Artigo

Concurso AFT: detalhes sobre a carreira e expectativa de novo certame

Concurso AFT: detalhes sobre a carreira e expectativa de novo certame.

Olá, pessoal!

concurso aftHoje estamos aqui para dar dicas, orientações e contar um pouco da rotina de trabalho de um Auditor-Fiscal do Trabalho, também chamado apenas por sua sigla: AFT!

O AFT é uma das poucas carreiras que, além de ter suas atribuições exigidas pela Constituição, tem atribuições exigidas internacionalmente! A Convenção n.º 81 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) exige que o Brasil tenha uma inspeção do trabalho! Essa é uma carreira essencial ao Estado brasileiro! Quer saber mais? Dê uma olhada:

Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio

Bom, tenho conhecimento de causa para falar sobre este concurso AFT, pois sou AFT desde 2010, e uma das coisas que mais chamam a atenção é a interdisciplinaridade e inúmeros campos de atuação para um AFT.

Temos vários colegas formados em Direito, Engenharia, Administração, Economia (meu caso, hehe), áreas ligadas à saúde, como Medicina, Fisioterapia, etc… E há espaço para se fazer de tudo, desde atributos mais ligados à legislação, aspectos referentes a receitas, como fiscalização de débitos referentes ao FGTS e, claro, ligado à saúde e segurança do trabalhador, desde ergonomia até verificação técnica de obras mais complexas e perigosas.

O AFT, portanto, colabora com a União tanto nas receitas e no cumprimento das leis trabalhistas quanto zela pelo bem-estar e segurança do trabalhador. É um trabalho extremamente gratificante, e há a possibilidade de trabalhar tanto externamente quanto internamente.

Vamos discutir um pouco sobre as possíveis áreas de atuação do AFT, dividindo em atividades internas e externas.

Internas

-Análise de Multas e Recursos: Nessa atividade você vai fazer a análise dos recursos relativos às autuações feitas por outros AFTs. Muitas pessoas que gostam do Direito e querem atuar em uma área muito jurídica tendem a se identificar demais com essa atribuição.

-Relações do Trabalho: Trata-se de uma atividade de mediação de conflitos, assim você vai fazer mesas redondas entre empregados, empregadores e sindicatos, com vistas a ajudar as partes a chegarem a um acordo (sempre dentro da lei, lembre-se de que AFT não é juiz). Não é toda regional que tem essa atividade realizada por um AFT, mas ainda há muitos auditores com essa atribuição.

-Chefias de fiscalização: O nome é autoexplicativo, certo? Você que vai emitir as Ordens de Serviço e determinar quais empresas serão fiscalizadas e que denúncias serão atendidas, além de ser responsável pela organização da fiscalização do trabalho em sua regional.

-Superintendentes e Gerentes Regionais: Ambos comandam as atividades administrativas de uma regional (estado ou região), sem ligação direta com a fiscalização. O gerente/superintendente comanda atividades administrativas como controlar o setor de emissão de carteiras de trabalho, aluguel predial, cuidar dos serviços de manutenção e limpeza, etc.

-Secretaria de Inspeção do Trabalho: Órgão central, em Brasília! A desvantagem é que, para a maior parte dos candidatos, trabalhar em Brasília é ficar longe de casa. A vantagem é que você terá um papel importante na definição dos rumos da fiscalização nacional, com normatização, planejamento, etc.

Externas

Basicamente, um AFT externo recebe uma Ordem de Serviço, que indica o que e onde ele deverá fiscalizar. A partir daí você terá total liberdade para fazer sua fiscalização, você irá determinar sua rotina de trabalho e a forma de realizar os procedimentos necessários. Após finalizar a inspeção, você irá lançar um Relatório de Inspeção no sistema, indicando o que você encontrou e o que autuou.

“Professor, como funciona a fiscalização?”

Isso é quase impossível de responder aqui! Há diversas modalidades e tipos de fiscalização! Você pode ter de fazer uma fiscalização direta, que você tem de ir até a empresa, indireta, na qual você notifica a empresa por correio para que a mesma leve documentos na repartição, mista, uma mistura das duas últimas, etc.

