Agora é a segunda fase

Bom, pessoal, agora é a segunda fase que nos importa, e se você fez 50% dos pontos da primeira, pode ficar tranquilo que a segunda fase é uma realidade para você.

O edital é meio confuso, mas a interpretação que eu fiz é de que todos que atingiram o percentual de 50% dos pontos em jogo nessa primeira prova (objetiva), terão direito a realizar a prova de segunda fase.

Então confira o seu gabarito e se tiver nesse grupo seleto, trate de iniciar sua preparação o quanto antes, não vale a pena esperar o resultado dessa primeira prova.

Se você ficou por poucas questões, saiba que a equipe do Estratégia já encontrou algumas oportunidades de recurso, ou seja, algumas situações em que o gabarito pode mudar ou então o mais provável é que a questão seja anulada. Portanto, se você está precisando de poucos pontos, também vale a pena iniciar a sua preparação.

Assim, você não vai perder conteúdo, nem tampouco vai perder tempo de preparação.

Abaixo você vê os links de cursos específicos em que você pode se preparar com estratégia e foco no melhor resultado.

Pacotaço (Pacote Completo + Rodadas + Discursivas) p/ PC-PR (Delegado) – Pós-Edital

Discursivas p/ PC-PR (Delegado) Com Correção – Pós-Edital

Vamos agora abordar os pontos mencionados no início.

Como se planejar para a segunda fase

Então pessoal, como a prova ainda não tem data marcada, você deve pensar seus estudos como se ela fosse amanhã. Porém, não vale a pena atropelar as etapas do aprendizado.

A prova é composta por 3 questões discursivas cada uma de uma disciplina (Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Constitucional), além da prova de Peça prática.

Segue abaixo a composição dos pontos.

Área de ConhecimentoNúmero de QuestõesPontos por questãoTotal de pontos
Direito Penal (incluindo Legislação Penal Especial)212,525
Direito Processual Penal (incluindo Legislação Penal Especial)212,525
Direito Administrativo110,0010
Direito Constitucional110,0010
Elaboração de Peça Prática consistente em Representação por medida cautelar usualmente utilizada por Delegado de Polícia130,0030
Total7100,00

Veja que estamos tratando de uma prova que vale muitos pontos na pontuação total, então você deve se preparar ao máximo para essa etapa. A prova objetiva da primeira etapa foi extremamente exigente e a segunda fase não será diferente, estamos esperando uma prova em alto nível.

Uma sugestão de programação semanal para essa prova seria a seguinte:

  1. Estudar uma peça (dar prioridade para as mais comuns)
  2. Estudar uma matéria das questões discursivas a cada dia (Penal, Processo Penal e Constitucional)
  3. Fazer uma revisão no quinto dia
  4. Dois simulados no fim de semana (um em cada dia)

Essa é apenas uma sugestão de como se planejar para essa prova.

Como fazer uma boa peça prática

Aqui, muitos de vocês ainda não tiveram contato nenhum com a peça prática, ou seja, não possuem ainda uma vivência ou experiência de outros concursos que cobraram a peça.

Sugiro que você assista nosso webinário na próxima terça-feira (16/07 – 19:00), oportunidade em que falaremos as principais dicas da peça e de como se dar bem nessa prova.

O ideal aqui é memorizar um modelo coringa, aquele que pode ser usado em qualquer peça, guardadas as pequenas diferenças entre as diversas representações.

Por outro lado, você não pode deixar de realizar muitos exercícios, em um primeiro momento vale a pena assistir uma videoaula, ou ainda ler uma peça prática já pronta.

Dessa forma, você saberá como é que se ganha o jogo. Depois disso, vale a pena iniciar os exercícios por conta própria, é claro que no primeiro você vai sofrer um pouco, mas não pode desistir. Nos próximos você vai sentindo a evolução e a coisa vai entrando na sua mente.

Então a regra é assistir uma videoaula, depois verificar um exercício resolvido e por fim tentar fazer um sozinho. Lembre-se sempre de ter um modelo de peça pronto na sua mente.

Como se dar bem nas questões discursivas

Bom pessoal, aqui não tem muito segredo, você tem que ser bom de conteúdo. As questões dessa parte da prova costumam ser bem trabalhosas e eu espero questões com a parte da jurisprudência, e alguns pontos doutrinários bem específicos.

Por outro lado, você tem que dominar também a estrutura de uma questão discursiva. A minha aposta é que as questões sejam longas e abordem temas bem polêmicos e sejam estruturadas em itens a serem respondidos.

As situações práticas também certamente deverão fazer parte das questões discursivas, ou seja, as questões devem abordar casos concretos e esperar uma solução do candidato.

Outra coisa importante é não cometer muitos erros de Língua Portuguesa, é fundamental não perder pontos valiosos nesse detalhe, e muita gente acaba perdendo pontos nisso.

Essas são as principais dicas para se dar bem nas discursivas.

Como administrar o tempo na hora da prova

O tempo é realmente um grande vilão, então a melhor dica aqui é fazer bastantes simulados, inclusive com o controle rigoroso do tempo.

Afinal, você não vai querer perder essa chance porque não soube administrar o tempo, depois não tem mais como voltar atrás.

A dica é iniciar sempre pelos pontos que você mais entende e conhece do conteúdo. Assim, se você é bom de peça e já identificou qual peça é a cobrada, inicie logo por ela.

Por outro lado, se você leu rapidamente alguma questão e já sabe como resolvê-la, não hesite em iniciar por essa discursiva.

Enfim, a ideia é fazer uma leitura inicial e depois sair fazendo aquelas que você já identificou a resposta. Não se prenda a questões complexas e não perca tempo com elas.

Essas são as principais dicas para administrar o tempo e uma discursiva.

Bom pessoal, por hoje é só, durante essa semana vamos continuar publicando artigos acerca da preparação para a segunda fase.

Abaixo seguem os links para os nossos cursos.

Pacotaço (Pacote Completo + Rodadas + Discursivas) p/ PC-PR (Delegado) – Pós-Edital

Discursivas p/ PC-PR (Delegado) Com Correção – Pós-Edital

Instagram: @profviniciussilva

Abraços.

Prof. Vinícius Silva.

Mais informações: concurso Delegado PR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.