Artigo

Como fui aprovado no ICMS RJ e ISS SP – Minha trajetória

Olá, concurseiro! É com muito orgulho e entusiasmo que, a partir de agora, faço parte desta verdadeira seleção de craques do Coaching do Estratégia Concursos. Escrevo este artigo para contar um pouco da minha história e com isso, passar a mensagem de que sou uma pessoa normal como você. Há um mito que os aprovados nos melhores concursos são seres superiores, dotados de capacidades intelectuais incríveis. E não é bem assim! É hipocrisia dizer que um bom histórico escolar não ajuda, mas qualquer pessoa, com muita força de vontade, abdicação, foco e disciplina é capaz de realizar seus sonhos e lograr êxito num concurso público de alto nível.

Meu nome é Alberto Kovarik, tenho 30 anos e sou formado em Matemática pela UFRJ, tendo concluído a graduação em 2009. Ainda escrevendo a monografia e sem conhecer sequer um aprovado em concursos da área fiscal, me matriculei num “pacotão básico fiscal” de um famoso curso presencial do Centro do Rio de Janeiro para começar a estudar. Aqui, gostaria de abrir um parêntese para comprovar a importância de um trabalho de coaching. Como eu não tinha ninguém pra me orientar, fui seduzido por um marketing muito bem feito do cursinho, pagando caro e sem uma contrapartida de serviço prestado condizente. Além disso, eu sequer tive alguém pra me dizer se era essa a melhor estratégia dentro do meu perfil. Também não fui orientado de nenhuma maneira sobre planejamento, mas vou deixar pra falar melhor sobre isso em um outro artigo. O que quero transmitir com isso tudo foi que, apesar de muita força de vontade e disponibilidade de tempo, demorei bastante até entender como deveria estudar  e acabei perdendo tempo e dinheiro.

Após um ano e meio de muita luta e muito aprendizado com algumas reprovações (sim, elas acontecem com todo mundo!), fui aprovado para Analista de Planejamento e Orçamento da SEPLAG-RJ em 2010. Tomei posse no início em 2011 e, mais ou menos na mesma época, me matriculei numa consultoria, com objetivo de me preparar para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro, que estava por vir. Foi o melhor investimento da minha vida! Eu já possuía uma bagagem, mas tive a oportunidade de aparar as arestas que faltavam, identificar e atacar meus pontos fracos, aumentar meu foco e, principalmente, planejar de maneira a conseguir cumprir um cronograma plausível até a prova. Não deu outra: fui aprovado no concurso dos meus sonhos: auditor fiscal no meu Rio de Janeiro, cargo que exerço atualmente.

Como tudo nessa vida é mais difícil pra quem é concurseiro, houve  um imbróglio judicial no concurso, e não vi outro caminho senão continuar  meus estudos. Ainda com a ajuda da consultoria, após mais quase um ano, fui aprovado no concurso de auditor fiscal  do município de São Paulo (ISS São Paulo) de 2012. Poucos meses após as provas em São Paulo, fui nomeado pro Rio de Janeiro.

Desde então, pelo gosto que tomei pelo mundo dos concursos e pela minha “veia” educacional, sempre, de alguma forma, me vi envolvido com a preparação de amigos e conhecidos para concursos diversos. É claro que também adquiri um certo know-how na atividade por ter sido aluno de consultoria durante meu último ano de concurseiro.

Por ter tido uma experiência muito positiva enquanto aluno e acreditar demais que também poderia ajudar outras pessoas, comecei em Janeiro de 2015 a trabalhar com consultoria, tendo obtido resultados notáveis em alguns concursos como ICMS-PI, ISS Niterói e ISS Cuiabá. Agora, eu me sinto ainda mais motivado e preparado para esse novo desafio: Coaching do Estratégia Concursos. E como sempre digo aos meus alunos, o trabalho só funciona se cada um fizer a sua parte com afinco. E não tenha dúvida que eu estarei firme e forte para proporcionar a melhor preparação possível para você. E aí, “bora” com a gente?

Alberto Kovarik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vinicius,   Desculpe a demora, como sou novo no Estratégia, ainda estou aprendendo a manusear o sistema e não havia visualizado sua mensagem. Então, é bom estar atento à literalidade de cada edital. Via de regra, concursos da área fiscal exigem formação mínima nível superior em qualquer área de atuação. É preciso verificar se o seu diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC como nível superior. A sua faculdade deve te passar essa informação com segurança, ok? Qualquer dúvida, estou à disposição.   Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 03/03/17 às 15:00
  • Grande Ronaldo! Ainda estou aprendendo a mexer no BO. Agora que li sua mensagem! Muito obrigado, meu amigo! Bom ver que você foi aprovado e tá arrebentando aqui no Estratégia. Abração          
    Alberto Kovarik em 03/03/17 às 14:56
  • oi prof gostaria q respondesse: com curso de tecnologo consigo ingressar no iss sp?
    Vinícius em 22/01/17 às 08:52
  • Fala Alberto! Seja bem-vindo ao Estratégia! Um abraço, Ronaldo Fonseca
    Ronaldo Fonseca em 03/01/17 às 10:42