A atividade de fiscalização é dividida em Projetos, ou seja, áreas de atuação! Os projetos em que você estiver inserido irão determinar sua rotina de trabalho. Algumas áreas de atuação são:

  • FGTS -Muito parecido com as atividades fiscais de Auditores da Receita Federal, com levantamento de débito;
  • Projetos de Segurança e Saúde no Trabalho -Atividades realizadas, quase sempre, dentro da empresa. Nessa atividade você analisará, do ponto de vista do trabalho, grandes maquinários, barragens, dentre outras estruturas de engenharia muito interessantes. Essa atividade é a preferida dos engenheiros. Quando você vê aqueles acidentes de trabalho trágicos na televisão, pode ter certeza, tem um AFT lá!
  • Projetos sociais -Inclusão de Pessoas com deficiência (PCD) e aprendizes no mercado de trabalho. Essa atribuição dá uma grande satisfação, pois você vê o resultado de sua atuação na melhoria de vida das pessoas. Nesse trabalho você irá exigir o cumprimento das cotas legais de aprendizes e PCD por parte das empresas, bem como sensibilizá-las da importância da mesma.
  • Dentre muitas outras!

“Nossa, quantas atribuições, tem para todos os gostos…. Mas e a remoção, Professor?”

Pronto! Chegamos em um ponto central na vida de 99% dos candidatos: “Quando eu volto para casa?”

Esse, na minha opinião, é um dos maiores atrativos da carreira! Você vai morar onde quiser no Brasil inteiro. Há muitas regionais e diversas opções de regionais para você pedir remoção.

Não tem jeito, tal como na Receita, normalmente, o Auditor começa no Norte (Amazonas, Rondônia, etc.). MAS, HÁ UMA FALTA MUITO GRANDE DE AFT AO LONGO DO PAÍS, O QUE FACILITA A REMOÇÃO PARA LOCAIS CONSIDERADOS “IMPOSSÍVEIS” EM OUTROS ÓRGÃOS. As opções de remoção costumam ser excelentes! Eu comecei no Amazonas e fiquei lá apenas 11 meses, voltando para o interior de São Paulo em seguida, praticamente do lado de casa!

Além disso, diferentemente de outros órgãos, você não precisa pedir autorização para chefe nenhum. Se você participou do processo de remoção e conseguiu, tchau!

“Muito bom! E a remuneração?”

Bom, queridos alunos, a remuneração atualmente é equiparada ao salário dos Auditores da Receita Federal, por exigir a mesma complexidade e responsabilidade de um Auditor da Receita. O nosso salário inicial é de aproximadamente R$ 16.400,00 (contando o auxilio alimentação e o auxílio saúde), chegando a mais de R$ 23.000 no fim da carreira.

“Que belo salário!”

Vai ficar ainda melhor! Os AFTs fecharam o mesmo acordo que os Auditores da Receita Federal com o Ministério do Planejamento, o que tornou a carreira incrivelmente atrativa. Quer saber mais? Dê uma olhada no artigo do meu grande amigo, o Prof. Ali (Auditor da Receita):

 Auditor-Fiscal do Trabalho – um novo (e interessantíssimo) cargo em 2017

 Concordo com o Ali…a concorrência será desumana!

Nos últimos concursos, a concorrência para o cargo de AFT está cada vez mais cruel! Tem que se preparar muito antes do edital, pois são muitas as matérias e a cada concurso que passa a concorrência está mais acirrada! Vejam alguns dados comparativos com um cargo semelhante, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB):

Certame Inscritos Relação
Cand./Vaga
AFT/2013 48.035 480,35
AFRFB/2012 26.313 131,56
AFT/2009 53.714 241,95
AFRFB/2009 77.894 173,09

“O que é mais difícil, professor, Auditor da Receita ou do Trabalho?”

Pessoal, essa pergunta é comum e não faz muito sentido! Depende das suas aptidões, preferências por disciplinas, dentre outros motivos. O que eu quero dizer com essa tabela é: quer ser AFT? Você tem que se preparar muito, com matérias adequados e com antecedência!

Vamos avaliar o último edital do concurso AFT:

Primeira coisa, não acredite na quantidade de matérias que você está contando diretamente. Por exemplo, Administração Geral e Pública são duas matérias e muito extensas por sinal! É importante olhar o conteúdo programático e avaliar o que é importante estudar. O bom é que o Estratégia Concursos faz isso para você! 

“Mas, eu tenho que estudar tudo que caiu no último certame? Estou sem tempo!”

