Artigo

Como estudar TI para SEFAZ-SE

Nesse artigo abordaremos como o aluno deve organizar os estudos de TI para SEFAZ-SE. Daremos dicas de estudo importantes para você gabaritar a disciplina mais temida da prova: Tecnologia da Informação.

Transforme sua dificuldade em um diferencial para aprovação!

TI para SEFAZ-SE

Dividiremos nossa abordagem em algumas partes:

  • Importância de TI para aprovação na SEFAZ-SE
  • Como organizar seus estudos de TI para SEFAZ-SE – (cronograma / revisões)
  • Alunos iniciantes: Não viram TI no pré-edital
  • Alunos intermediários: Viram os principais assuntos de TI no pré-edital
  • Alunos avançados: Viram todo ou quase todo edital no pré-edital
  • Análise estatística das disciplinas cobradas na SEFAZ-SE

Importância de TI para aprovação na SEFAZ-SE

O edital da SEFAZ-SE trouxe TI com uma ementa extensa e com muita importância na pontuação final da prova. Serão 15 questões, todas de peso 2, correspondendo a 13.6% do total de pontos da prova.

As matérias mais importantes para a prova serão: TI, Legislação Tributária, Direito Tributário, Contabilidade e Auditoria.

Dentre essas matérias, TI é a que veio com mais novidades. Devido a extensão e a complexidade do edital, há poucos alunos avançados em todos os assuntos de TI que serão cobrados. Isso torna essa disciplina uma grande oportunidade para abrir pontos em relação aos concorrentes. Uma estratégia acertada aqui vai contribuir, e muito, com a sua aprovação.

Vamos te ajudar a montar sua estratégia!

Como organizar seus estudos de TI para SEFAZ-SE

Monte um cronograma

O primeiro passo é verificar no edital quais são os assuntos novos, que ainda não foram estudados. Feito isso, estime quantas horas você vai precisar para estudá-los.

Aqui vai uma dica importante pro seu planejamento de pós-edital: faça essa estimativa de horas para todos os itens do edital que ainda não foram estudados. Avalie o peso de cada disciplina na sua prova e a quantidade de horas demandada para estudá-las. Você deve priorizar as disciplinas de maior peso, com maior incidência de cobrança pela banca nas últimas provas fiscais e as que exigem menor esforço para aprender (são menores ou são mais fáceis).

Acertar uma questão difícil vale o mesmo ponto que acertar uma questão fácil. Priorize as fáceis e depois, se sobrar tempo, tente dominar as médias e difíceis.

Faça ajustes no seu cronograma com o passar do tempo. É importante rever o cumprimento do cronograma semanalmente ou quinzenalmente. Nosso ritmo pode variar um pouco, além disso, imprevistos acontecem. Esteja sempre reorganizando o cronograma, tenha em vista o que falta ver até o dia da prova e avalie o seu tempo disponível.

Por fim, não esqueça de deixar espaços no seu cronograma para revisões dos assuntos estudados. TI é uma matéria complexa, as revisões periódicas vão ser fundamentais para consolidar os assuntos na memória. Falaremos mais sobre isso em seguida.

Faça revisões em blocos

TI é uma matéria com muitos assuntos que se relacionam, ao revisá-los juntos seu cérebro faz conexões que facilitam a memorização e o entendimento.

Os blocos de assuntos podem ser usados para fazer questões e para montar os cadernos de revisão. Identificando similaridades e diferenças entre os tópicos. É comum as bancas cobrarem esses assuntos juntos, tentando misturar/trocar conceitos.

Dando um exemplo prático: dentro de bancos de dados temos dois grandes assuntos que servem de base para o entendimento de vários outros e podem ser estudados juntos. Estamos falando da modelagem relacional x modelagem dimensional. Ao fazer exercícios e revisar esses assuntos juntos, em um único bloco, o aluno vai entender as similaridades e as diferenças, facilitando a compreensão dos dois modelos.

