Artigo

Regimento interno: como estudar para concursos legislativos?

Prezado aluno, na postagem de hoje iremos tentar responder a seguinte pergunta: Como estudar regimento interno para concursos legislativos?

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. Nesse artigo o meu objetivo é dar algumas dicas de como estudar regimento interno para concursos legislativos.

Essa matéria está sempre presente seja de forma expressa no edital ou como tópicos específicos de matérias de Direito, tais como: Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Como estudar regimento

Principais dicas para estudar regimento interno:

O estudo do regimento interno é muito importante para quem deseja prestar concursos para cargos legislativos, pois esses concursos costumam cobrar conhecimentos específicos sobre o funcionamento das casas legislativas. Muitas questões costumam ser cobradas sobre este tema nos concursos das Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e, até mesmo, das casas legislativas federais. A seguir, apresento algumas dicas de como estudar o regimento interno de forma eficiente:

Leia o regimento interno com atenção

O primeiro passo para estudar o regimento interno é ler o texto completo, com atenção aos detalhes (cuidado com possíveis pegadinhas que a banca pode inserir, como, por exemplo, as exceções). É importante ter uma visão geral do funcionamento da casa legislativa e das competências de cada órgão.

Resumo

Depois de ler o regimento interno, o ideal é fazer um pequeno resumo ou mapa mental com as principais informações sobre o funcionamento da casa legislativa, as competências de cada órgão, as etapas do processo legislativo, entre outras informações importantes.

Faça marcações

Faça marcações nas partes mais importantes do regimento interno ou naquelas que tenham sido mais difíceis de entender. Fazer comentários com suas próprias palavras pode ajudar a fixar melhor o conteúdo.

Utilize recursos adicionais

Busque materiais de apoio, como vídeos, aulas, artigos ou comentários sobre o regimento interno da casa legislativa. Eu aconselho materiais aqui do Estratégia pois são muito completos. Esses materiais podem ajudar a compreender de forma mais clara as informações contidas no texto. Além disso, aplicativos de leitura da “lei seca” podem te ajudar. Coloque o fone de ouvido e escute a leitura enquanto acompanha visualmente a legislação.

Resolva questões

Resolva questões de concursos anteriores sobre o regimento interno da casa legislativa. Isso ajuda a fixar o conteúdo e a entender como as informações são cobradas pela banca examinadora nas provas. Aconselho a marcar os artigos que são mais cobrados pela banca para leituras futuras.

Faça revisões

Revisões periódicas do regimento interno (principalmente dos artigos mais cobrados pela banca) e dos resumos e mapas mentais são ideais para manter o conteúdo fresco em sua cabeça. A revisão ajuda a fixar melhor o conteúdo e a lembrar das informações em momentos importantes, como na hora da prova.

Em resumo, para estudar o regimento interno para concursos legislativos, é preciso ler o texto com atenção, fazer resumo e mapa mental, anotar as informações importantes, utilizar recursos adicionais, resolver questões e fazer revisões periódicas. Com essas dicas, certamente você estará melhor preparado para enfrentar as questões sobre o regimento interno nas provas de concurso.

Lembre-se de que estudar é um processo contínuo e que requer paciência e dedicação. Mantenha-se motivado e confiante em seus objetivos e continue se preparando para o momento certo. O estudo para concursos públicos é algo gradual, um conhecimento que vai se consolidando aos poucos. O importante é escolher uma área que você se identifica e ter um núcleo de matérias específicas na sua preparação.

Dica final

Agora que a gente fez essa breve revisão com algumas das principais dicas de como estudar regimento interno para concursos legislativos, aproveite para ler outros artigos do blog e resolver muitas questões de concursos anteriores na sua preparação. A resolução de questões é fundamental na sua preparação para concursos públicos. Os comentários dos professores nas questões do PDF e do SQ do Estratégia são muito completos (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), tendo inclusive comentários em vídeo. Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Para conferir outros artigos que eu escrevi para o Estratégia, basta entrar na minha página aqui no site e ver os meus artigos publicados: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/. Tenho dezenas de artigos publicados sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.