Artigo

Como fui aprovado na Advocacia-Geral da União, Procurador Federal – Minha trajetória

Eu sou Vagner Nunes, procurador federal e coach do Estratégia Concursos.


Se minha caminhada no universo dos concursos públicos fosse um filme, acho que seria "[à] procura da felicidade". Não só pelo sugestivo título, mas pelo drama sofrido por Chris Gardner (Will Smith). Ok, não sofri tanto quanto o personagem principal do roteiro hollywoodiano, mas, guardadas as devidas proporções, há certa semelhança.
A cena mais comovente do filme é aquela em que o personagem principal, após procurar e não achar abrigo, é obrigado a pernoitar no banheiro do metrô com seu filho, Christopher (Jaden Smith). Nunca sofri algo minimamente parecido com minha filha, Natália, mas foi a chegada dela a mola propulsora para alcançar o sonho que havia sido temporariamente arquivado.
Dia 21 de fevereiro de 2012 ela nasceu e trouxe consigo a necessidade de alcançar voos maiores. Era preciso sair da cômoda e ótima carreira de analista judiciário do Poder Judiciário da União.
Durante o processo de aprovação – em que é comum a privação do concursando, especialmente a de contato social – Natália talvez tenha sido a maior vítima. Foram incontáveis as vezes que, clamando por atenção, sua cabeça se chocou contra a mesa de estudos do papai – momento em que emergia a ingrata sensação de não ser o melhor dos pais. Perdão, filha.
O filme tem cenas de Will Smith estudando durante a madrugada, enquanto o pequeno dormia. Objetivando evitar novas colisões cranianas, adotei este método (ler durante o sono da baixinha). Acordava às 5h da manhã e estudava até que ela acordasse. Três horas pela manhã e duas à noite, depois que ela dormia, 5h/dia de estudos, de segunda a sábado, e então cumpria as 30 horas semanais que havia estabelecido como meta.
Além das 30 horas por semana, aproveitava cada instante para estudar. Como assessor de juiz ou desembargador, lia muito para redigir as minutas, circunstância que foi um grande aliado na aprovação; ouvia a constituição e outras leis no som do carro durante o engarrafamento; e resolvia questões de concursos anteriores pelo celular quando “não estava fazendo nada”.
Mas nem sempre estudei de forma organizada. Tentei inúmeras técnicas de estudo. Faltou, muitas vezes, estratégia. Sem método, toda essa dedicação e disciplina me levaram a…REPROVAÇÕES! Diversas, é bom que se diga. Mas foi a dor de cada uma delas que trilharam o caminho rumo à aprovação.

“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso” (Michael Jordan).

O edital para provimento de vagas do cargo de procurador federal foi publicado em 2013. Além de superar a dificuldade do certame, era preciso me livrar do sentimento de inferioridade, de que “esse cargo é muito para mim”.

Sábado, 2 de novembro de 2013, data da prova objetiva.

Saio de casa confiante. Volto arrebentado. As questões, muitas delas com alto grau de dificuldade, tratavam de reforçar a minha síndrome de vira-lata. Era preciso juntar os cacos. A prova discursiva estava prevista para o dia seguinte, manhã e tarde.

Domingo, 3 de novembro de 2013.

Acordo cedo. Saio de casa e sequer o cachorro está acordado para me dar bom dia. Repito o ritual da sorte: expresso com leite na padaria e pão na chapa. Me dirijo ao local da prova e, no trajeto, pistas interditadas por conta de uma corrida. O percurso que eu levaria 10 minutos, faço em meia hora. Ultrapasso o portão e ele fecha. Após 8, 9 horas de prova, saio exausto física e mentalmente.
Sobrevivo às provas objetiva e discursiva. Estava na prova oral. Tenho 3 (três) semanas para me preparar.

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014, data da prova oral.

