Artigo

Como mandar bem na redação do concurso da PC-RS? (banca Fundatec)

Estrategianos, tudo bem?

Aqui é o Professor Raphael Reis, do Núcleo de Redação do Estratégia Concursos. Atuo também nas disciplinas de Filosofia, História e Sociologia. Sou Mestre em Sociologia da Educação (UFJF), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF), Especialista em Coordenação de Campanha Eleitoral (Uninter) e Graduado em História (UFJF).

Hoje, estou aqui para falar um pouco sobre a redação do concurso da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul (PC-RS). A banca organizadora desse certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).

Uma boa redação começa a partir de uma leitura atenta do edital, para você saber como a banca avaliará seu texto e o que ela espera de você.

Diferente da maioria das bancas de concursos, a Fundatec está exigindo no edital do concurso da PC-RS um mínimo de 35 (trinta e cinco) linhas e um máximo de 50 (cinquenta) linhas. Em minha análise, essa exigência vai requerer do candidato mais atenção no desenvolvimento do conteúdo.

Qual é o tipo de gênero textual que a banca cobra? É o dissertativo-argumentativo. Porém, o que é isso?

Segundo Othon M. Garcia[1], “a dissertação tem como propósito principal expor ou explanar, explicar ou interpretar ideias e a argumentação visa o convencimento, persuasão, influenciar o leitor ou ouvinte”. Por isso, as etapas clássicas de introdução, desenvolvimento e conclusão[2] devem ser observadas rigorosamente, para garantir que todos os elementos necessários à redação para concursos sejam contemplados.

Abaixo uma sugestão clássica para a estrutura de sua redação:

Um parágrafo de introdução Uma média de 5 linhas
Três a quatro parágrafos de desenvolvimento Uma média de 8 a 10 linhas;

 

Um parágrafo de conclusão (confira a nota de rodapé de nº 2) Uma média de 5 a 7 linhas

A sua prova de redação totalizará 20 (vinte) pontos e avaliará o conteúdo, a estrutura e a expressão:

Conteúdo Abordagem integral do tema proposto
Capacidade Argumentativa e criatividade do autor
Originalidade do ponto de vista
Estrutura Respeito ao gênero dissertativo-argumentativo, progressão textual e coesão textual.
Expressão Domínio da norma culta

Especificamente, nos interessa a parte de conteúdo, que é nosso foco nas rodadas temáticas desenvolvidas exclusivamente para os cursos de redação que o Estratégia Concursos oferece. A parte de estrutura e expressão são de responsabilidade da Professora Rafaela Freitas, que é uma “baita” profissional =)

Como você já percebeu, a Fundatec valoriza o conteúdo, avaliando o repertório cultural do candidato. Para isso, as rodadas temáticas pretendem aprofundar alguns temas de maior potencial de cobrança. Além disso, ao longo das rodadas serão apresentados conceitos e reflexões que eu os denomino de “curingas”, já que podem ser utilizados nos mais diversos assuntos, para melhorar a capacidade de análise, estimular o senso crítico e a consistência dos argumentos.

Argumentar, de maneira geral, é fundamentar suas reflexões por meio de conhecimentos sobre o assunto e persuadir o leitor (examinador) a tomar uma decisão.

Segundo os maiores especialistas em provas discursivas, o candidato precisa levar em consideração o objetivo social do texto, porque a maioria das bancas esperam o alcance social do que está sendo dito – não é à toa que os temas geralmente têm cunho filosófico e sociológico.

Ter conhecimento sociopolítico crítico é atender às expectativas da banca. Para isso, é importante a habilidade linguística de compreender e interpretar os comandos/textos motivadores.

Seguem alguns passos estratégicos para compreender bem os comandos/textos motivadores:

  • Leia os comandos/textos motivadores;
  • Leia uma segunda vez assinalando as palavras-chave;
  • Faça um projeto de sua redação, apontando esquematicamente o que será abordado na introdução, nos parágrafos de desenvolvimento e na conclusão;
  • Responda: qual é o alcance social do meu texto?;
  • Faça o rascunho. Corrija o seu rascunho; e
  • Passe a limpo com concentração, evitando rasuras.

Exemplo do tópico 3 (projeto de redação), utilizando dois parágrafos argumentativos, os quais poderiam ser transformados em até quatro parágrafos argumentativos.

 Vamos partir do pressuposto de que o tema proposto perpasse por preconceito social/racial, discriminação racial ou racismo.

Obs.: este projeto de redação é meramente didático.

Espero ter contribuído com sua preparação para a redação do concurso da PC-RS. Rumo à aprovação!

