Artigo

Como Passar em Concurso Público: Saiba o que você precisa fazer!

Se você quer saber como passar em concurso público, chegou ao lugar certo!

Quando você começa a pesquisar na Internet, encontra milhares de páginas sobre como passar em concurso público. Muitas delas até disponibilizam “fórmulas mágicas”. Mas, depois de algum tempo de leitura, provavelmente você ficará mais confuso sobre o que fazer diante de tantas informações.

Neste artigo, não irei falar de “fórmulas mágicas” sobre como passar em concurso público. Nossa conversa será prática, baseada na minha preparação para diversos concursos públicos.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que não será fácil. O estudo para concurso exige muita renúncia. Haverá muitas noites mal dormidas. Insegurança, ansiedade e angústia fazem parte da vida de um concurseiro. No dia em que você for nomeado, tudo terá valido a pena. Por isso, aproveite essa caminhada e todos os aprendizados que ela pode te proporcionar.

Outro ponto que deve estar bem claro antes de falarmos sobre como passar em concurso público é que uma preparação antecipada é fundamental. Sabemos que existem diversos depoimentos de pessoas que passaram estudando apenas 4 ou 5 meses para um determinado concurso ou que somente estudaram após edital publicado. No entanto, essas pessoas são exceções.

Após essas considerações iniciais, se você ainda está aqui lendo este texto é porque realmente está interessado em como passar em concurso público. Ponto para você! :) Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Como Passar em Concurso Público – Fase da escolha

Antes da escolha de materiais,  você precisará tomar algumas decisões que serão essenciais para sua trajetória ter sucesso:

1) A Escolha é Sua

Não há como passar em concurso público sem abdicar de tempo com a família e amigos. Alguns feriados e finais de semana, antes dedicados a eles, passarão a ser utilizados em seu estudo.

Então converse com a família, amigos e namorado(a) e peça apoio. Quando as pessoas que convivemos compreendem o quanto é importante estudar naquele momento, tudo fica mais fácil. Dá até para prometer um churrasco para depois da nomeação.

Claro que o lazer não pode ser esquecido. Tire um dia de folga por semana para fazer o que gosta ou até mesmo não fazer nada. Não é só de estudo que vive um concurseiro. Para manter uma mente sã é necessário um tempo de descanso. Esse tempo pode ser maior quando não há previsão de prova e ir diminuindo à medida em que o dia se aproximar.

2) Escolha da área

A resposta para a questão “como passar em concurso público?” necessariamente inclui a escolha da área. Antes de qualquer planejamento, você deve escolher a área em que irá focar seus estudos. Nessa fase, você não deve pensar somente em salários e benefícios. Dinheiro é bom, mas, no longo prazo, devemos pensar na nossa realização profissional. Não há nada pior que ser um profissional frustrado, cheio de lamentações, ainda que o bolso esteja cheio de dinheiro.

Lembre-se de que você está escolhendo uma carreira na qual irá trabalhar todos os dias, até a sua aposentadoria. Tente se imaginar trabalhando no órgão que escolheu. Será que irá gostar daquele trabalho?

Outro detalhe importante é saber as regiões em que você poderá trabalhar. Nosso país é tão grande! Pense se você está disposto a mudar de estado ou até mesmo de região. Caso você não queira sair da sua cidade, procure saber se existem chances de trabalhar nos arredores da cidade.

3) Qual o melhor momento para começar os seus estudos?

Quando estamos atrás de um novo objetivo, sempre surgem dúvidas. Quando devemos começar? Será que começo quando o edital já tiver sido publicado ou quando o concurso for autorizado? E se o edital tiver saído, espero o próximo concurso?

A melhor resposta para esse tipo de dúvida é a seguinte: você deve sempre começar hoje!

Não existe uma fórmula única de como passar em concurso público. Então, mesmo que a prova seja daqui a um mês, comece hoje. Mesmo com um edital já publicado, se você tiver foco, é possível passar. É mais difícil, mas já aconteceu com outras pessoas e você pode ser o próximo. Só não passará se não começar a estudar. Por isso, comece hoje.

Como Passar em Concurso Público – Fase da Organização

Agora que você já fez suas escolhas, está na hora de organizar seus estudos.

1) Organize seu espaço

Todo lugar em que você estiver pode ser seu lugar de estudo! Ônibus, metrô, carro, biblioteca, escritório, sala de espera de um médico, um canto no seu trabalho na hora do almoço e até a rua (enquanto estiver caminhando!).