A arguição estava agendada para o período da tarde. Resolvo, então, correr no Parque da Cidade pela manhã e, durante o exercício, fui “presenteado” por um pombo, que resolveu que minha cabeça era um bom local para ele fazer a digestão. Olho para o céu e suplico: Deus, que essa seja a única lambança que me aconteça no dia!
Chego ao local da prova e enxergo nos demais candidatos o que estava sentindo: nervosismo, ansiedade e aflição. O Procurador-Geral Federal à época, Marcelo Siqueira, dá as boas-vindas aos candidatos dizendo: “Parabéns por terem chegado a esta etapa. Hoje, a avaliação não é de conhecimento. Isso vocês já provaram ter. Queremos saber como reagem sob pressão”.
O resto de coragem que tinha acaba ali. No local de prova não se ouvia nada além de respirações ofegantes. Involuntariamente, todos os candidatos coçam a cabeça, balançam a perna e expõem todos os indicativos que o corpo demonstra quando colocado em situações desconfortáveis.
No corredor para entrar na sala onde seria arguido, a perna treme e a mão está fria e encharcada. Me chamam. Entro na sala, digo meu nome para a câmera e começam as perguntas. O tempo passa voando e o exame é concluído.
Dez dias depois e lá estava meu nome dentre os aprovados. Aquela sensação libertadora, de dever cumprido, foi incrível, impressionante! Lembro dos meus pais orgulhosos na cerimônia de posse. Pedi a eles que não se queixassem mais do dia que foram obrigados a cancelar minha matrícula na escola particular, quando eu ainda era garoto, porque os rendimentos não dialogavam com a mensalidade. Eles não responderam. Só choraram!
E, como mágica, as privações por conta do estudo, as dores físicas e emocionais inerentes ao percurso até a aprovação somem. Tinha valido a pena. O filme, finalmente, chegava a um final feliz.
Como coach aqui no Estratégia Concursos, sinto-me honrado em ser diretor do filme, apontando o caminho para que a pelícola dos coachees seja um curta metragem.

Bons estudos! Vale a pena!

Abraços fraternos!

