Artigo

Como ser Aprovado para AJAJ no TRF da 3ª Região? Definindo as suas prioridades

Seja aprovado no TRF 3ª Região

Olá nação estrategista!

Meu nome é Guilherme Solino, sou analista do Banco Central do Brasil e sou coach aqui no Estratégia.

Eu trago nesse artigo informações e análises que eu gostaria de ter tido no período em que me preparava para concursos.

O edital para o TRF 3 foi publicado no dia 06/09. Esse é o concurso mais aguardado do poder Judiciário em 2019. O edital trouxe regras de pontuação semelhantes ao edital do TRF da 4ª região. Note que houve uma significativa alteração na pontuação das provas objetiva e discursiva em relação ao padrão da FCC.

Para uma análise mais abrangente do edital do TRF 3, veja esse vídeo do Estratégia.

Apresento, abaixo, ferramentas e análises para uma preparação em alto nível para que você seja aprovado para o cargo de AJAJ do TRF 3.

Etapas da preparação no pós-edital

1) Avaliar a seu nível de conhecimento para definir as suas prioridades

Você deve definir as suas prioridades de estudo em função de um “diagnóstico” das suas vulnerabilidades.

Para fins de concurso, podemos entender a vulnerabilidade como a deficiência em conhecimento na prova objetiva para que a discursiva seja corrigida.

Para isso, faça o simulado que preparei. Ele contém todas as disciplinas do edital, incluindo as matérias “novidades”, como Gestão.

Faça o download do simulado ou o acesse pelo link abaixo:

https://tec.ec/s/QqeZq

Repare que eu preparei um simulado com mais de 60 questões. Por quê? Dessa forma, você terá uma melhor amostra para avaliar o seu domínio de cada uma das disciplinas.

Por exemplo, em função da quantidade de questões totais da prova objetiva básica e das suas disciplinas, eu estimo que a prova tenha 2 questões de Raciocínio-Lógico Matemático.

Pensa comigo: se você fizer um simulado com apenas 2 questões de Raciocínio-Lógico Matemático, será que o esse simulado será um bom instrumento para avaliar o seu grau de domínio nessa disciplina? Será que com poucas questões você poderá identificar bem as duas prioridades? Eu penso que não…

Eu preparei uma planilha, chamada de priorizador, em que você deve colocar a nota do seu simulado. Assim, você poderá saber qual seria a sua nota se a prova fosse hoje.

Eu percebo que muitos alunos não entendem como funciona o atual sistema de pesos da FCC. Na minha planilha eu levo em consideração os pesos do edital do TRF 3.

De forma direta, cada questão da prova básica terá o valor de 0,5 e cada questão da específica terá o valor de 0,75. Assim, teremos:

  • 20 x 0,5 = 10 pontos (básica)
  • 40 x 0,75 = 30 pontos (específica)

A planilha priorizador faz essa conta e ainda normaliza o resultado para a base de 10 pontos. Veja:

Planilha priorizador - AJAJ
Planilha Priorizador

Obtenha uma cópia da Planilha Priorizador para AJAJ do TRF 3:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DKc3GTcHnJar1eLTAqdaI_jKKbzI5iOSJDh1YZnDe9U/copy

Você ainda poderá avaliar qual seria a sua nota final em função do estabelecimento de metas de resultado em cada uma das disciplinas. Uma ótima forma de estabelecer as prioridades do estudo é estabelecer metas de resultado para cada uma das disciplinas.

Isso porque você deve pensar nas metas tendo em vista a avaliação do seu tempo disponível, nível de familiaridade com as disciplinas entre outros fatores.

Por exemplo, se um candidato tiver estudado a metade das aulas de RLM e tiver nota de 20% no simulado, não parece factível ele estabelecer uma meta muito alta nessa disciplina, faz sentido?

Você deve priorizar as disciplinas com um melhor benefício x custo e aquelas onde você possa pontuar mais

Por fim, a planilha priorizador indica para você prioridades do seu estudo. Ela funciona da seguinte maneira: quanto maior for a diferença da nota do simulado e da meta de resultado e o quanto maior for o benefício x custo da disciplina, maior será a prioridade da disciplina.

Eu considerei o benefício x custo como sendo a relação da pontos da disciplina pela quantidade de aulas. Veja a tabela abaixo.

Peso das disciplinas

2) Estudar os conteúdos novos: teoria + questões

Acredito que para a maioria dos candidatos a grande novidade do edital é a inclusão dos assuntos de gestão.