Um segundo bloco pode ser composto por Business Intelligence, Data Mining, Big Data, Redes Neurais, Aprendizagem de Máquina e Deep Learning. Veja que, em regra, trata-se de aplicações para tratamento e análises dos dados. Os conceitos podem ser comparados e esquematizados juntos nos resumos. Inclusive muitas questões seguem essa linha de misturar esses conceitos. É importante que o aluno tenha clareza e saiba diferenciá-los.

Um último exemplo de bloco seria para o estudo das diferentes metodologias de TI: ITIL, PMBOK, COBIT, CMMI, MPS. Destaque o propósito de cada uma e as principais características de cada uma, as bancas adoram misturá-las nas questões.

O agrupamento dos assuntos nos blocos pode ser feito após o contato com as questões da banca. Se prestar atenção nas questões é possível entender quais assuntos são cobrados juntos. Esses assuntos devem ser revisados juntos, isso aumentará suas chances de não os confundir na prova de TI da SEFAZ-SE.

Revisão de véspera

Uma boa estratégia de revisão de véspera é separar as duas semanas anteriores à prova para rever os assuntos mais importantes. Aqueles assuntos que têm muito peso na prova ou que exigem mais memorização devem ser priorizados nesse período. Não é hora de aprender nada novo, é hora de garantir os pontos na prova, solidificando o que já foi estudado.

Em TI é comum assuntos que exigem memorizações de listas, nomes e termos. Tenha isso anotado e esquematizado nos seus resumos para revisar na véspera da prova. Use os blocos de assuntos para diferenciar os conceitos que a banca gosta de trocar, você vai identificar isso ao resolver as questões.

Selecionando as Questões

Resolver questões de TI exige um cuidado especial. Algumas questões são muito técnicas e têm um foco para os cargos que exigem formação específica em TI. Busque priorizar as questões das provas para cargos que não exigem formação específica.

A profundidade do seu estudo deve ser direcionada pelo que já foi cobrado nas questões anteriores pros cargos sem formação específica. Isso não o impede de fazer questões de certames para cargos específicos de TI, apenas tenha cuidado para não perder tempo, indo além do que normalmente é exigido.

O conteúdo de TI para SEFAZ-SE veio extenso, não se perder na complexidade dos assuntos é um dos pilares para o estudo eficiente. Sua primeira missão deve ser garantir as questões fáceis da prova, aquelas que podem ser acertadas com uma leitura inicial dos PDFs, depois disso, sobrando tempo, você pode se aprofundar para dominar as médias e difíceis.

Por fim, use as questões para direcionar o que é importante saber e o que quase nunca é cobrado. É um edital longo, saber priorizar os assuntos de maior incidência é uma das chaves para fazer uma boa prova.

Alunos Iniciantes: Não viram TI no pré-edital da SEFAZ-SE

A dica pros alunos iniciantes é PRIORIZAR. O edital de TI veio extenso, provavelmente não teremos tempo de ver tudo. Abaixo disponibilizaremos um vídeo com a análise estatística do histórico de cobrança da banca sobre os assuntos do edital.

Busque montar seu cronograma priorizando os assuntos de maior incidência nas provas anteriores do CEBRASPE e na área fiscal como um todo. Juntando essas duas diretrizes você aumentará suas chances de ter um bom desempenho na prova de SE, assim como reforça sua preparação para as provas futuras da área fiscal.

O assunto de Banco de Dados, por exemplo, é um dos preferidos das bancas nas provas da área fiscal. Sem dúvidas é um dos assuntos que você deve priorizar no estudo de TI para SEFAZ-SE.

Seu primeiro objetivo deve ser estudar e treinar esses assuntos prioritários. À medida que for conseguindo terminá-los, você pode ir incluindo no cronograma assuntos secundários, menos cobrados pelo CEBRASPE e na área fiscal como um todo.

Uma outra dica importante é não gastar muito tempo na leitura dos PDFs. TI é uma matéria complexa e é normal o aluno se deparar com tópicos abstratos, de difícil assimilação. Tente passar pelo PDF o mais rápido possível, pegue a ideia principal de cada assunto. Não invista na produção de resumos nesse momento inicial.

