Artigo

Como domar a ansiedade: 12 dicas!

Senta que lá vem textão! #vemgente :)

 

Você tem um botão na sua cabeça. Vamos chamá-lo de “turbo”. O turbo é mega útil. Se você percebe que um leão está atrás de você, terá que mobilizar todas as suas forças e recursos mentais para correr e criar um plano sagaz para sair da situação. Não dá para fazer isso estando “de boa”. Você tem que ligar o “modo turbo”. Quando sai o edital, você tem que ter forças extras para estudar e organizar sua revisão final. Nota que nesse período você tem um gás a mais? É por conta do “turbo”. Amigão esse cara, né? Depende.

 

No nosso cotidiano, quando nos mantemos muito tempo em situação estressante (ex: estudar para concursos), o nosso “botão turbo” é acionado vezes demais. Tantas, que um dia o coitado quebra. Daí, qualquer coisa ou nada pode acioná-lo. Qualquer coisa que lhe causa incerteza e stress (mesmo stress bom, com uma véspera de viagem) pode ligar o turbo sem você querer. Nada também pode ligá-lo! Você está lá, vendo sua série favorita, e o “turbo” liga sem aviso. Que raios é isso??? O nome disso é ansiedade.

 

Veja se você já sentiu algo do gênero: 

  • paralisia diante de uma montanha de tarefas;
  • pânico diante da falta de controle sobre certos ou todos os aspectos da vida;
  • ânsia de correr com matéria para matar o edital logo (mesmo com comprometimento da qualidade do estudo);
  • vontade incontrolável de abrir todos os livros ao mesmo tempo e estudar de vez;
  • medo excessivo do fracasso;
  • sensação de não-merecimento do sucesso (síndrome da fraude);
  • coração acelerado “do nada”;
  • dormência nas mãos, pés ou rosto;
  • falta de ar sem motivo aparente;
  • vontade súbita de chorar – sem motivo;
  • dificuldade de lidar com situações que para você já foram simples e que agora representam grande desafio;
  • sensação de soterramento ou afogamento.

 

Aposto que tem um povo dando check, check, check nessa listinha. 

 

Putz… e ainda tem a vergonha e a autocondenação. Os sintomas citados fazem com que você se sinta mais VULNERÁVEL e essa sensação não é das melhores… Fora que agora é a hora em que você precisa ser uma verdadeira FORTALEZA para lidar com a realidade de um concurseiro!

 

Você já não foi assim tão ansioso. O que aconteceu? Qual foi o dia em que você se tornou ansioso? O que aconteceu naquele dia que te “quebrou”? Qual foi o estopim? Quais foram as causas? A gente não tem resposta para nada disso. Ansiedade é multifatorial e abarca acontecimentos que você assimilou de modo consciente e inconsciente. Essa assimilação se sedimentou na sua cabeça ao longo de anos e construiu crenças – mais uma vez – conscientes e inconscientes. 

 

Bom, o mundo hoje nos impõe vários paradoxos: Ser ansioso é ruim, você tem que viver o presente e curtir o momento, mas superar seus limites e “matar um leão por dia”, fazer planos e ter sonhos, mas expectativa não… isso não é legal ter. PERAE! Deixa eu ver se entendi: Você pede para o sujeito dar sangue, suor e lágrimas para alcançar um futuro previamente planejado (pois ter metas é fundamental… e é bom que sejam ousadas), mas pede para ele não ter expectativas??? C-O-M-O A-S-S-I-M???? Só eu que estou achando que essa conta não fecha? #diferentona?

 

O sistema em que vivemos é perverso e favorece a ansiedade ao sobrecarregar nossa mente com informações e cobranças. Sabia que uma só edição do jornal americano The New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum recebia durante toda a sua vida há 300 anos (Dado da Revista Veja de 05 de setembro de 2001)??? Dá para voltar no tempo? Não! Dá para administrar a ansiedade? SIM!

 

E olha que digo isso com mais conhecimento de causa do que eu gostaria. Já fui uma ansiosa nível hard core! Sempre fui (desde criancinha), apesar de que antes de estudar para concurso eu não percebia tanto (todo mundo percebia, menos eu…rs). Quando me tornei concurseira, piorou MUITO. E quando passei no concurso, continuou piorando. Jurava que iria melhorar da noite para o dia! Nada disso! Essa porcaria é cumulativa! Pois bem. O que eu fiz? Deitei na cama e lamentei??? JAMAIS! Fui  arrumar uma solução! Tentei DE TUDO e achei várias saídas. Eu aprendi a fazer a gestão da minha ansiedade e hoje me considero uma pessoa bem tranquila (para os meus padrões, claro!).