Você pode encarar isso de duas formas:

  1. ficar frustrado e lamentar-se
  2. identificar uma oportunidade de diferenciação dos demais candidatos

Eu ficaria com a segunda…

Pelas as minhas estimativas, as disciplinas de Gestão poderão ter um peso de 7,5% dos pontos totais da prova objetiva. É preciso pontuar nessas disciplinas. Elas são novidade para a maioria dos candidatos e não são um bicho de 7 cabeças.

 O Estratégia Concursos irá oferecer um ótimo curso pós-edital e há centenas de questões comentados desses assuntos no Tec Concursos. Vejam que recursos para apreender essas disciplinas não faltam…

Nessa reta final, estude com ritmo as aulas das disciplinas novas para você e faça a fixação do conteúdo por meio de muitas questões comentadas.

3) Aumentar o percentual de acertos para as disciplinas com maior peso 

Você irá identificar o seu nível de conhecimento pelo simulado diagnóstico. Uma preparação estratégia será aquela que você saiba em quais assuntos precisará aumentar o desempenho para ter a discursiva corrigida. Para isso, recomendo que você utilize os cursos completos de Estratégia e aprofunde os conhecimentos por meio de questões comentadas. Uma outra ferramenta para revisão e aprofundamento é o Passo Estratégico.

Como o tempo é escasso, utilize os resumos ao final das aulas (ou mapas mentais) para revisar os aspectos teóricos com maior rapidez. Além disso, recomendo que você crie um caderno com todas as questões que você errou ao longo dessa reta final para você utilizar na sua revisão de véspera de prova.

4) Discursiva

Muitas pessoas não se deram conta, mas o que irá DETERMINAR a classificação final do concurso será o desempenho na discursiva, pois a discursiva representa 50% dos pontos totais.

Veja algumas orientações em como estudar para a discursiva:

I – Análise do histórico de cobrança de discursivas da FCC

Eu fiz um levantamento de questões da FCC. Acesse pelo link abaixo. Pelo histórico de provas da FCC para AJAJ de Tribunais e pela competência do TRF 3, vemos que duas disciplinas se destacam:

  • Direito Administrativo, em especial licitações e contratos
  • Direito Previdenciário

Vejas algumas questões discursivas da banca FCC para concursos do Poder Judiciário:

https://tec.ec/s/QqZmU

II – Faça esquemas de resposta para temas possíveis

Avalie juntamente com os professores das disciplinas quais temas são os mais “quentes” e treine esquemas com palavras chaves o máximo que você conseguir.

III – Treine a discursiva à mão

É fundamental que você pratique a discursiva à mão, no estilo em que você será avaliado. Um erro de preparação muito comum ocorre quando o aluno faz as redações no computador, especialmente em um processador de texto (como o Word).

Isso porque, no computador, você possui um corretor automático de ortografia e ainda pode fazer “CRTL C + CRTL V”. Você será avaliado por uma discursiva feita a mão, tanto pelos aspectos gramaticais e ortográficos, quanto pelo aspecto de conteúdo.

O ideal é que você tenha pelo menos três redações corrigidas por um especialista em língua portuguesa para fins de avaliação do domínio da escrita.

No meu próximo artigo eu irei fazer uma análise detalhada do impacto da discursiva em um caso real. Tenham em mente que o que irá definir a classificação será a discursiva, mas primeiro é preciso estar no seleto grupo dos candidatos que terão a discursiva corrigida.

Em um terceiro artigo irei fornecer, de forma totalmente gratuita, uma planilha com todas as aulas do pacote do edital. Nela, você poderá registrar o seu tempo de estudo e desempenho em questões por meio de gráficos automatizados.Estude pelo pacote completo para o TRF 4 do Estratégia.

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Siga-me no Instagram: @professor.solino

Acompanhe todos os meus videos de orientação de estudo no YouTube: Professor Solino

Forte abraço!

Solino

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótimas dicas! Obrigada professor pelo empenho em nos ajudar! Toda essa análise será um diferencial nessa reta final!
    Thali em 10/09/19 às 10:10
  • Olá Pessoal, Com a planilha que eu disponibilizei, os candidatos para os outros cargos do TRF 3, com técnico judiciário e de informática PODEM fazer as adaptações para cada cargo. Para isso, é preciso que o nome das disciplinas sejam os mesmos na aba priorizador e aux_priorizador. Você deve excluir as linhas para compatibilizar as disciplinas. Além disso, você precisa estimar a quantidade de questões por disciplinas e ajustar o tamanho delas. Tenha atenção para as fórmulas das colunas ocultas. Você precisará "arrastar" as fórmulas para todas as linhas de disciplinas. Por fim, você pode elaborar um simulado com o conteúdo programático do seu cargo no tec concursos ou outro site de questões. Forte abraço e bons estudos
    Guilherme Solino em 10/09/19 às 09:41