Na leitura inicial do PDF, seu foco deve ser captar a ideia geral do assunto, qual a utilidade daquilo, quais os principais conceitos. É a resolução de questões que deve te guiar sobre quais assuntos se aprofundar. É comum os alunos iniciantes gastarem muito tempo na primeira leitura do PDF, tentando entender tudo e até produzindo materiais de revisão nesse primeiro contato, não cometa esse erro.

Deixe as questões te guiar sobre o que é importante priorizar para prova, não se preocupe com % de acertos nas primeiras baterias. O foco nesse primeiro contato com questões deve ser entender o que é mais cobrado e como é cobrado, a partir dessas informações você poderá voltar no PDF com o direcionamento correto, sem perder tempo com o que não é muito cobrado.

Alunos intermediários: Viram os principais tópicos de TI no pré-edital da SEFAZ-SE

Os alunos intermediários devem dividir seu tempo entre revisão dos assuntos mais cobrados e estudo dos assuntos novos.

Se for possível incluir no cronograma horários para estudar todo edital de TI, façam! Ainda que não tenham horário suficiente para fazer um estudo adequado e com a profundidade necessária, é importante adquirir ao menos uma visão geral sobre todos os assuntos.

Se não tiver tempo suficiente para fechar todo edital, busque a abordagem indicada aos alunos iniciantes, priorizando os tópicos de maior incidência e que poderão ser aproveitados para provas futuras.

Se pegarmos uma prova genérica de concurso, teremos, em regra, +50% das questões de nível fácil. São questões que você consegue acertar apenas com a primeira leitura no PDF da aula. Seu foco inicial deve ser garantir esse tipo de questão. Só de ter finalizado o edital de TI você já estará na frente de boa parte dos candidatos.

À medida que for finalizando os assuntos principais, você pode ir se aprofundando no estudo sobre os assuntos secundários, buscando mais conhecimento para acertar as questões médias e difíceis.

Alunos avançados: Já viram todo ou quase todo edital de TI durante o pré-edital da SEFAZ-SE

Os alunos avançados devem aproveitar a gordura que construíram no pré-edital. Inicialmente, foque em terminar de ver os assuntos novos. Tente fechar o edital o quanto antes. A partir, daí inicie as revisões via questões em blocos. Monte resumos para revisar na véspera da prova, eles serão grandes aliados, ajudando a deixar na memória de curto prazo as informações mais difíceis de serem aprendidas.

Não perca muito tempo para ver os PDFs das aulas dos assuntos novos. Tente passar rápido nos PDFs e foque na resolução de questões. À medida que entender a forma de cobrança da banca para os assuntos, volte nos PDFs para reforçar os pontos fracos.

O pós-edital é hora de afiar o machado nos pontos fracos, naqueles assuntos de pior desempenho e nos mais cobrados. O foco deve ser em resolver muitas questões, essa é a chave para identificar seus pontos fracos, entender como a banca cobra e preparar um material de revisão SUCINTO para a véspera da prova.

O Estratégia preparou um curso completo para SEFAZ-SE, você o encontra clicando nesse link. Toda a ementa de TI cobrada no edital está presente no curso.

Conclusões e Dicas finais

  • TI será um diferencial para aprovação na SEFAZ-SE.
  • Não fique preso nas leituras iniciais dos PDFs, avance e volte nos PDFs após as questões.
  • Nas leituras iniciais do PDF foque em ter uma VISÃO GERAL do assunto
  • Foco do estudo deve ser nas QUESTÕES – (deixe as questões direcionarem seus estudos)
  • Organização é fundamental para chegar bem preparado – (monte seu cronograma, inclua revisões)
  • Faça questões e revisões em BLOCOS de assuntos – (blocos com os assuntos que aparecem juntos nas questões)
  • Priorize assuntos de maior incidência. Depois de dominá-los parta para os assuntos secundários.
  • Priorize a aprendizagem das questões fáceis dos assuntos novos/secundários. Depois de dominá-las parta para as questões mais avançadas/difíceis.

Pessoal, por hoje é isso! Espero que esse artigo ajude vocês a se preparem para TI e conquistarem a aprovação na SEFAZ-SE. Um abraço e até a próxima.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.