Artigo

Como treinar redações?

Treinar redações é um dos pilares da “fórmula mágica” para quem quer tirar a nota máxima na redação, já dizia o Prof. Raphael Reis…

O ideal é submeter o seu texto a corretores experientes e treinados para que você possa ter uma avaliação de acordo com os critérios do edital, para ter um retorno preciso de seus pontos fortes e fracos, bem como orientações certeiras.

Por exemplo, aqui no Estratégia Concursos, todas as correções passam por dois corretores: um de conteúdo e estrutura (macroestrutura) e outro de normas gramaticais (microestrutura).

Os retornos são detalhados (os seus acertos e os seus erros são apontados linha por linha, além de receber áudio com orientações precisas a partir do material do curso – realmente, isso faz a diferença!

Os critérios de correção de redação variam muito de banca para banca?

Totalmente. Por exemplo, no que se refere ao conteúdo: a banca FCC avalia, positivamente, construções argumentativas mais filosóficas. A banca Cebraspe é mais objetiva e quer que o candidato faça uma produção que contemple, integralmente, os tópicos exigidos. Já a banca FGV e Vunesp prezam por uma clareza e coerência no posicionamento (tese).

Qual é a frequência ideal para treinar redações?

O ideal é treinar uma redação por semana. Porém, sei que o ciclo de estudos para cumprir todo o edital é tenso. Dessa forma, treinar uma redação de 15 em 15 dias é uma boa média.

Ler redações de outros candidatos é uma boa estratégia?

É uma das melhores estratégias que conheço! Você aprende com erros e acertos de outros candidatos e economiza muita energia, além de ganhar segurança. Ler boas redações faz com que o aluno preste atenção na estrutura utilizada, no conteúdo desenvolvido e acaba aprendendo regras gramaticais.

Pode reparar que em quase todas as minhas aulas eu analiso redações de meus alunos. No curso de Ciências Humanas para Redação eu tenho uma aula específica só de análise de redações.

Realizar redações de provas anteriores é uma boa alternativa?

Com certeza. É uma forma de ficar por dentro do estilo da banca e treinar a escrita.

Quais temas quentes posso treinar para minha redação.

Seus problemas acabaram! Vamos lá!

Quem sou eu? Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF). Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Sigam-me nas redes sociais:

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: t.me/profraphaelreis

Lista de E-mail

Site: professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Luis! Há sim os cursos de correção: são chamado de correção analítica. Entre em contato com a coordenação de discursivas: [email protected] Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 02/07/20 às 16:01
  • Professor, existe algum pacote no estratégia que seja focado na correção de redações de determinadas bancas? Eu contratei uma solução, mas achei muito cara e nao fiquei muito satifsteito com a plataforma.. tentei achar algo que que tivesse APENAS correção de redação, mas n encontrei.
    Luis Felipe R. Agottani em 02/07/20 às 10:29
  • Sério? O que você não entendeu, especificamente?
    Raphael de Oliveira Reis em 18/06/20 às 17:37
  • Boa!
    Raphael de Oliveira Reis em 18/06/20 às 17:37
  • Concordo, que para ter uma boa redação, temos que praticar, muito e essa um aluno está corrigindo a redação do outro e a melhor coisa, assim estaremos aprendendo, com os acertos e com os erros.
    Ernandes Elias de Santana em 17/06/20 às 19:56
  • Não tendi nd
    Rafael Duarte Alves em 17/06/20 às 19:51