Artigo

Concurso da Polícia Militar de SP: como ser aprovado começando agora?

Saiba as principais informações sobre o concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo e, dessa forma, prepare-se desde já para ser aprovado.

Polícia Militar de SP

Na última semana, o professor Paulo Bilynskyj (Delegado da Polícia Civil de São Paulo) e o preparador físico Guilherme Solano (Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo) realizaram um webinário para esclarecer os principais pontos referentes ao concurso da Polícia Militar de São Paulo.

Nesse artigo, traremos as informações apontadas no Webinário, para você que não conseguiu acompanhar.

Além disso, caso queira assistir à transmissão na íntegra, confira o vídeo a seguir:

Webinário do concurso da Polícia Militar de São Paulo

Suspensão do concurso e expectativa pelos próximos editais

Antes de mais nada, cabe destacar que o concurso da Polícia Militar de São Paulo (PM/SP) está temporariamente suspenso, em razão do estado de calamidade pública ocasionado pela COVID-19.

Não obstante, vale dizer que o edital para o cargo de Oficial foi publicado no mês de abril, enquanto que os editais para o cargo de Soldado devem ser publicados assim que o estado de calamidade terminar. É isso que aposta Paulo Bilynskyj, que acredita que haverá publicação de dois editais com previsão de 2.700 vagas, cada um, para o cargo de Soldado.

Além disso, Guilherme Solano destacou que o governador do Estado de São Paulo, João Doria, quando assumiu o governo, afirmou que seriam abertas novas 13 mil vagas para a Polícia Militar do Estado, ao longo dos 4 anos de seu governo, o que aumentou a expectativa para o concurso.

Com efeito, no webinário, foi ressaltada a necessidade de contratações pela corporação. A Polícia Militar do Estado de São Paulo se destaca entre as demais pela sua regularidade na realização de concursos públicos: há, em média, 2 concursos por ano, cada um com mais de 2 mil vagas previstas em cada edital.

Assim, evidencia-se que o concurseiro não deve desanimar. O concurso da Polícia Militar de São Paulo é um concurso de “dimensões monstruosas”, de acordo com o que afirmou Paulo Bilynskyj. Conforme previsto, serão 5.400 vagas ofertadas para o cargo de Soldado, além das 130 vagas já previstas no edital para o cargo de Oficial.

Principais informações do concurso da Polícia Militar de SP

Concurso da Polícia Militar
Informações do concurso da Polícia Militar de SP

No quadro acima, pode-se verificar as principais informações relativas ao concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em relação à remuneração, cabe destacar que o Policial Militar recebe uma série de vantagens financeiras, como adicional de insalubridade, auxílio-alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica, entre outras.

Além disso, quanto aos requisitos, destaca-se que o cargo de Soldado da Polícia Militar exige apenas nível médio, sendo, portanto, uma ótima oportunidade para os estudantes que ainda não têm curso superior completo.

Por outro lado, os professores destacaram que, se o aluno estiver quase finalizando a faculdade e tiver interesse no cargo de Delegado, o ideal é que já se prepare para ele. O concurso de Delegado exige um alto nível de preparação, que não será encurtado caso o aluno opte por estudar para a Polícia Militar primeiramente.

Além disso, também não é indicado que o aluno tente conciliar o estudo para Polícia Civil e Polícia Militar, tendo em vista que há muitas disciplinas diferentes entre os certames. Confira:

Estrutura da Prova Objetiva do concurso da PM/SP (cargo: Soldado)

Prova Objetiva do concurso da PM/SP

Disciplinas exigidas para o cargo de Soldado (PM/SP)

Disciplinas exigidas no concurso da Polícia Militar (cargo: Soldado)

Assim, o aluno deve ter foco. Se tiver, de fato, interesse e disponibilidade para estudar para o concurso da Polícia Militar, deve se dedicar no estudo das disciplinas desde já. Dessa forma, sairá na frente dos demais candidatos e aumentará suas chances de aprovação.

Dúvidas frequentes sobre o concurso da Polícia Militar

Além de estudar para as provas objetiva e dissertativa (redação), o concurseiro deve se preparar, também, para as demais etapas do certame: exames de aptidão física, de saúde e psicológicos; avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

Nesse contexto, no webinário, os alunos enviaram algumas dúvidas sobre o concurso da Polícia Militar de São Paulo, que foram objetivamente esclarecidas pelos professores. Confira:

Desvio de septo reprova?

Conforme afirmaram os professores, é muito comum que as pessoas nem saibam que possuem desvio de septo. Com efeito, muitas delas tomam conhecimento disso justamente no momento da realização do exame de saúde do concurso público.