 

Antes de qualquer dica, quero passar para vocês 2 certezas que ajudaram muito:

 

1 – Ansiedade é normal. Você não está surtado. Quase todo mundo tem, mesmo que a pessoa não fale sobre isso (muita gente tem vergonha de falar sobre o assunto).

2 – Tem jeito.

 

Segue uma lista do que me ajudou e me ajuda diariamente:

 

1 – Exercícios de respiração. Respire bem fundo e lentamente (inspire em 4 tempos e solte em 8). Faça isso trocentas vezes ao dia.

 

2 – CD de Yoga no carro. Tô brava e ansiosa no trânsito? Bora ouvir uns mantras!!! Dá uma boa desacelerada na mente e você não corre o risco de falar umas verdades para o carinha que te fechou e de depois ter que entrar em ruas estranhas para fugir desse ser vingativo! #truestory

 

3 – Trabalho em uma redação de TV e web (sou produtora). Imagina a animação que é o ambiente! E tenho que trabalhar bem concentrada. Receita para ansiedade. Solução: Youtube com músicas de spa. Coloco na busca “spa sounds”. Outra dica massa é procurar por “thunderstorms” ou “rain sounds”. Trabalho hoooras com fone ouvindo um calmante barulho de chuva. Fico em outro planeta e com a concentração bem alta. Para mim, funciona melhor do que música clássica.

 

4 – Há vários apps de Yoga e meditação de todo tipo. Não tem tempo ou grana para fazer aulas de yoga (que – aliás – me ajudaram uma barbaridade)? Bota o fone e faz uma meditação de 10 minutos em casa! Seu dia fica outro! Faça antes de estudar (para se concentrar mais rápido e começar a estudar já com rendimento alto) e depois (para não deitar para dormir e ficar com a cabeça a mil por hora).

 

5 – Tenha um day off. Mas off mesmo! Tire um dia (um pedaço do dia que seja!) da semana para não ter compromisso. Para mim, até um compromisso legal é um compromisso e dá cara de tarefa. Preciso de um dia para “processar” os acontecimentos da semana sem nenhum agendamento me atrapalhando.

 

6 – Faça uma coisa de cada vez. Caracas, essa foi difícil para mim. Eu tomava banho recitando matéria (o resumo ficava em cima da pia)! Brincava, orgulhosa, que NUNCA fazia apenas uma coisa por vez. Gente, isso sobrecarrega demais a pessoa. Peguem leve e só façam 2 coisas ao mesmo tempo quando for imprescindível. Caso contrário, CONTENHA-SE! Aprenda a ter paciência.

 

7 – Tenha fé em algo maior. Em Deus, em Buda, em Alá, nas energias do cosmos, em seres de luz… qualquer coisa. Eu sou beeem cética, e isso gera um senso de responsabilidade sobre si e sobre o mundo bem gigante. Ter fé em algo além ajuda a dividir a carga. Não acredita em nada? Faça uma forcinha e encontre algo que te convença.

 

8 – Evite gente ansiosa. Essa praga de ansiedade contagia. Está em um grupo ansioso e não dá para evitar? Dê pausas a si mesmo. Peça licença e vá dar uma respirada de tempos de tempos. Andar oxigena a mente e acalma.

 

9 – Divirta-se! Faça algo de que goste sempre que puder. Nem que seja assistir à sua série favorita. Não precisa ser algo caro ou chique, mas tem que ser algo que te relaxe de verdade e te distraia 100%.

 

10 – Afaste-se na tecnologia. É MUITA informação ao mesmo tempo. Pense em quantas fotos você vê por dia no instagram e em quantos pensamentos extras cada uma gera em sua mente. Não seja escravo do seu celular “piando” com mensagens. O MUNDO PODE ESPERAR!

 

11 – Faça exercícios. Quando você faz um exercício aeróbico, CRIA NEURÔNIOS!!! CRIA!!! Além de melhorar a comunicação entre eles e sua saúde geral. Você também acostuma seu corpo com os sintomas da ansiedade (ex: coração acelerado) e isso vai criando resistência. É como uma vacina. Você tem mini doses de sintomas de ansiedade correndo na esteira. Seu corpo entende que está tudo bem, mesmo com o coração acelerado. Não vai ser qualquer aceleradinha que vai te desencadear uma ansiedade mais forte. Só para constar, o cortisol (hormônio do stress) MATA NEURÔNIOS! Se você não malhar e continuar pilhado, vai "dar ruim" COM CERTEZA.

 

12 – Perdoe-se. Não faça drama na sua cabeça por ter ansiedade. Você tem. Eu tenho. O colega tem. Outro NÃO TEM. Depende da pessoa e de fatores diversos (ex: genética). É como enxaqueca. Tem gente que tem e tem gente que não tem. Você acha a pessoa que tem enxaqueca fraca? Incapaz? Não. Quem tem ansiedade não é mais fraco do que quem não tem. Seu turbo quebrou. É hora de consertar. Só isso.