Siga-me nas redes sociais:

YouTube: Don Raphael Reis

Facebook: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Lista de E-MAIL

Conheça nossos cursos:

Discursiva PC-RS com 3 correções

Discursiva PC-RS sem correção

Ciências Humanas para Redação

ENEM 2018

[1] GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. FGV, 2006.

[2] Uma dica de ouro para fazer uma boa conclusão em concursos, atendendo aos critérios de alcance social e crítica, é seguir o que estabelece a competência V do ENEM, qual seja: propor intervenção social para a problemática proposta pela banca. As bancas gostam bastante, porque mostra que o candidato está preocupado que seu texto tenha aplicabilidade no mundo real, contribuindo com ideias novas por meio de uma atitude ética-política. Para uma boa intervenção social é preciso que o texto contemple: qual ação?, quais são os responsáveis pela execução da ação?, como será executada? e sua respectiva finalidade. Claro, a ação tem que estar coerente com o que foi desenvolvido ao longo do texto. Exemplo de intervenção social, cujo tema é mobilidade urbana: é necessário que os governos municipais implementem corredores exclusivos para o transporte coletivo público, a fim de diminuir o tempo de deslocamento dos usuários e, por conseguinte, melhorar a mobilidade urbana.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Ticiane! Você pode usar tanto a cursiva como a de forma, contudo esta última precisa diferenciar a letra maiúscula da minúscula.
    Raphael de Oliveira Reis em 03/02/18 às 14:38
  • Professor, Há alguma especificaçao para o tipo de letra na redaçao? Curisva ou de forma? Obrigada!
    Ticiane Ribeiro Schultz em 03/02/18 às 11:31
  • Raimundo, boa noite. Bem estranho isso. É a primeira vez que eu fico sabendo de algo assim. Eu penso que não é legal, porém, como não sou da área jurídica, é bom você verificar com algum advogado o que pode ser feito. Você entrou em contato com a banca organizadora?
    Raphael de Oliveira Reis em 04/01/18 às 18:30
  • Professor, tenho uma duvida quanto ao concurso. A guia de arrecadação só pode ser paga no Banrisul. Contudo o banco em questão não tem nenhuma agência na Região Norte e somente duas na Região Nordeste (uma na Bahia e outra no Ceará). Isso é legal? Moro no Maranhão e não tenho condições de viajar para pagar (!!) a inscrição!!!!
    Raimundo em 04/01/18 às 14:53
  • Olá, Ani! Boa tarde. Só precisa colocar título se pedir no comando da questão. É difícil apostar em temas, porque há muitos que a banca pode cobrar, mas eu apostaria nos seguintes: urbanização/mobilidade urbana, medo e terror, crise na segurança pública, violências urbanas, crise no sistema carcerário, meio-ambiente, meios de comunicação (principalmente algo relacionado à internet). Esses são temas que as principais bancas têm cobrado ultimamente. Bons estudos!
    Raphael de Oliveira Reis em 01/01/18 às 15:53
  • Boa tarde, professor. Ótimas dicas. Uma única dúvida: A redação não necessita de título, certo? Inicia-se a primeira linha já com a introdução. Sugere algum tema para este concurso? Obrigada.
    Ani em 30/12/17 às 14:02
  • Olá, Aline! Boa noite. Por ser a mesma banca e o seu certame estar na carreira militar, o curso de redação oferecido para o da PC-RS pode contemplar o que você precisa. Se possível, me envia o edital de seu certame que eu posso pedir ao coordenador para pensar na possibilidade de abrir um curso específico. [email protected] Bons estudos! Prof. Raphael Reis
    Raphael de Oliveira Reis em 27/12/17 às 20:32
  • Olá professor Estou precisando muito de aulas de redação, pois estou me preparando para o concurso de capitão da BM, com a FUNDATEC Obrigada
    Aline em 27/12/17 às 15:57
  • Olá, Fábio! Bom dia! Que bom que você gostou :) Bons estudos!
    Raphael de Oliveira Reis em 27/12/17 às 07:34
  • Olá, meu amigo! Bom dia. O professor Leandro Signori, que é um "baita" professor, coordena os certames organizados pela banca Cespe. Peço a gentileza de entrar em contato com ele por meio do menu professores aqui no site do Estratégia. Ele poderá te ajudar. Bons estudos!
    Raphael de Oliveira Reis em 27/12/17 às 07:34
  • Muito boas as dicas, parabéns! Tem alguma chance de fazer artigo desse com foco na CESPE? mais precisamente da ABIN. Obrigado
    Emerson em 27/12/17 às 06:34
  • Otima dica.
    fabio paulo da silva em 26/12/17 às 22:44