Apesar de todo lugar ser um espaço para estudar, o ideal é que você tenha na sua casa um espaço só seu. Lá, coloque sua escrivaninha, uma cadeira confortável, material de escrever, notebook, tablet e o que mais você achar necessário para estudar.

Quando for escolher esse espaço, pense que você poderá colar cartazes na parede, espalhar post it na escrivaninha e até falar alto. Também tem que ser um lugar tranquilo, livre de tudo que possa te distrair. Prefira um lugar que favoreça a concentração. Mantenha-se longe das redes sociais, desligue o celular e também a televisão.

2) Organize seu tempo

Na faculdade, quando um aluno reclamava que estava sem tempo porque estudava e trabalhava, um professor sábio dizia: “o que vocês fazem da meia noite até as 6 da manhã?

Brincadeiras à parte, não há como passar em concurso público se você não organizar bem o seu tempo. Organize suas atividades diárias e seu horário de estudo em planilhas. Se você não sabe usar planilhas, faça a mão mesmo.

Comece dividindo seus dias de uma em uma hora. Depois, coloque todas suas atividades diárias. Observe e veja se alguma dessas atividades pode ser delegada a outra pessoa, como, por exemplo, caminhar com o cachorro. Verifique, ainda, se alguma atividade poderá ter sua duração reduzida. Após esses ajustes, defina seus horários de estudo. Esses horários serão sagrados!!!!

Uma boa maneira de ganhar tempo de estudo é acordar um pouco mais cedo do que de costume. Acordar mais cedo e estudar antes das atividades diárias nos dá a impressão de que o dia rende mais e nos motiva para continuar estudando.

No seu planejamento, deixe intervalos curtos entre as matérias. Cada pessoa tem um tempo bem particular de descanso, mas esses intervalos não podem ser muito grandes, sob pena de acabarem diminuindo de forma considerável seu tempo de estudo.

3) Estude por editais de concursos anteriores

Todo concurseiro deve conhecer o edital ou os editais dos certames anteriores da área que escolheu. É o edital que dita todas as regras a serem seguidas pelo candidato. Desde os requisitos que o candidato deve ter para concorrer a vaga até informações sobre lotação e nomeações.

Conhecendo bem os editais da área, você verá que há muitas matérias que são comuns a determinadas áreas. É por essas matérias que você escolherá iniciar seu estudo. São as consideradas matérias básicas para a área escolhida.  Para ficar mais claro, coloquei um exemplo na tabela a seguir:

Matérias básicas da Área Fiscal
Como passar em Concurso Público – Área Fiscal

4 – Conheça as principais bancas da área do seu concurso

Ao ler editais de concursos anteriores, você começará a conhecer as possíveis bancas que organizarão seu concurso. Geralmente, uma banca organiza a maioria dos concursos de uma determinada área.

Qual é a importância de se conhecer as bancas para eu saber como passar em concurso público? Cada banca tem características próprias que, uma vez conhecidas, ajudarão você a responder as questões. Por exemplo, em provas de contabilidade do Cebraspe (antigo CESPE), há poucos cálculos a fazer. Já nas provas da Fundação Carlos Chagas (FCC), você fará muitos cálculos.

5) Organize seu material

A escolha do material é fundamental para sucesso na jornada.

Atualmente, as videoaulas e materiais em PDF (livros digitais) são as formas mais utilizadas na preparação para concursos públicos. Aqui no Estratégia, disponibilizamos as aulas demonstrativas gratuitamente para que os interessados analisem antes de comprar. Ao adquirir nossos cursos, você também terá acesso a um fórum de dúvidas.

Como Passar em Concurso Público – Fase do planejamento

1) Planeje seu tempo

Já falamos anteriormente, mas vale a pena reforçar: não há como passar em concurso público sem organizar bem o seu tempo.

Se você chegou até aqui é porque já sabe quantas horas você terá por dia para estudar e também já sabe por quais matérias irá começar. Então nada melhor que dividir esse tempo entre as matérias, não é mesmo?

Essa divisão parece simples, mas é complicadíssima. Algumas matérias que têm peso maior em determinado concurso. Outras, são mais extensas. Por fim, há aquelas que você considerará difíceis.

Portanto, leve em consideração o peso, a extensão e a dificuldade de cada matéria para determinar o tempo a ela dedicado. Tente não deixar mais de 2 horas para uma mesma matéria. Em nossa experiência, isso diminui a concentração.

2) Planeje seu estudo

Seu estudo deverá começar pelas matérias básicas da área que escolheu. À medida que for avançando, novas disciplinas deverão ser incluídas, até que você consiga estudar todas matérias do edital do concurso anterior.