Ocorre que, de fato, o desvio de septo pode reprovar os candidatos, sendo, inclusive, um fato que já ocorreu, nos diversos concursos da Polícia Militar organizados pela banca Vunesp.

Nesse sentido, considerando que os editais não têm mudado e que, portanto, as exigências médicas têm se perpetuado por anos, vale a pena fazer uma consulta médica para verificar se há indicação de realização de cirurgia, para não correr o risco de ser eliminado por esse problema.

Cicatriz reprova? E o que mais?

Os principais motivos de reprovação no exame de saúde do concurso da Polícia Militar estão relacionados a desvios na coluna, problemas odontológicos e oftalmológicos.

Nesse contexto, vale dizer, porém, que a correção visual não é obrigatória: respeitados os limites impostos pelo edital, é possível, inclusive, que o candidato realize a prova de óculos.

No mais, respondendo algumas dúvidas dos alunos, os professores esclareceram que cicatrizes podem, sim, reprovar os candidatos. Um bom exemplo é a cicatriz decorrente do uso de alargador: trata-se de um caso em que há interferência direta na segurança do candidato, futuro policial.

Aparelho ortodôntico, por outro lado, não faz com que os candidatos sejam reprovados. Indica preocupação e cuidado com sua higiene bucal, o que é um bom sinal, inclusive.

Como se preparar para a aferição de altura?

Quanto à altura dos candidatos, o conselho para aqueles que estão no limite permitido (1,55cm) é realizar alongamentos e corrigir a postura. No dia e na véspera da prova, aconselha-se a ingestão de bastante água e a realização do mínimo esforço possível.

Há candidatos que chegam deitados, no local de prova, ou deitam-se logo após chegar ao local, para não sofrerem muita interferência da gravidade. Vale dizer que, no dia do Teste de Aptidão Física (TAF), a aferição da altura é a primeira avaliação a ser feita.

Por fim, evidencia-se que o conselho para todos os casos é: não vale a pena correr riscos. Se puder, em tudo, já se antecipe. Leia o edital com atenção, consulte um médico e realize antecipadamente os procedimentos possíveis e necessários para o seu caso.

Há muitas vagas no interior de São Paulo?

Alguns alunos enviaram perguntas aos professores questionando sobre o número de vagas que costuma ser ofertado, no concurso da Polícia Militar, para o interior do Estado de São Paulo.

Nesse contexto, foi esclarecido que o Curso de Formação de Oficiais (CFO) é integralmente realizado na capital do Estado. Por sua vez, a escola de Soldados é pulverizada – há alguns polos formadores localizados no interior.

No mais, a verdade é que o candidato deve estar ciente de que o número de vagas abertas no interior é bem menor, quando comparado àquele ofertado para a capital. Além disso, essas poucas vagas do interior são ofertadas, inicialmente, para aqueles que já integram a corporação há mais tempo e possuem interesse em sair da capital.

Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar

Por fim, Paulo Bilynskyj e Guilherme Solano resumiram as 4 provas do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para que os alunos já se preparem com antecedência. Confira quais são:

1ª PROVA: teste de apoio de frente no solo (flexão e extensão de cotovelos). Os homens realizam a prova na posição tradicional, ou seja, com 4 apoios. Por sua vez, as mulheres efetuam o teste com apoio dos joelhos em um banco de 36 centímetros de altura.

2ª PROVA: teste de resistência abdominal (tipo remador).

3ª PROVA: corrida de 50 metros (tiro de velocidade). O candidato deve correr 50 metros na pista, sem obstáculo. Há um alto índice de lesão entre os candidatos, nesta prova, por falta de preparação prévia.

4ª PROVA: corrida de 12 minutos (teste de resistência cardiorrespiratória). Nessa prova, quanto maior a distância percorrida, maior a pontuação.

Além disso, em todas as provas, deve-se obter o mínimo de 10 pontos para seguir para a etapa seguinte, sendo que, somadas todas as pontuações do TAF, o candidato deve obter, pelo menos, 201 pontos.

Comece desde já e seja aprovado!

Conforme o exposto no webinário, todas as etapas do concurso exigem um alto nível de preparação dos candidatos. Assim sendo, é necessária dedicação prévia por parte dos alunos, para progredirem nos estudos e nos treinos até alcançarem a aprovação.

No entanto, não há fórmulas mágicas: exige dedicação, disciplina e, evidentemente, um bom material. Conheça nossos cursos para o concurso da Polícia Militar e não deixe para se preparar somente em cima da hora. Comece, desde já, a se dedicar, e lá na frente você colherá os frutos do seu empenho.

Bons estudos!

Nathália Reyes

Quer estudar para o concurso da Polícia Militar? Então prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos no país. Assim, assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Além disso, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.