Se você quiser, não estude tudo ainda! Pense, o que é mais comum de cair? Ora, as matérias que caem sempre. Vamos ver a correspondência:

2009 (ESAF) 2013 (CESPE) Caiu em 2009 e em 2013?
Língua Portuguesa Língua Portuguesa SIM
Raciocínio Lógico-Quantitativo Raciocínio Lógico-Quantitativo SIM
Direitos Humanos EM PARTE
Administração Pública Administração Geral e Pública SÓ PÚBLICA
Informática SÓ 2013
Direito Constitucional Direito Constitucional SIM
Direito Administrativo e Direito Administrativo SIM
Auditoria SÓ 2013
Economia do Trabalho Economia do Trabalho SIM
Direito do Trabalho Direito do Trabalho SIM
Seguridade Social EM PARTE
Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária SIM
Segurança e Saúde no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho SIM
  Legislação do Trabalho SIM
Contabilidade Geral SÓ 2013
Ética na Administração Pública SÓ 2009
Sociologia do Trabalho SÓ 2009
Direito: Civil, Penal e Comercial SÓ 2009
Espanhol ou Inglês SÓ 2009

Ora, você vai estudar tudo, certo? Mas, comece pelo que você tem certeza de que irá cair! Lembre-se de que o concurseiro é, antes de tudo, um estrategista!

Inclusive, o concurso AFT tem sido um ponto recorrente de dúvidas de alguns alunos, pois o último certame foi finalizado em 2013 e, até agora, ainda não há autorização para a realização de novos concursos. Contudo, não é hora de desanimar!

Como todos sabem, vivemos em um momento delicado da economia brasileira e bons concursos têm sido postergados, e muitas vezes com menos vagas do que deveriam ter para manter a qualidade do serviço público. Mas é esperado que neste ano haja um grande número de requerimento de aposentadorias de AFTs, e provavelmente exigirá a abertura de concurso para suprir parte dessas baixas.

O governo está tendo muitos problemas de caixa, portanto as carreiras fiscais são um ótimo investimento, para o país e para você! O combate às fraudes no mercado de trabalho, redução de gastos previdenciários com acidentes, arrecadação de FGTS e outras contribuições fazem da carreira de AFT um ótimo investimento para o Governo! O concurso AFT tem de acontecer porque a inspeção do trabalho está sofrendo com falta de pessoal e excessivo número de aposentadorias!  É SÓ AGUARDAR!

Um bom concurseiro tem que estar preparado para quando a oportunidade aparecer! Portanto, não desanimem! Este concurso tem uma concorrência altíssima, e quando o edital sair, tenho certeza que com o meu apoio e demais professores do Estratégia, vocês estarão prontos para enfrentá-lo e saírem vitoriosos!

Saiba que no concurso AFT de 2013, de 101 aprovados 56 foram alunos do Estratégia Concursos. Conheça a história Adalto Araújo, aprovado em 1º lugar no concurso AFT de 2013:

Adalto Araújo: 1º lugar no concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT)

Foco sempre!

