Artigo

Como Organizar o Local de Estudo

Olá pessoal. Tudo certo com vocês? Hoje abordaremos um assunto que é muito importante, mas algumas vezes negligenciado por muitos concurseiros e concurseiras: como organizar o local de estudo.

Neste artigo, serão apresentadas dicas para ajudá-los a organizar o local de estudo e por consequência tirar o maior proveito possível das horas dedicadas aos estudos. Afinal, naquele momento em que dedicamos nossa energia no estudo de variadas disciplinas, e muitas vezes temos que nos afastar dos amigos e da família, queremos sempre ter o melhor aproveitamento, não é verdade!? Isso pode encurtar a nossa trajetória a tão sonhada aprovação!

O Tempo que Passamos no Local de Estudo

Para se ter uma ideia da importância do local de estudo, façamos um breve exercício. Imagine alguém estudando para um concurso de alto nível, como para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Nesse caso, algumas fontes indicam que o tempo médio de estudos para se alcançar a aprovação é de dois anos. Assim, se consideramos um estudo apenas nos dias úteis e que um ano tem 252 dias úteis (média de 21 dias úteis por mês), teríamos ao todo 504 dias úteis até a aprovação. Isso, com uma média de 5 horas líquidas de estudo por dia, levaria a um total de 2520 horas ao final do período de dois anos.

Reforço que não consideramos aqui as horas de estudo pós-edital, que podem quase dobrar a carga horária, e nem o estudo aos finais de semana, o que poderia aumentar ainda mais a carga estimada. De fato, passamos muito tempo no local de estudo, e daí a importância de organizar o local de estudo.

Assim, esperamos que ao final desse artigo você, querido(a) leitor(a), possa enxergar uma melhoria em seu local de estudo e assim subir mais um degrau rumo à sua aprovação. Vamos nessa!?

Como organizar o local de estudo
Como organizar o local de estudo. Dicas importantes para aumentar seu rendimento nos estudos

A Importância de uma Cadeira Adequada para Organizar o Local de Estudo

Será que a cadeira é uma peça importante no local de estudo? Dada a quantidade de horas que a aprovação pode demandar, como mostramos acima, eu diria que sim! Mas quais seriam as características de uma cadeira ideal?

Inicialmente, a cadeira de estudo deve ser o mais confortável possível. As características principais ao escolher uma cadeira são: ter braços, caso você não estude com os braços apoiados sobre a mesa; possuir regulagem de altura, para evitar dores nas costas ou nos ombros (a depender da altura em relação à mesa); e possuir um bom estofado, para evitar dores nas costas e no pescoço.

Além do disposto acima, o encosto da cadeira adequada para o local de estudo deve apoiar especialmente a área da curvatura da coluna, e não somente a sua parte inferior ou superior. Ao se sentar sobre a cadeira, com as pernas dobradas em um ângulo de 90º, os pés devem alcançar totalmente o chão. Estudar com as pernas cruzadas ou sentado sobre os pés, além de prejudicar a coluna e a circulação de sangue, pode estimular o movimento das pernas, movimento esse que prejudica a sua concentração.

Enfim, a cadeira adequada é a melhor que seu bolso pode comprar. Há diversas opções disponíveis na internet. Basta uma breve pesquisa na internet com o termo “cadeira para estudos com encosto e regulagem”, ou outro termo similar, que inúmeras opções aparecerão. Assim, encare a compra de uma cadeira adequada como um investimento em seus estudos, e não como mais uma despesa.

O Local Ideal para os Estudos

Como deve ser o local ideal para os estudos? O ideal é que o local seja o mais silencioso e ausente de interferências externas possível.

O local deve ser distante de distrações. Se for estudar em uma biblioteca ou outro local público, procure sentar virado para uma parede e longe da circulação de pessoas. Isso evita distrações externas. Já foi constatado que quando estamos em nosso nível máximo de concentração e somos interrompidos, leva-se até 25 minutos para retornarmos ao estado anterior em que estávamos. Assim, a dica é esquecer o celular naquele momento e abstrair-se das demais distrações externas.

Continuando, o local que você vai estudar, caso não seja em casa, deve ser próximo (do trabalho ou de casa). Assim, um local muito bom, mas distante, fará com que você desperdice muito tempo com deslocamento, tempo esse que poderia ser melhor aproveitado em seus estudos.

O barulho do local de estudo pode ser amenizado com o uso de abafadores ou tampões de ouvido. Há diversos modelos, os quais possuem eficácias diferenciadas. Assim, uma dica é ir a uma loja de acessórios para segurança do trabalho. Lá é possível encontrar diversos modelos. Dessa forma, algumas sugestões de modelos são: o intra-auricular de silicone, normalmente verde e com um cordão ligando as pontas; e o abafador de ruído, daqueles usados em estandes de tiro. Além das opções indicadas acima, há outros modelos disponíveis no mercado.

Suporte para Livros

Para aqueles que estudam por livros ou até mesmo para aqueles que gostam de imprimir os PDFs para leitura, o suporte de livros é uma ferramenta essencial para organizar o local de estudo.

Com o passar do tempo, quando estudamos muitas horas seguidas com a cabeça abaixada para leitura, começam a surgir dores na nuca, que posteriormente podem irradiar para as costas. Com o uso de um suporte, o livro fica inclinado entre 30 e 45º. Isso forçará menos a sua nuca, já que a leitura se dará mais “reta” e menos para “baixo”. Procure ajustar a altura do suporte para livros, seja com livros sob o suporte, seja com outro material. Isso trará ainda mais conforto na leitura. O suporte (livro) deve ficar entre 30 e 45 centímetros de distância de seus olhos. Além disso, procure mover somente os olhos quando estiver lendo, evitando acompanhar a leitura com a cabeça. Esta última dica contribui para aumentar a velocidade de leitura.

Uma vantagem no uso de um suporte para livros é que ele pode diminuir o cansaço das vistas. Isso, porque ele mantém praticamente constante a distância de leitura entre a parte superior e inferior da página em relação aos seus olhos. Assim, sem a grande variação da distância, o fenômeno da distorção das letras, que causa o dito cansaço das vistas, é atenuado e esse desconforto desaparece, mesmo após horas de leitura.

A Iluminação

A iluminação deve ser de média intensidade, nem forte e nem fraca. O ideal é aproveitar a luz natural de forma indireta, evitando deixar a luz do sol incidir diretamente sobre o campo de estudo. Por outro lado, se for utilizar iluminação artificial, como um abajur, procure evitar seu direcionamento direto sobre o material de estudo, já que o papel branco reflete boa parte da luz, o que poderá levar à ardência dos olhos após algumas horas de estudo. Assim, a dica aqui é direcionar o abajur para alguma parede, de modo que a luminosidade atinja indiretamente o material de estudo. Evite também fazer sombra sobre o material de leitura. Para isso, ajuste o abajur a sua esquerda, se for destro, ou à sua direita, se for canhoto. Dessa forma, a sua mão e outros objetos manuseados não projetarão sombras sobre o material de leitura.

O uso de lâmpadas amarelas, em geral, oferece maior conforto visual e cansa menos a visão. Isso é essencial para quem vai passar muitas horas na frente de um computador ou lendo livros. Além disso, há algumas luminárias no mercado com regulagem (dimmer), o que permite adaptar a luminosidade à necessidade do ambiente.

Se passar muitas horas na frente da tela do computador, fazendo exercícios online, assistindo a videoaulas ou lendo PDFs, sugere-se também regular a luminosidade do monitor. Alguns monitores possuem ajuste automático de luminosidade. Além disso, recomenda-se, em alguns casos, o uso de óculos com filtro para luz ultravioleta (luz azul), algo que pode ser consultado com seu oftalmologista.

Por fim, importante ressaltar que pessoas expostas a horas de estudo prolongado geralmente observam um aumento no grau de miopia. Dessa forma, uma iluminação adequada pode reduzir ou amenizar as chances de isso acontecer.

