Artigo

Como superar a reprovação em um concurso público? Confira 8 dicas

Desistir sempre é o caminho mais fácil após a reprovação em um concurso público, pois não exige esforço. Mas, acredite, – não é o único.

Esclareço que esse artigo é destinado ao concurseiro que estuda mesmo – ao turista, recomendo textos sobre os “segredos da loteria“.

Pois apenas aquele que dispensou momentos em família, reuniões de amigos e seu simples repouso – para estudar – sabe a dor do momento da reprovação. É um instante em que, por mais que se levante os olhos para buscar outros caminhos, só se vê 1.

Mas é compreensível que após meses ou anos de estudo e abnegação, logo após a notícia da reprovação surja um natural sentimento de insegurança. Todo aprovado já passou por isso. Mas a questão é: quanto tempo vai durar esse sentimento? Como superar a reprovação em um concurso público?

A resposta para essas questões está diretamente relacionada à maneira como o concurseiro foi reprovado, entenda:

Fiquei muito longe da aprovação

Nessa situação algumas variáveis precisam ser analisadas, dentre elas o nível da prova. Pois uma prova extremamente difícil ou muito longa pode distorcer sua percepção do resultado. Alguns certames sequer preenchem a quantidade de vagas, aliás, um exemplo clássico foi a sucessão de provas para AFRE da SEFAZ-RJ: foram 4 concursos seguidos assim.

Mas nas demais situações, é fundamental:

  • corrigir a prova;
  • revisar os erros;
  • redistribuir a carga horária em função do resultado nas provas;
  • reajustar a metodologia de estudo

Bati na trave

Na minha opinião, essa é a reprovação mais dolorosa. Talvez porque tenha sido minha especialidade…rs

Nesse caso, o maior desafio é de cunho emocional. E fica a grande questão: quanto tempo você se suporta nessa situação?

Existem vários gatilhos emocionais que podem ser acionados, mas o mais prático, sem dúvidas, é já focar no próximo edital. Um dia de ressaca moral até vai, mas uma semana… já começa a atrapalhar. Pois quanto mais se demora o regresso aos estudos, maior é a perda progressiva de:

  • memória de conteúdo;
  • ritmo de estudo;
  • motivação;
  • foco

Portanto, ao chegar tão perto, é fundamental que o concurseiro saiba equilibrar a pressão do ambiente externo (cobrança sobre resultados) com o interno (emocional). E, curiosamente, poderão surgir ofertas sedutoras de emprego nesse momento, além de conselhos de especialistas que não sabem nada de concursos.

Mas saiba que uma das coisas mais tristes é encontrar amigos de estudo que estavam tão bem ou melhores que eu, mas sucumbiram à pressão desse momento. Um verdadeiro desperdício.

Portanto, além das técnicas pós-prova acima, recomendo também que o estudante em alta performance faça o seguinte:

  • resolução massiva de questões;
  • registro e revisão dos erros por assuntos;
  • confecção de resumos;
  • leitura de lei seca

E não posso deixar de alertar: uma das coisas mais inúteis que um candidato pode fazer nesse momento é ficar remoendo como sua vida seria diferente se tivesse marcado outra opção no gabarito.

Gratidão

Algo que muda o estado mental de maneira vigorosa é adotar uma postura de gratidão.

Acredite, dispor de saúde e meios de estudo é uma dádiva. Nem todos possuem condições de melhorar de vida por conta própria. A partir desses 2 elementos, o resto só depende de você.

E se você chegou a esse texto, é bem provável que alguém lá em cima queira lhe mostrar que existe um caminho fácil e sem obstáculos – a desistência. Mas que, talvez, esse caminho não seja para você.

Acompanhe dicas gratuitas e análises de editais no Canal do Estratégia.

Bons estudos,

Coach Rafael Moreno

“Somos somente paz e amor, e todo Universo conspira a nosso favor.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Adorei o texto professor! Existem momentos de desanimo nessa jornada e sã textos assim (de quem já passou por essa situação) que nos motivam a retornar a jornada. Obrigada!
    Eliane em 03/11/18 às 11:17
  • Rangel, acredite no que vou te dizer: a recompensa é desproporcional ao sacrifício! No final das contas, tudo terá valido à pena. Força na remada!
    Rafael Moreno em 22/10/18 às 16:49
  • Fico tão triste por estudar tanto tempo e não conseguir! Pior o meu caso, no MPU, ter tido enorme quantidade de erros, que por ser Cespe, acabaram com as certas deixando a aprovação missão bem difícil. Abdicar de tanto tempo, ser positivo, e ter essa sensação...muito ruim! Dá um sentimento horrível de que não era digno pra ocupar o cargo ou melhorar de vida, o MPU no caso seria uma salvação...
    F.O em 22/10/18 às 16:15
  • Curti muito, Ana!;) Super positiva e ainda por cima compositora...rs Simbora! Sucesso na jornada!
    Rafael Moreno em 22/10/18 às 15:45
  • Professor, eu adoro seus textos, tão reais e tão sinceros!!!! Gente, alegrem-se!!! Vejam com alegria a oportunidade de levantar, recomeçar e respirar novas metas. Pensar no futuro com alegria e confiança em Deus, é tudo, Vai ter AGU, IBAMA, INSS, TRT BA e etc!!! A longo prazo ou médio? Sim!!! Mas vai ter!! Então, "levanta, sacode a poeira, vai na papelaria e dá a volta por cima"!!!!
    Ana Regina em 22/10/18 às 14:26
  • Isso aí Angélica. É sacudir a poeira e dar a volta por cima. Um processo que exige coragem e maturidade. Prestar concursos é estar disposto a lidar com o fracasso, o que demanda MUITA coragem. Sucesso na empreitada!
    Rafael Moreno em 22/10/18 às 12:40
  • É complicado mesmo. Sinceramente não sei se terei chances no MPU , venho me dedicando a anos para conquistar esse objetivo, analista de tribunal ou MP. Realmente é um dia de ressaca, pós prova, no dia seguinte é virar a chave e seguir em frente, é difícil corrigir a prova, vem um gosto muito amargo. Hoje mesmo estou retomando , ontem a noite já estava pensando em estratégias , enfim reorganizando os estudos. A cobrança por resultados é difícil, interna e externa. Acredirem ou não andei analisando ontem as aulas do Estratégia , do curso extensivo para tribunais , disponíveis no YouTube. E segue a luta, não dá tempo pra depressão.
    Angelica Adão Rezende em 22/10/18 às 12:10
  • Hoje mesmo já começo outro projeto para a AGU. Não tenho tempo para ficar chorando. Quando olho para o saldo da minha conta 0,00.... Aff que motivação que eu tenho para estudar.
    Felipe em 22/10/18 às 12:09