Concurseiro pode praticar atividade física?
Concursos Públicos

Concurseiro pode praticar atividade física?

Um dia desses, numa entrevista inicial de Coaching, recebi um aluno muito empolgado! Dizia ele que pretendia ser aprovado o quanto antes, e por esse motivo, já havia até solicitado o trancamento de sua matrícula na academia. Segundo ele, não poderia mais perder tempo com essas “besteiras” e iria se dedicar integralmente aos estudos.

Talvez você, concurseiro, neste momento, praticante de alguma atividade física, possa até ter ficado com peso na consciência e esteja se perguntando se não deveria fazer o mesmo, certo? ERRADO! O fato de o cargo que você está pleiteando não exigir prova física NÃO significa que você deva abandonar o esporte que você pratica!

Muito pelo contrário! A rotina de estudos, estressante por definição, exige uma válvula de escape que permita renovar as energias, desestressar e oxigenar a mente. E não tenha dúvidas que a prática de uma atividade física não só pode, como deve ser aliada do concurseiro em sua jornada.

A pergunta que você pode estar se fazendo agora é: mas qual é a atividade física mais recomendada para aquele que se prepara para concurso? A minha resposta é: DEPENDE! Escrevi recentemente um artigo sobre a importância do autoconhecimento. E essa questão cai como uma luva para esta nuance também!

A atividade física ideal é aquela que de fato faz você se desconectar desse mundo! Não sou da área da saúde, mas já li que atividade física boa é aquela que libera endorfina em nossas veias. Esta, segundo uma consulta rápida no doutor Google, é um hormônio relacionado com a sensação de prazer e bem-estar.

Chegamos ao ponto! Tem algo que o concurseiro precise mais do que prazer e bem-estar, após (ou porque não antes!?) aquele dia pesado de estudos? Então, meu amigo, não sinta a consciência pesada e descubra a atividade que te dê prazer!

O mais importante é buscar o equilíbrio, adequando à sua realidade. Se você tem o privilégio de ter uma vida com menos compromissos, é claro que pode se dar ao luxo de praticar mais vezes durante a semana a sua atividade. Só tenha em mente que dificilmente será possível ser campeão olímpico e aprovado em concurso ao mesmo tempo. Se sua vida é mais atribulada, pelo menos aquela peladinha semanal com a galera você pode jogar sem culpa, ela vai te fazer bem, mesmo que você seja o perna de pau do time, acredite!

Quer mais algumas dicas bacanas? Tem um botão azul aqui embaixo nesta página com um link para meus outros artigos! Tem alguma crítica, comentário ou sugestão de tema para meu próximo artigo? Deixe uma resposta nos comentários. Quer ser orientado por mim no programa de Coaching? É só pedir ao contratar o serviço.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos

Posts Relacionados

Alberto Kovarik

Alberto Kovarik

 Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado do Rio de Janeiro (ICMS-RJ), tendo sido aprovado no concurso de 2011 Desde Janeiro de 2015 trabalhando com a preparação de alunos para os principais concursos do país (alunos aprovados no ISS Cuiabá, ISS Niterói, ICMS PI, ICMS MA, ICMS SC etc.). Primeiro contato com coaching na condição de aluno (coachee) ainda em 2011.  Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aprovado nos concursos: Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (3 vezes entre os 3 primeiros colocados); Analista de Planejamento e Orçamento (APO) da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro (2010); Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2012).

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados