Artigo

Como montar um ciclo de estudos inicial eficiente! Saiba hoje

O professor Bruno Bezerra ministra nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2020, às 21:00, o evento “Como montar um ciclo de estudos inicial eficiente!“. Acompanhe ao vivo e gratuitamente pelo canal do Estratégia Concursos no Youtube.

Como montar um ciclo de estudos – Cronograma

Como montar um ciclo de estudos – Curiosidades

Uma boa estratégia para quem quer se preparar para prestar um concurso público administrando melhor o seu tempo é o ciclo de estudos, uma alternativa que abrange todas as disciplinas por etapa. 

Trata-se de uma técnica recente, que tem apresentado ótimos resultados entre muitos aprovados, sobretudo em concursos de alto nível.

Isto porque, o ciclo de estudos ajuda a desconstruir a curva de esquecimento, que se dá à medida que o tempo passa após o estudo daquela matéria, além de estar relacionado com o loop do hábito: gatilho, ação e recompensa.

Os ciclos são diferentes dos planejamentos de estudos comuns, aqueles com cronograma por matérias e horários. A principal diferença é que o ciclo é dinâmico, e não fixo por dia/matéria.

No planejamento comum, define-se o que estudar em cada horário, em cada dia, e geralmente em cada semana. Porém, caso haja um imprevisto e o candidato não consiga estudar determinada matéria, seu estudo fica comprometido e o tempo em que voltará a ter contato com ela será muito maior, propiciando seu esquecimento.

Já no ciclo de estudos, não importa o dia e hora da semana, mas sim o cumprimento da carga horária prevista. Existe uma ordem de disciplinas que, quando chega ao final, se repete. Chegando-se à última matéria do ciclo, volta-se à primeira.

O concurseiro estipula um período do ciclo (que pode ser uma semana, um mês, 15 dias, etc), e nesse período estuda apenas parte de cada uma das disciplinas programadas do edital. O ciclo termina quando ele consegue estudar cada uma das partes estipuladas dentro do período. A partir de então se inicia um novo ciclo, com novos temas, em continuidade.

Assim, a ordem é muito mais importante do que a definição do dia, hora ou tempo para estudar determinado assunto. O candidato só precisa definir as partes de cada uma das matérias que deseja estudar e o prazo inicial e final do ciclo.

E mesmo que ocorram imprevistos e ele fique sem estudar por um dia, o estudo equilibrado de todas as disciplinas é garantido, pois o ciclo se adapta. Além disso, é possível atribuir pesos diferentes às matérias, priorizando as quem têm mais questões na prova, que valem mais pontos, ou com as quais se tem menos afinidade.

Achou interessante? Então, aprenda a montar o seu ciclo inicial de estudos no evento de hoje!

Cursos para Concursos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.