Jeronymo Marcondes

Professor de Economia do Trabalho

Auditor-Fiscal do Trabalho

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Larissa Nós temos novidades sobre o certame em nossa página: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-aft/, confira e salve em seus favoritos para saber sobre as novidades. Também temos o e-book para estudar para o concurso, confira em https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-aft-e-book-estatisticas-cespe/. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 16/07/18 às 17:29
  • Olá, gostaria de ficar por dentro sobre o novo concurso para AFT bem como para o preparatório. Obrigada desde já!
    Larissa Fernandes e Barros Aguiar em 16/07/18 às 17:25
  • Boa noite Professor, muito obrigado pelos esclarecimentos. Em 2013, foram apenas 100 vagas, o que tornou a concorrência desumana. Para o próximo, foram solicitadas 847 vagas. O sr arriscaria um chute no total que serão autorizadas?
    Jucier em 29/06/16 às 20:26
  • Oi Marcos. Com certeza! Em 12 meses dá para estudar muito. Mas, comece logo! Abraços
    Jeronymo Marcondes em 23/06/16 às 08:55
  • OI Rosana. Acho improvável. Aposto na ESAF de novo Abraços
    Jeronymo Marcondes em 23/06/16 às 08:54
  • OI Moisés O concurso é para nível superior, ponto! Continue estudando! Abraços
    Jeronymo Marcondes em 23/06/16 às 08:54
  • Oi Ana! Acho que será sim! Essas matérias geram mais conteúdo, o que é importante em concursos de alto nível. Mas, certeza, não dá para ter! Abraços
    Jeronymo Marcondes em 23/06/16 às 08:53
  • Professor Jeronymo, O senhor acha que vai ser Cespe/Cebaspe novamente ou pode ser outra? Obrigada.
    Rosana em 08/06/16 às 16:15
  • ótimo artigo, abordou de uma forma ampla e com isso foi possível conhecer de uma forma geral e com detalhes essenciais, me identifiquei nas atribuições, acho que é isso de projetos de segurança e saúde e tbm do PCD, agora me chamou a atenção a formação no início, só bacharéis... tenho curso superior, mas não é bacharelado. tenho chance rs?
    moises em 08/06/16 às 15:48
  • Professor será q direito civil,penal e comercial vai ser cobrado??
    ana em 28/05/16 às 14:52
  • Professor, será que dá pra se preparar durante cerca de 12 meses, até o edital (que será publicado, claro com toda incerteza eu afirmo, aproximadamente nesse lapso temporal).
    Marcos em 06/05/16 às 01:34
  • Excelente artigo!!! Estava sentindo falta de artigos relacionados aos AFT´s (meu foco e meu sonho!), por favor mantenham a regularidade neste tipo de artigo, informando sempre o andamento do próximo concurso e as novidades do cargo!
    Quero ser AFT em 05/05/16 às 22:51
  • Obrigado, meu amigo!
    Jeronymo Marcondes em 02/05/16 às 16:28
  • Oi Francisco. Nesse momento de transição, estamos aguardando. Mas, não há como demorar demais, pois precisamos URGENTE de pessoal! O importante é estudar antecipadamente, pois a concorrência será grande! Abraço
    Jeronymo Marcondes em 02/05/16 às 16:28
  • Excelente artigo, parabéns! Servirá como referencial.
    Débora Dias em 02/05/16 às 15:18
  • tenho bastante interesse pela carreira de AFT desde que fui estagiária da SRTE - Ce e pude ver um pouco do que eles fazem, é bom unir o útil (estabilidade e um bom salário) com o agradável (ajudar os trabalhadores, devolver em benefícios para a sociedade a oportunidade de ser um AFT)
    Alexandrina Cássia Ramalho Oliveira em 02/05/16 às 13:37
  • Alguma perspectiva ou chute para um próximo certame?
    francisco em 02/05/16 às 12:38
  • Bom dia professor! Ótimo artigo, esclareceu muitas dúvidas sobre a carreira, principalmente sobre transferência. Agora tenho uma questão, vemos falar muito bem sobre os principais concurso no Brasil, mas quase nunca lemos sobre as vagas destinados para deficientes, sobre a concorrência e dificuldades enfrentadas por esse público tão renegado por todos.
    Augusto em 02/05/16 às 11:33
  • Este artigo é foi maravilhoso quanto a estímulo pela carreira e informações importantes. MUITO OBRIGADA PROFESSOR!!!!!
    Alexsandra em 02/05/16 às 08:03
  • Olá Professor! Muito obrigado pelo artigo! Sonho de ser AFT proximo de concretizar. Trabalhando diariamente para isto! Fiquei muito feliz em saber que com apenas 11 meses você conseguiu vir para minha cidade Piracicaba/SP. Espero te encontrar em breve com boas novas! Mais do que o sonho em ser AFT, você é a realização de o ser em minha terra natal! Um forte abraço! Deus o abençoe e sempre mantenha contato conosco, pois alimenta nosso esforço para com paixão possamos trabalhar juntos!
    Giovani em 01/05/16 às 23:02
  • Excelente artigo. Sanou muitas dúvidas. Obrigada.
    Raquel Oliveira em 01/05/16 às 22:23
  • Parabéns professor pelo excelente artigo. Estudo há 3 meses pro concurso de AFT e não desanimarei, pois com certeza, sairá um dia. Em relação às disciplinas, meu plano de estudos contempla justamente as disciplinas que caíram nos dois últimos concursos. Obrigada por compartilhar conosco importantes informações e dicas.
    jacqueline lima em 01/05/16 às 22:07
  • Boa tarde Doutor, há muito tempo, com o devido respeito aos demais artigos, não vejo um artigo tão bom como esse acerca do concurso do AFT. Artigo com riqueza de detalhes acerca do concurso , bem como as atribuições do cargo.Confesso que consegui tira minha atenção dos estudos ( risos). Parabéns pelo excelente trabalho !
    JAMILTON SANTOS em 01/05/16 às 16:55