A Importância da Mesa para Organizar o Local Estudo

Inicialmente, deve-se evitar a desordem da mesa. Isso pode sobrecarregar os seus estímulos e atrapalhar os estudos. Assim, evite atulhar a mesa com livros e com outros objetos desnecessários. Dessa forma, mantenha sobre a mesa o que é essencial e o que é de fato utilizado no dia a dia: luminária, canetas, borracha, lápis, água etc. Não é aconselhável manter sobre a mesa o que é raramente utilizado.

Outra dica é que quando for estudar determinada matéria, mantenha ao seu alcance os materiais que serão utilizados naquele momento. Assim, evita-se ter que se levantar da cadeira para pegar esses objetos e dessa forma mantém-se maior concentração no estudo da matéria.

Organizando o Material

Se você faz o uso de material impresso, como livros ou PDFs, é essencial manter a sua boa organização. É uma tarefa simples, mas que faz uma grande diferença à medida que a quantidade de material vai aumentando.

Dessa forma, procure separar os materiais impressos em pastas, separando-os por disciplina, concurso, provas, dentre outras classificações que melhor reflitam as suas necessidades. Isso vai lhe economizar tempo quando precisar pesquisar algum assunto específico no meio do seu material.

A mesma dica vale para aqueles que não são adeptos aos materiais impressos. O ponto chave aqui é criar uma pasta para o concurso que você está estudando e dentro dessa criar subpastas para cada uma das matérias (Direito Constitucional, Contabilidade etc.). Dentro de cada uma dessas subpastas você pode salvar os arquivos em PDF das aulas estudadas, bem como os arquivos das videoaulas, se for o caso. Além disso, você também poderá criar outras pastas com editais, provas, simulados ou outros materiais que julgar importantes. Da mesma forma que para os materiais impressos, organizar seus arquivos digitais também lhe poupará tempo quando precisar pesquisar algum assunto específico no meio do seu material.

Estudo com Fundo Musical Atrapalha?

Há algumas pessoas que gostam de ouvir música enquanto estudam. No entanto, será que a música atrapalha ou ajuda? A resposta é “depende”, conforme veremos abaixo.

A questão é que depende do tipo de música. Alguns estudos indicam que ouvir música erudita durante os estudos, especialmente a barroca, auxilia nos estudos. Esse tipo de música nos ajuda a alcançarmos o estado “alfa” em nosso cérebro. Esse estado leva o ser humano a um relaxamento profundo, similar ao que ocorre em uma meditação. É nesse nível profundo que as áreas da inteligência e memória atuam, o que leva a um aumento da concentração e poder de memorização.

Por outro lado, outros estilos musicais, que não a música erudita, podem atrapalhar a concentração e levar o cérebro para o estado “beta”, que é um estado mais agitado e por consequência prejudicial à concentração.

Por fim, sempre dê preferência para escutar música em um idioma que você não compreenda, ou sua concentração pode ser prejudicada.

Como Organizar o Local de Estudo: Considerações Finais

Pessoal, vimos diversas dicas de como organizar o local de estudo e a importância de um ambiente adequado na preparação para concursos. Desbravamos desde o tipo de cadeira ideal, passando pela iluminação, até chegarmos ao estudo com música de fundo, dentre outros detalhes.

O intuito deste artigo era apresentar para vocês os principais pontos para saber como organizar o local de estudo. Espero, sinceramente, que tenham extraído alguma informação útil para melhorar o seu ambiente de estudo e que esse conhecimento possa contribuir em sua jornada rumo à aprovação!

Por fim, e não menos importante, além de um local adequado para o estudo, deve-se dispor de um material de excelente qualidade e constantemente atualizado. Esse também é um grande diferencial! Para isso, vocês podem contar com os materiais do Estratégia Concursos, disponíveis para todos os públicos por meio link ao final deste artigo.

Era isso por hoje!

Um forte abraço,

Leonardo Coelho Brüggemann

Referências:

MEIRELLES, Alexandre. Como estudar para concursos. 4ª edição ver. e ampl. – Salvador: Jurispodivm, 2017. 496 p.

Conheça as Assinaturas do Estratégia Concursos – Como Organizar o Ambiente de Estudo

Planos de 1 ou 2 Anos: ASSINE AGORA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.