Artigo

Como revisar Contabilidade: uma visão geral e exemplos práticos

Olá, queridas e queridos! Tudo certo? O artigo de hoje vem tratar de um assunto muito importante: como revisar Contabilidade. Preparadas e preparados?

Contextualização

Antes de chegarmos diretamente em como revisar Contabilidade, é necessária uma breve introdução sobre algumas características dessa disciplina. Contabilidade é uma matéria muito extensa e que possui uma quantidade demasiada de detalhes e informações. O somatório dessas características traz a necessidade de inúmeras “passadas” na matéria toda para o aluno atingir um patamar elevado.

Bom, então terminei esse curso imenso de Contabilidade e ainda não estou num nível elevado? Sim, essa é a real situação para 99% dos casos. Claro que sempre existem situações fora da curva.

Importância de um olhar geral da matéria

Pelo fato de ser uma disciplina extensa, que possui um número elevado de assuntos e subassuntos, é normal que demore um tempo considerável para o candidato completar seu curso de Contabilidade, cerca de alguns meses. Logo após essa finalização é comum que o candidato possua essa visão global da disciplina? Nesse primeiro momento, não.

Qual é a sua importância? O fato é que a Contabilidade é uma só, assim como acontece com o Direito. No Direito fica ainda menos evidente por termos a divisão entre Constitucional, Administrativo. Já no caso de Contabilidade, essa divisão é interna. É complicado, num primeiro momento, o aluno conseguir fazer conexões entre assuntos. Não ficam tão evidentes as relações entre método de equivalência patrimonial (MEP) e demonstração de fluxo de caixa (DFC). Sim, há uma relação entre tudo isso.

Por outro lado, também acreditamos fortemente que apresentar essa disciplina como assuntos independentes seja a estratégia didática mais adequada. No início, a quantidade de assuntos chega a assustar os alunos. Dessa forma, essa divisão é essencial para que o aprendizado seja potencializado e subdividido em etapas. 

Como obter esse olhar global da disciplina? Para que o aluno fique craque, é necessário que haja a realização de milhares de exercícios. Sim, milhares. Com o passar do tempo, os conceitos vão ficando mais naturais. O aluno deixa de simplesmente decorá-los e entende a fundo qual o motivo e a consequência daquele conceito. Tal fato facilita que essa visão global vá se formando e que conexões entre assuntos sejam formadas.

Ok, e o que isso tem a ver com como revisar Contabilidade? Essa visão sistêmica ajuda muito a consolidar diversos conceitos. A criação de conexões e correlações entre conhecimentos que aparentam estar incluídos em assuntos totalmente distintos, mas são dependentes, ajuda muito o candidato também na revisão.

Como revisar Contabilidade

Os suportes utilizados para desvendar o mistério de como revisar Contabilidade são os exercícios e a leitura de resumos/fichas. Pode parecer redundante, já que isso acontece na grande maioria das disciplinas. Entretanto, aqui teremos uma importância distinta e específica entre ambos suportes de revisão.

Como aproveitar os exercícios no início dos estudos

É importante deixar claro que o início dos estudos refere-se ao curso de Contabilidade e às primeiras póstumas rodadas pela disciplina. Os exercícios são ferramentas muito poderosas, por mostrarem quais são os pontos a serem focados em meio a tanta informação. Os exercícios apresentados nos cursos costumam ter um objetivo bastante pedagógico. Também visam à demonstração dos conceitos mais importantes de cada assunto.

Como estamos falando do estágio inicial de estudo da disciplina, é importante que o aluno comece do começo. Focalize todas as suas forças para absorver os conceitos iniciais e que constituem o núcleo de cada assunto.

Parece muito óbvio, porém a grande maioria dos candidatos querem se tornar experts no assunto logo de cara. Muitas vezes, querem absorver todos os conceitos de uma só vez, o que dificulta a sedimentação do núcleo do conhecimento. Portanto, lembre-se: comece pelo começo, comece pelo núcleo! Os exercícios do curso e o próprio curso são essenciais para evidenciar qual é esse núcleo.

Como aproveitar os exercícios nos estágios intermediários e avançados

A partir do momento em que os conceitos nucleares dos assuntos forem bem compreendidos e consolidados, o candidato consegue obter uma visão diferenciada sobre aquele determinado conhecimento. Com isso, chega a hora de sistematizar os métodos de resolução de exercícios. Isso é necessário porque muitos assuntos de Contabilidade são cobrados, prioritariamente, por meio de exercícios práticos. Um exemplo disso são as questões relacionadas às demonstrações contábeis.

O que seria essa sistematização? É a criação de um passo a passo, um verdadeiro algoritmo, de como resolver questões de assuntos específicos. Uma forma facilitada, para criar esse algoritmo, é resolver algumas questões práticas de um mesmo assunto em sequência. Cinco a sete questões já são suficientes. Assim, o aluno precisa perceber quais foram os passos a serem seguidos em todas elas.

Dessa forma, o candidato consegue criar, em um resumo/ficha, um guia de como resolver questões desse assunto específico. O próprio processo de criação é muito benéfico ao aluno e ainda haverá a criação da ficha ou resumo. Ou seja, além de aprender no processo ele ainda poderá realizar essa consulta objetiva quando necessário.

Como utilizar as fichas e os resumos na revisão

Você que não criou nenhuma ficha ou resumo, no decorrer dos seus estudos de Contabilidade, pode estar se perguntando se deve ler essa sessão do artigo e a resposta é sim! Inclusive, tratei, nesse meu artigo mais global de Contabilidade, sobre a confecção de resumos e fichas. Vale a pena conferir!

Estudar Contabilidade: Confeccionar resumos? Vídeo aulas ou PDFs?

Como revisar Contabilidade por meio de resumos: vamos lá! Acreditamos que seja indispensável que o aluno continue a acessar seus resumos em todas as fases da preparação, da criação destes até a aprovação no concurso. O acesso aos conceitos teóricos presentes no resumo faz com que haja uma maior consolidação deles. Maior quando em comparação a um aluno que almeja tal resultado por meio exclusivo de exercícios. Portanto, o acesso por via dupla, exercícios e resumos, de conceitos teóricos reforça ainda mais tais conceitos. Isso é algo essencial para atingir confiança e firmeza na hora da prova.

Os resumos mais ligados a aspectos práticos das questões, como os comentados no tópico acima, também são essenciais. São eles que ajudam, também, a trazer agilidade à resolução de questões. Quanto mais o aluno estiver familiarizado com o passo a passo a ser seguido em uma resolução de questão, maior será a sua suscetividade a perceber detalhes que alterem as ações necessárias a resolvê-la e também maior será a agilidade da resolução.

Outro fator importante a ser pontuado, que foi bastante comentado no texto disponibilizado acima, é o fato do resumo estar em constante mutação. Seja para adicionar novas informações ou retirar aquelas que já estão “no sangue” do candidato. É importante notar que eles não são estáticos, mas que merecem devidas mutações conforme o aluno vai avançando.

como revisar Contabilidade
Quadro de classificação de contas – ótimo para revisões

Concluindo

Esperamos que vocês tenham gostado dessa análise de como revisar Contabilidade. Sabemos que é uma matéria extensa e tortuosa. Por isso, também acreditamos que quanto melhores forem as técnicas utilizadas, maior será a facilitação do estudo.

Ótimos estudos a todos e um grande abraço.

Caio Castilho.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado!
    Alan em 20/04/20 às 16:27