 

Espero ter ajudado a galera mais ligada no 220 que conheço: o povo concurseiro. 

 

Bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISO:

1 – Os artigos serão postados agora apenas às TERÇAS! 

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Amei o 7! Sempre meditei, mas não acredito em nada sobrenatural, nem ao q está ligado a prática, como budismo e hare krsna... Mas, desde q comecei a estudar pra concurso e levei um pé na bunda pra coroar o processo, ando acreditando em TUDO! Vou na igreja, na umbanda, no kardecismo (onde a entidade me orientou a voltar com as meditações nas 2x q fui), tô rezando pra santo Antônio, fazendo limpezas energéticas... Tá osso! Hehehehe
    Renata em 05/04/17 às 17:04
  • Oi Gabriela, boa noite. Estudei bastante tempo para o concurso do TRE-PE e não fui nada bem, alias, péssimo. Foi uma preparação pesada, privei-me de tudo e todos, menos da namorada é claro rsrs. Família, saída, parcos amigos etc... Segunda a sábado, direto, 8 horas por dia, às vezes menos, às vezes mais, tinha dia que a cabeça iria explodir. Tirava apenas o domingo para descanso e foi assim de jan/2016 até semana passada, quinta feira antes da prova. Conhecimento fresco na cabeça, tinha tudo na mente, estava bem preparado e confiante (?). Mas na hora H eu fiquei cego, simplesmente isso, CEGO. Não sei explicar, mas li as questões, sabia praticamente 95% da prova e algumas passaram batidas. CESPE também inovou na maneira de cobrar e veio mais lei seca do que o esperado. Isso me pegou de jeito e tive muita dúvida. Pergunta, o que houve comigo? Preparação falha? Confiança exagerada? Desligado para o algo a mais? Até hoje penso o que aconteceu. No aguardo.
    Lucas Vilanova em 23/03/17 às 22:55
  • Bom dia Gabi. Puxa, seus artigos são maravilhosos, tanto que já me acostumei a lê-los toda semana. Este, em especial, foi ainda melhor, pois trata de um problema que, assim como outros concurseiros, eu também tenho: a ansiedade. Quando vou dormir, ouço essas músicas com barulho de chuva e elas ajudam MUITO a acalmar a mente. Em relação ao item 9 do artigo, procuro andar de moto quando o estresse está alto ou não consigo concentrar-me em nada. Andar ou viajar de moto para mim, é terapia. Grande beijo. Obrigado.
    Willian em 22/03/17 às 11:52
  • Ameeeei esse artigo! Super combinou comigo (rsrs). Vou seguir muito essas dicas!! Obrigada!!
    Marina Zarur em 22/03/17 às 11:19
  • Oi, Amanda. Gatrite é super comum para quem tem ansiedade. Eu tenho desde novinha, mas há anos não sinto nada. É tudo uma questão de adminsitrar a ansiedade. Sobre a sua falta de ansiedade: já tenho artigo pronto sobre isso! ;) Leia, por hora, o artigo que já está no site "O pequeno déspota em você".      Abs e bons estudos Gabi        
    Gabriela Knoblauch em 21/03/17 às 18:12
  • Ei, Ju! É um processo, viu? Mas tem jeito sim de conter. Não some (pq o concurso demanda um grau de ansiedade), mas diminuiu bem. Adote as dicas e depois me conta,ok? Abs Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 21/03/17 às 18:03
  • Sei bem como é, Murilo, Já fui assim. Dá para melhorar. Começa a aplicar devagar as dicas que dei. Vai notar melhora. Prometo. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 21/03/17 às 18:01
  • Descansar a mente é tão fundamental quanto estudar, Neilton. Que bom que gostou! Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 21/03/17 às 17:56
  • Olá Gabriela. Gostei muito do "Não acredita em nada? Faça uma forcinha e encontre algo que te convença"- Esses estudantes, só têm uma saída- , acreditar neles mesmos. Redes sociais nos afastam do nosso sonho e são inversamente proporcionais ao objetivo traçado por nós. Gabriela, depois que nos conhecemos comecei a revisão dos trinta dias que estava tão atrasa que algumas estão em 90 dias. Gostei muito do método de repassar tudo a cada troca de aula. É uma tremenda economia de tempo a revisão por mais que seja demorada, pois sempre o mais demorado em nossa mente é a primeira lida. A partir da segunda lida em diante , penso que sinapses feitas em nosso encéfalo são lubrificadas e facilitam o caminho para a memória de longo prazo. Um grande abraço. Deus te abençoe . Precisamos de ti. Att. Alexandre.