Vagner Nunes
Procurador Federal
Coach Estratégia Concursos

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Dro Vagner! Parabéns! Pela garra e conquista. Sou grata ao sro pela oportunidade de estar na PSF/JP. Só lamento, não ter tido tempo de "aprender no cotidiano" com o sro. Sucesso!
    michely em 13/06/18 às 10:20
  • Olá, Rodrigo! Obrigado pelo comentário. A AGU tem o histórico de nomear todos os aprovados. Sobrevivendo às fases do concurso a nomeação está quase garantida. Quanto ao curso de formação, especificamente para procurador federal, ele é uma etapa eliminatória e classificatória do concurso onde são ministradas aulas sobre cada nicho de atuação dos procuradores federais. Abraço!
    Vagner Nunes em 30/04/18 às 10:27
  • Boa tarde, saberia dizer quantos aprovados foram convocados para a posse no último certame da PGF? e, se possível, poderia falar sobre o curso de formação nas carreiras da AGU... Obrigado e parabéns pela história de sucesso!!!
    RODRIGO em 21/04/18 às 15:37
  • Olá, Wanessa! Tudo bem, e você? Em quaisquer das carreiras da AGU, a chance de posse fora do RJ é muito grande. É bem verdade que dentro da carreira, como boa parte do volume de trabalho cuida de processo eletrônico, o trabalho remoto tem sido ampliado e no futuro não mais se justificará residir no local de lotação. Não é, porém, a realidade atual da carreira. Abraço!
    Vagner Nunes em 03/11/17 às 11:53
  • Olá, Leonardo! Sou coach aqui no Estratégia e preparo alunos também para a carreira de Advogado da União. Espero tê-lo entre os meus coachees. Abraço!
    Vagner Nunes em 03/11/17 às 11:50
  • Olá, Dr.! Tudo bem? Nem pensar em carreiras da AGU para quem não quer sair do RJ? Obrigada!
    Wanessa em 03/11/17 às 00:33
  • Gostaria de saber se há um curso preparatório para o concurso de advogado da união ou um coaching específico para esta carreira.
    Leonardo em 21/10/17 às 22:25
  • Obrigado, Rodrigo! No coaching aqui do Estratédia, dou predileção por planos de estudos personalizados, de modo a adequar as exigências do edital ao tempo disponível de cada aluno. Abraços!
    Vagner Nunes em 23/09/17 às 20:36
  • Boa noite, parabéns pela conquisa, gostaria de saber se há algum plano de estudos disponível como o de PGE SP? Obrigado pela atenção, abraços
    rodigo em 05/09/17 às 22:40
  • Lusalete, Muito obrigado, Lusalete! O prazer foi meu de ter trabalhado com você. Beijo
    Vagner Nunes em 15/05/17 às 18:51
  • Vanessa, Generosidade sua, Vanessinha! Eu quem aprendi muito com você! Beijão!!!
    Vagner Nunes em 15/05/17 às 18:50
  • Tenho muito orgulho de ter te conhecido e trabalhado com você Wagner, e gostaria de acrescentar ás palavras da Dra Ana que você é uma das pessoas mais, talvez a mais, gentil e educada que eu conheci. Parabéns pelo sucesso merecido. Bj.
    Lusalete em 14/05/17 às 00:09
  • Vagnezinho, orgulhosa de ser sua amiga, orgulhosa de ter trabalhado com vc e ter sido sua aluna, pois você me ensinou muitas coisas. Que a sua jornada seja sempre iluminada. Grande beijo!!!
    Vanessa em 13/05/17 às 23:47
  • Dra. Ana é muito generosa! Obrigado pelo carinho! Abraço
    Vagner Nunes em 12/05/17 às 19:46
  • Obrigado, Regina! Que Deus a abençoe! Abração
    Vagner Nunes em 12/05/17 às 19:45
  • O Dr. Vagner é um paradigma a ser seguido, profissional de sucesso, dotado de caráter e honradez, grande estudioso e conhecedor do Direito! Como sempre digo: "Você é um daqueles que integram o rol da nata da intelectualidade do País"! PARABÉNS pela carreira de sucesso!!!
    Ana Garcia Filha em 12/05/17 às 18:20
  • O Dr. Vagner é um paradigma a ser seguido, profissional de sucesso, dotado de caráter e honradez, grande estudioso e conhecedor do Direito! Como sempre digo: "Você é um daqueles que integra o rol da nata da intelectualidade do País"! PARABÉNS pela carreira de sucesso!!!
    Ana Garcia Filha em 12/05/17 às 18:17
  • Vagner, você é um exemplo de esforço e dedicação. Vá em frente e seja muito feliz, primo. Abraços. Regina Caixeta
    Regina em 12/05/17 às 16:19
  • Obrigado, Eline! Fico feliz que tenha gostado. Abraço
    Vagner Nunes em 12/05/17 às 11:30
  • Que final perfeito! Emocionante história. É muito legal conhecer essas trajetórias de pessoas comuns e extremamente esforçadas e comprometidas com o que fazem. Cada um sabe o quanto custa. E que bom saber que a medida do resultado é sempre proporcional. Parabéns.
    Eline em 11/05/17 às 21:51
  • Ilda Caixeta S Kalitzki, Sem palavras para agradecer tanto carinho. Obrigado! Abraços!
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:42
  • Ir. Inês Caixeta, Imagina! Exemplo de luta, garra, vitória e amor ao próximo é você! Obrigado!!! Abraço
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:33
  • Paulo Roberto, Obrigado, amigo! Sucesso na sua caminhada! Abraço
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:24
  • Marcos, Vou discordar: você não acompanhou minha luta. Fez parte dela. Me ajudou demais. Obrigado!
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:24
  • Décio Caixeta, Amém! Que abençoe a todos nós! Valeu!
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:21
  • Marcelo Castelo Branco, Obrigado pelas palavras! Abraço
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:20
  • Helio, A vitória é nossa! Abração
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:14
  • Anisio Silva, Agradeço o carinho e a amizade de sempre! Obrigado!
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:13
  • Steve, Obrigado, meu caro! O propósito do artigo é esse: motivar e mostrar que é possível! Abraço
    Vagner Nunes em 10/05/17 às 15:11
  • Parabéns Dr Vagner! Realmente são nas dificuldades que crescemos e amadurecemos! Orgulhosa de você! Continue firme e estude sempre! Abraços
    Ilda Caixeta S Kalitzki em 10/05/17 às 14:31
  • Parabéns Vagner! Que história linda de luta e vitória que incentiva a todos a lutar pelos próprios sonhos por amor aos filhos, à família, ao próximo e a Deus. Obrigada por sua garra e superação. Abraços!
    Ir. Inês Caixeta em 10/05/17 às 14:17
  • Parabéns Vagner, história motivadora que ascende em nós estudantes o desejo de superação e motivação para sobrepujar as dificuldades da vida. Abraço
    Paulo Roberto pr em 10/05/17 às 13:33
  • Acompanhei a sua luta no dia a dia, sei o que passou. Sou seu fã meu irmão, parabéns por mais esta conquista.
    Marcos em 10/05/17 às 11:51
  • Parabéns, Vagner! Você é espelho para todos aqueles que almejam uma ascensão social. É inerente ao ser humano querer o que não faz por onde conseguir. Porém, definitivamente, este não é o seu caso! Que Deus continue lhe abençoando!
    Décio Caixeta em 10/05/17 às 11:45
  • Que estória contagiante!!! Que ela sirva como incentivo para quem busca ingressar numa carreira profissional de alto nível e também para aqueles que buscam serem melhores Pais!!!
    Marcelo Castelo Branco em 10/05/17 às 11:40
  • Parabéns Dr Vagner, acompanho sua carreira desde cedo e sei de como ela é vitoriosa. Abraços fraternos.
    Helio em 10/05/17 às 11:37
  • Parabéns Wagner, você merece. Além de ser super aplicado e perfeccionista, é um grande, exemplar e humilde ser humano.
    Anisio Silva em 10/05/17 às 11:22
  • Você é um vencedor cara! Sua história deverá estimular muitos a não desistir!
    Steve em 10/05/17 às 09:31