Não há como passar em concurso público sem estudar todas matérias do edital, não é mesmo? Por isso, tente não deixar nenhuma matéria de fora. Mas, caso precise fazê-lo por falta de tempo, negligencie aquelas que têm menos peso ou menos questões.

Em nossa experiência, é melhor deixar tópicos de um edital de fora que uma matéria inteira. Na falta de tempo, estude apenas os assuntos “queridinhos da banca”. Quais são eles? Os professores do Passo Estratégico têm estatísticas que auxiliam e direcionam melhor seu estudo. Em algumas disciplinas, os professores também têm disponibilizado o “mapa da lei”.

3) Escolha as melhores técnicas de estudo

Existem algumas técnicas muito úteis para planejar seu estudo. A mais conhecida é elaborar um ciclo de estudos. O ciclo consiste em definir a sequência de estudo, repetida inúmeras vezes.

Exemplo:

Exemplo de Ciclo de estudos

Neste ciclo, considerando que você tivesse apenas quatro horas e meia líquidas disponíveis para estudar, você iniciaria seu dia com duas horas de Português, depois estudaria Direito Tributário por uma hora e meia. Por fim, terminaria sua noite estudando uma hora de Direito Constitucional.

No dia seguinte, estudaria a hora restante de Direito Constitucional e seguiria o ciclo. Após terminar de estudar as 2 horas e meia de Contabilidade geral, voltaria a estudar Português.

Por que estudar por ciclo de estudos?

Se você utilizar um horário fixo, como o horário da faculdade/escola, poderá deixar de se dedicar a alguma disciplina por algum imprevisto que ocorrer no horário marcado e, por isso, acabar demorando a revê-la.

Por outro lado, caso adote o ciclo de estudo, você sempre continuará de onde parou no dia anterior. Não haverá perda de sequência. O ciclo permite que você gerencie várias matérias ao mesmo tempo, priorizando as matérias com maior peso ou maior dificuldade.

Há também o método 4.2 de revisão do professor Rafael Barbosa. Nesse método você divide as matérias em 2 grupos (A e B). Estuda em 4 dias, revisa em 2 e depois descansa. Nesse link você pode ver o vídeo do professor explicando e também pode baixar uma planilha com o modelo.

Esse modelo é maravilhoso! Por meio dele, você conseguirá avançar bastante nos estudos, podendo completar o edital mais de uma vez antes da prova. A porcentagem de acertos de questões aumentará mais rapidamente que com outros métodos. Recomendo fazer um teste! =)

Como Passar em Concurso Público – Fase da execução

1) Estude com seriedade

É preciso deixar claro que ler não é estudar. A mera leitura da matéria não o ajudará a passar em concurso. Você precisará memorizar tudo que está aprendendo e, para isso, novamente recomendamos algumas técnicas. Como passar em concurso público mais rápido usando essas técnicas?

  • Fazendo marcações: Após o primeiro contato com a matéria, faça marcações com um lápis nos trechos mais relevantes, com chances de cobrança em prova. Só não vale marcar todo o material! Depois, leia novamente as marcações e vá diminuindo as marcações (agora usando canetinhas!), deixando somente o essencial para lembrá-lo do que estudou;
  • Criando resumos: Muitos concurseiros afirmam que conseguem fixar melhor o conteúdo fazendo resumos. Se você é um deles, faça seus resumos. Podem ser coloridos, mais sérios, você é quem sabe. O importante é que eles sejam úteis em suas revisões, poupando o tempo que seria gasto relendo todo o material.
  • Desenhando mapas mentais: Os mapas mentais são redes de informações, todas correlacionadas, distribuídas num esquema completo e colorido. Geralmente, partem de uma palavra-chave central de onde saem ramificações que representam ideias a ela relacionadas.
  • Decorando “mnemônicos”: Os “mnemônicos” são palavras ou expressões usadas para memorizar itens em uma sequência. São criadas a partir das iniciais dos itens de que você precisa se lembrar e podem ou não existir na língua portuguesa. Quem já estudou direito constitucional, decorou a palavra “SO CI DI VA PLU” utilizada para memorizar os fundamentos da República Federativa do Brasil.
  • Registrando os conceitos em “cards”: Os “cards” são cartões com perguntas na parte da frente e respostas na parte de trás. Podem ser feitos manualmente ou usando aplicativos.

2) Faça exercícios

Sempre depois que estudar determinado assunto de uma disciplina, faça muitos exercícios, principalmente da banca examinadora da área que você escolheu. Dê preferência aos exercícios comentados, mas resolva-os inicialmente sem olhar o gabarito.