    Alexandre Guerra de Guerra em 21/03/17 às 15:25
  • Oi Gabi! Este texto descreveu uma pessoa próxima a mim que até tem gastrite por conta disto. Eu me vejo o contrário, como uma pessoa descansada demais, com várias coisas pra realizar, sei como fazer, mas não consigo iniciar e fico me enganando. Leio várias coisas que soam como tapa na cara, mas não consigo mudar. Será que preciso de ajuda?
    Amanda Amaro em 21/03/17 às 14:43
  • Letícia, ARRASOU nas dicas! Muito obrigada pela colaboração. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 21/03/17 às 14:05
  • Oi, Raquel. que bom que gostou! A respiração é assim: Inspire contando até 4 (devagar) e expire contando até 8 (devagar também). Assim, sua expiração leva o dobro do tempo da inspiração.  Bjs e bom relax :) Gabi
    Gabriela Knoblauch em 21/03/17 às 14:04
  • Adorei! Mesmo! Eu também costumo colocar o som de chuva para escutar e é realmente muito bom. Mais relaxante que música clássica. Só não entendi essa respiração de 4 tempos e 8 tempos.
    Raquel F em 21/03/17 às 13:59
  • Muito bom, Gabi! Acompanho vários canais que me ajudam a estudar. A quem interessar, aqui vai alguns: - Peder B. Helland - Composer - OCB Relax Music - Relaxing White Noise - Body Mind Zone - Relax Night and Day - YellowBrickCinema - Relaxing Music - Zenchantment - NuMeditationMusic Abraço!
    Letícia em 21/03/17 às 13:51
  • Ameiiiiiiiiiiiiiii o texto. E esperar por seus textos me deixa ansiosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. rsssssssssss fico pensando... o que ela vai falar hoje?? como será??? vai ser para mim??? e a Terça que não chega, e ligo o computador, olho o site, e nada do texto. Chegaaaaaaaaaaaaa.... afff... muita ansiedade!!! Quanto a fazer yoga é uma maravilha.... já faço!!! acalma mesmooooooooooooo e, uma dica, para aqueles que querem praticar e não tem grana, façam on line - tem um site maravilhoso, como aulas para todos os gostos. Site da Pryleite. Quanto a ouvir música enquanto estuda, NÃO FUNCIONA COMIGO... não mesmo!!! Necessito de silêncio, silêncio Mortal. Caso contrário, fico louca!!! e essa é a principal razão do aumento da ansiedade, já te contei, tenho uma vizinha barulhentaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! - o Macaco dela quebrou o galho, lembra???!!! pois é... e ai, fico pensando, não vou dar conta, o diabo dessa mulher faz barulho, preciso de silêncio, e fico ansiosaaaaaaaaaaaaaa quase infartando. Tomara que a outra terça não demore.... rssssssssssssssss. Beijos.
    Arlene em 21/03/17 às 13:38
  • Ai, ai, ai, só de ler esse tipo de assunto já me deixa nervoso. Mas comigo, ao contrário de outras pessoas, estudar ajuda a aliviar mais, pois a gente foca em outra coisa. Bom texto!
    Rony em 21/03/17 às 13:06
  • Adorei as dicas, prof! Sempre nos dando toques que fazem a diferença. Obrigada! :)
    Stefanie em 21/03/17 às 12:59
  • Depois que comecei a estudar ouvindo músicas de Reiki e comecei a caminhar/dirigir ouvindo mantras do Awaken Love minha vida mudou bastante. Estou bem mais concentrado e sinto que os estudos estão rendendo muito. Ótimas dicas!
    DICSON DE FAVERI GRASSI em 21/03/17 às 12:18
  • Minha ansiedade tem ansiedade. Nesse nível.
    Murilo Gazzo em 21/03/17 às 12:00
  • Texto bom nunca é textão.
    Rogério em 21/03/17 às 11:46
  • Oi Gabii!! Excelente texto como sempre. Parabéns!! Eu confesso que era ansiosíssima. Adotei algumas técnicas pra controlar a temida ansiedade e olha, nem parece que sou eu hahaha, tudo pra manter o botão turbo sadio.
    Mônica em 21/03/17 às 11:21
  • Adorei!! Sofro muito com a ansiedade e a vida de concurseira potencializou mto esse problema. Temos que aprender a administrar. Obrigada =)
    Ju em 21/03/17 às 11:19
  • Oi Gabi. Em outros artigos seus eu já havia obtido dicas de controle emocional. Esse texto de hoje ficou muito bacana, temos que cuidar do "TURBO" de concurseiro, mas também buscar os momentos de relaxamento e recomposição das energias. Brigadão!!!!
    Neilton em 21/03/17 às 10:58