Artigo

Como começar a estudar para Concursos Públicos da maneira correta – Primeiros passos

Muitas pessoas têm sonhos e planos, mas dificuldade de implementá-los, de colocá-los em prática. Isso se aplica também à aprovação em concursos públicos. Surge aquela dúvida – “O que devo fazer? Por onde começar?

E para que você não entre em um caminho tortuoso, ou extremamente longo, seguem abaixo algumas dicas que considero como os primeiros passos na jornada de um concurseiro iniciante, para que ele obtenha sucesso, estude com qualidade e não perca tempo.

1º Passo – Pesquise e escolha a área específica de concursos que você deseja prestar.

O erro mais primário ao se estudar para concursos é fazer ou querer fazer todos os concursos que aparecem. Simplesmente não é assim que funciona! Pelo menos não para quem realmente deseja a aprovação.
A escolha de uma área específica é importante, pois existem disciplinas específicas para cada uma delas. São muitas matérias normalmente e se você tentar abraçar todas acabará tendo apenas um rendimento mediano.

Já dizia a frase clássica do filme Alice no País das Maravilhas:
“Quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

2º Passo – Seja organizado e tenha planejamento.

A organização e o planejamento em seus estudos são fundamentais para a aprovação!

  • Tenha um ambiente de estudos agradável, limpo;
  • Tenha uma cadeira confortável (você passará longas horas nela) e uma mesa espaçosa;
  • Organize seus PDFs e anotações em pastas ou plásticos;
  • Organize os materiais em seu computador por disciplina, por concurso (crie um critério de organização pessoal);
  • Tenha uma planilha para anotação mais eficiente dos seus estudos e das revisões que falarei logo adiante.

3º Passo – Defina uma meta de estudos para a semana e cumpra!

Sim, é necessário foco, perseverança e deixar a procrastinação de lado! Analise o edital que seguirá ou as matérias que estudará e, de acordo com sua disponibilidade, estabeleça uma meta de horas diárias e semanal. Essas horas são líquidas, ou seja, você precisará cronometrar e sempre que parar (tomar água, ir ao banheiro, etc) deverá também parar o cronômetro.
Caso esteja começando por uma área que tenha muitas disciplinas, como a área fiscal, por exemplo, sugiro que inicie seus estudos com menos disciplinas para que seu rendimento seja maior.

4º Passo – Troque os resumos pelas marcações.

Sei que muitas pessoas gostam e são acostumadas a fazer resumo. Sugiro que vejam o vídeo da colega Núbia Oliveira que explica de forma clara e objetiva sobre fazer, não fazer e quando fazer resumos.

DN6 – Como devo fazer RESUMOS?
https://www.youtube.com/watch?v=6vnG0rXBfoM

Eu era uma dessas pessoas que amava fazer resumos e te garanto que meu rendimento potencializou muito quando os deixei de lado. Quando você está estudando o material pela primeira vez não tem conhecimento para saber o que deve ou não ser resumido, assim, muitas vezes, fará mera cópia do que já está ali escrito. Resumos gastam muito tempo e acabam ficando desatualizados.
O que fazer então? Faça marcações em seu material. Utilize marcadores coloridos. Crie um código de cores que faça sentido para você. Além disso, faça anotações. Isso personalizará o seu material e sempre que você voltar a ele para revisar facilmente se lembrará daquilo que marcou.

5º Passo – Faça questões desde o início de sua preparação.

A resolução de questões (muitas questões) é algo que te leva a outro patamar, pois te transforma em um concurseiro profissional. Será de pouca valia estudar toda a teoria de uma disciplina para somente depois fazer questões. Faça questões se possível desde o primeiro dia que começar a estudar, rs! Ah, muito importante, sempre questões comentadas! É importante saber o porque você acertou e o porque você errou. Algumas vezes podemos acertar na “sorte” e pensar que a resposta era outra. Fique atento!

6º Passo – Faça revisões periódicas

Para manter todo o conhecimento acumulado “fresco” na memória, a melhor estratégia são as revisões periódicas. Estudar o material, ainda que bem estudado, apenas uma vez, não garante seu sucesso na hora da prova.
Para as revisões utilize as marcações feitas em seu material. Rapidamente você trará a memória o conteúdo estudado.

7º Passo – Mantenha-se motivado

  • Lembre-se dos motivos que te levaram a tomar a decisão de estudar para concurso público;
  • Tenha contato (ainda que virtual) com pessoas que tenham o mesmo foco que você;
  • Me ajudava muito  ler a trajetória de aprovação de alguns aprovados. Servia como inspiração nos dias mais difíceis;
  • Acredite no seu potencial e só pare quando ver seu nome no Diário Oficial.

Um abraço e bons estudos!!

“Eles podem, porque pensam que podem” (Virgílio)

Para mais dicas acesse meu instagram: @lorenneangelis.coach

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.