Ao fazer exercícios, você fixará melhor o conteúdo. Além de corrigir os exercícios que errou, poderá conferir aqueles que acertou. Pode ser que você tenha, afinal, acertado pelo motivo errado. Em ambas as situações, você acabará dando mais atenção a pontos que foram negligenciados quando do estudo da teoria.

Vários professores (eu sou uma deles!) estão disponibilizando os “mapas da lei” em seus cursos. Esses mapas foram feitos a partir da análise das respostas das questões de cada banca, sendo anotadas quantas vezes cada dispositivo da lei já foi cobrado. Muitos deles nunca foram objeto de prova, enquanto outros são “queridinhos da banca”, como falamos anteriormente. Caso você não seja nosso aluno, poderá elaborar seus próprios “mapas da lei”!

3) Revise

Na escola/faculdade, nossos professores ensinam a memorizar a curto prazo. Precisamos nos lembrar da matéria durante poucas semanas ou até por dias! Depois da prova, você tem uma permissão tácita para esquecer grande parte do assunto. Nos concursos públicos, a memorização precisa ser a longo prazo. Pior ainda: a quantidade de assuntos é enorme! Como passar em concurso público diante desse desafio?

Há um estudo desenvolvido por um psicólogo alemão chamado Herman Ebbinghaus que demonstra que temos a capacidade de esquecer mais ou menos metade do que aprendemos durante um dia de estudo, caso não seja feita a revisão no dia seguinte. É a chamada “curva do esquecimento. Isso também foi demonstrado pelo depoimento de vários aprovados, que faziam revisões periódicas. Portanto, a chave para memorizar é revisar. Ao revisar um assunto, você está passando informações ao seu cérebro de que aquele assunto é importante e merece ser fixado.

4) Verifique o rendimento do seu estudo

É essencial que você anote, no papel ou em algum aplicativo, quantas horas de cada disciplina você está estudando por dia. Essas horas devem ser líquidas, descontadas todas as pausas. Não conta como hora de estudo aquela paradinha para o café ou para responder aquela mensagem.

Da mesma forma, você deverá anotar seu desempenho na resolução de exercícios. Isso permitirá mensurar sua evolução na matéria e otimizar seu estudo.

5) Motive-se

Por fim, não adianta aprender como passar em concurso público e aplicar tudo que ensinamos aqui se você passar muito tempo desmotivado. Seu estudo não irá render, porque sua concentração ficará comprometida, bem como sua capacidade de memorizar.

Não existem técnicas para se manter motivado. Motivação é algo muito pessoal. O que fez você querer passar em um concurso público? Estabilidade? Tranquilidade financeira? Ter mais tempo para família? Carro? Casa? Cada um tem sua motivação. Nunca se esqueça dela.

Outra dica importante é: crie pequenas recompensas para quando você cumprir as metas semanais. Por exemplo, se conseguir estudar a meta da semana, poderá levar o filho para passear ou ir a um bar com amigos (desde que volte cedo para casa e não abuse na quantidade de bebida alcoólica). Se durante o mês conseguir cumprir a meta, merecerá ter um fim de semana de folga.

Assim, com pequenas recompensas, você conseguirá chegar ao seu objetivo de forma leve, sem muito estresse. Não podemos esperar para sermos felizes somente quando atingirmos nosso objetivo, o caminho é importante. Só assim poderemos dizer que valeu a pena e que faríamos tudo novamente.

….

Abraços,

Luis Eduardo


Cursos para Concursos

Concursos Abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótimo artigo com dicas para passar em concursos público. Estrategia Concursos sempre com as melhores dias. Sucesso. Vou compartilhar com meus amigos... Revista Língua.
    Jozuilton em 30/03/20 às 09:48
  • Excelentes dicas de ouro, parabéns ao/aos envolvidos.
    Erik em 27/09/19 às 23:07
  • Ótimo
    Bernardo em 12/08/19 às 01:02
  • Amei o artigo ? Obrigada por Partilhar sua experiência conosco. Profa Nádia ❤️
    Larissa em 10/04/19 às 18:03
  • Amei. Professora! Parabéns pelo artigo!
    Alexandra Silvares em 10/04/19 às 12:50
  • Excelente artigo!!!
    mary em 10/04/19 às 11:17
  • Bom dia Professora. Ótimo artigo, parabéns.
    Max em 10/04/19 às 09:43
  • Bom dia ! muito bom gostei já vou colocar em prática a dica valeu
    Gledson lima em 10/04/19 às 03:35