Artigo

Concurseiro pode praticar atividade física?

Um dia desses, numa entrevista inicial de Coaching, recebi um aluno muito empolgado! Dizia ele que pretendia ser aprovado o quanto antes, e por esse motivo, já havia até solicitado o trancamento de sua matrícula na academia. Segundo ele, não poderia mais perder tempo com essas “besteiras” e iria se dedicar integralmente aos estudos.

Talvez você, concurseiro, neste momento, praticante de alguma atividade física, possa até ter ficado com peso na consciência e esteja se perguntando se não deveria fazer o mesmo, certo? ERRADO! O fato de o cargo que você está pleiteando não exigir prova física NÃO significa que você deva abandonar o esporte que você pratica!

Muito pelo contrário! A rotina de estudos, estressante por definição, exige uma válvula de escape que permita renovar as energias, desestressar e oxigenar a mente. E não tenha dúvidas que a prática de uma atividade física não só pode, como deve ser aliada do concurseiro em sua jornada.

A pergunta que você pode estar se fazendo agora é: mas qual é a atividade física mais recomendada para aquele que se prepara para concurso? A minha resposta é: DEPENDE! Escrevi recentemente um artigo sobre a importância do autoconhecimento. E essa questão cai como uma luva para esta nuance também!

A atividade física ideal é aquela que de fato faz você se desconectar desse mundo! Não sou da área da saúde, mas já li que atividade física boa é aquela que libera endorfina em nossas veias. Esta, segundo uma consulta rápida no doutor Google, é um hormônio relacionado com a sensação de prazer e bem-estar.

Chegamos ao ponto! Tem algo que o concurseiro precise mais do que prazer e bem-estar, após (ou porque não antes!?) aquele dia pesado de estudos? Então, meu amigo, não sinta a consciência pesada e descubra a atividade que te dê prazer!

O mais importante é buscar o equilíbrio, adequando à sua realidade. Se você tem o privilégio de ter uma vida com menos compromissos, é claro que pode se dar ao luxo de praticar mais vezes durante a semana a sua atividade. Só tenha em mente que dificilmente será possível ser campeão olímpico e aprovado em concurso ao mesmo tempo. Se sua vida é mais atribulada, pelo menos aquela peladinha semanal com a galera você pode jogar sem culpa, ela vai te fazer bem, mesmo que você seja o perna de pau do time, acredite!

Quer mais algumas dicas bacanas? Tem um botão azul aqui embaixo nesta página com um link para meus outros artigos! Tem alguma crítica, comentário ou sugestão de tema para meu próximo artigo? Deixe uma resposta nos comentários. Quer ser orientado por mim no programa de Coaching? É só pedir ao contratar o serviço.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Pratico dois esportes e estou me preparando para um concurso, porém estou em conflito comigo mesmo em deixar de praticar meus exercícios. O que fazer ? Alguma dica/ajuda ?
    William em 28/10/20 às 08:17
  • Concordo totalmente, Elton! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 25/10/17 às 15:17
  • Renata, Desculpe a demora para responder. Acho bem razoável ir à academia 4x por semana. Não vejo excesso nenhum, ao menos que a academia seja longe da sua casa e acabe tomando tempo demais no deslocamento. Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 25/10/17 às 15:17
  • Para uma pessoa q tem a bênção de só estudar, academia 4x na semana por 1 hora é "permitido", ou seria melhor eu reduzir para menos dias na semana? Obrigada desde já, adorei esse artigo :)
    Renata em 29/08/17 às 22:02
  • Fazer exercícios físicos são fundamentais para manter-se motivado na rotina de estudos e concursos.
    Elton em 29/08/17 às 15:57
  • Concordo, Jorge! No fundo, queremos mesmo é a endorfina que a atividade física faz o corpo liberar. Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 23/06/17 às 11:45
  • Para mim, o segredo da atividade física está em um trecho do texto que é o seguinte: "liberação de endorfina".
    Jorge E T Carvalho em 16/06/17 às 11:51
  • Kayck, Se a pelada de quarta é a única atividade física que você pratica, certamente a sua presença nela não pode ser considerada algo prejudicial. Bons estudos e boa pelada!  
    Alberto Kovarik em 16/06/17 às 00:04
  • Valeu, Leonardo! 
    Alberto Kovarik em 16/06/17 às 00:02
  • Obrigado, Isabella! Estamos juntos nessa caminhada.
    Alberto Kovarik em 16/06/17 às 00:01
  • Muito bom como sempre!!!! Parabéns coach!!!
    Isabella em 15/06/17 às 08:37
  • Excelente! Dia dois de julho irei fazer a prova do TJ SP e estava quase abandonando desde já minhas " peladas " de quarta feira. Obrigado professor!
    Kayck Lemos em 13/06/17 às 17:11
  • Excelente artigo. Bom senso é sempre bem vindo. Abraços.
    Leonardo Luz em 13/06/17 às 16:45