Notícia

Como aprimorar seus estudos com o Sistema de Questões – Saia do efeito platô

Neste post iremos dar dicas de como aprimorar seus estudos com o Sistema de Questões do Estratégia, e, consequentemente, aumentar seu desempenho.

Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!

Certamente que a maioria dos alunos aumentam seu desempenho de uma maneira muito rápida no início dos estudos, mas logo em seguida esbarram em uma barreira muito forte de ser quebrada, a barreira dos 70-75% de acertos.

Nesse momento, muitos desistem ou desanimam dos estudos, uma vez que estudam, estudam, estudam, e sua performance parece continuar a mesma. Segundo a Laura Amorim, “o efeito platô é uma das fases mais complexas na vida de um concurseiro durante a sua jornada até a aprovação. É nesta fase que a grande maioria dos estudantes desistem e entregam-se às dificuldades. ”

como aprimorar seus estudos com o sistema de questões
Efeito platô

Antes de mais nada, cumpre salientar que todos nós passamos por essa fase. Trata-se, ademais, de talvez o período mais difícil na preparação de um aluno, uma vez que antes e, principalmente depois, os estudos se tornam cada vez mais prazerosos. É realmente muito gratificante perceber que seu desempenho rompeu essa barreira, e está cada vez melhor.

Mas então, como superar esse obstáculo?

Uma breve resposta a esta pergunta seria: menos materiais extensos, mais resumos, muito mais exercícios.

Em outras palavras, se o aluno já está migrando do intermediário para o avançado, o que ele precisa é de um bom material de revisão e a prática de muitos exercícios, e não mais ficar lendo materiais extensos em PDFs ou videoaulas.

Como aprimorar seus estudos com o Sistema de Questões

Primeiramente, no dia 18/05, foi feito o grande lançamento do Sistema de Questões (SQ) do Estratégia Concursos, com aproximadamente 2 milhões de exercícios cadastrados, e 700.000 questões comentadas pelos próprios professores do Estratégia. Ou seja, o SQ já nasceu sendo o maior do mercado.

Se você deseja saber quais são as 10 vantagens do SQ em relação às outras plataformas de questões no mercado, veja aqui. Além disso, se é assinante do SQ e deseja saber o passo a passo de como mexer na plataforma da melhor maneira, clique aqui.

Como foi falado, tanto quanto, ou mais importante, que estudar a teoria e revisá-la, é colocar seus conhecimentos adquiridos em prática. Para isso, o Sistema de Questões cumpre seu papel ao fornecer tudo que o aluno necessita, desde um resumo completo sobre o tema ao aluno iniciante, como também as exigências de uma solução concisa do aluno avançado.

Vamos então a 7 dicas sobre como aprimorar seus estudos com o Sistema de Questões.

1)      Monte Cadernos de Questões

Primeiramente, devemos montar nosso caderno de questões para cada disciplina a ser estudada. A importância disso reside em se ter um controle sobre a quantidade de exercícios que se está resolvendo de cada matéria, saber sua performance (quantidade de acertos e quantidade de erros), e não solucionar uma mesma questão mais de uma vez, a não ser que esse seja seu objetivo.

2)      Faça Questões da Banca

Em segundo lugar, e uma das dicas mais preciosas: estude pelas questões da banca examinadora. Essa informação é um tanto quanto repetitiva, mas isso demonstra a importância dela.

Como se sabe, cada banca tem seu estilo próprio, e pratica muito da reciclagem de exercícios de seu banco de questões. Isto é, muitas, mas muitas questões, apesar de não serem idênticas, são bastante semelhantes.

Dessa maneira, o aluno experiente já bate o olho e sabe exatamente o que fazer. Acredite, candidato, isso acontece com frequência.

3)      Prefira exercícios recentes a questões antigas

Indo na mesma linha da segunda dica, tenha preferência por exercícios recentes. Além de ser possível que tenha ocorrido uma mudança de entendimento (seja da própria banca, ou de órgãos governamentais, como STF ou STJ, por exemplo), as bancas tendem a formular questões novas baseadas em exercícios recentes, aplicados em outros certames.

4)      Faça questões de acordo com seu nível (iniciante, intermediário, avançado)

Além de tudo isso, tente fazer exercícios acompanhando seu nível de conhecimento. Ou seja, se é um aluno iniciante, foque nas questões fáceis. Por outro lado, se é um aluno avançado, foque em questões de dificuldades média e difícil, e deixe as fáceis um pouco de lado.

Esse é um elemento-chave para romper com o platô.

5)      Monte Simulados

Não menos importante que fazer muitos exercícios, é colocar-se à prova de vez em quando. Muitos candidatos reclamam que o tempo de prova não foi suficiente, e acabam sendo desclassificados por não conseguirem finalizar o teste.

Portanto, teste sua calma, sua concentração e sua agilidade, antes mesmo de chegar o dia D.

6)      Atenção aos tópicos com maior quantidade de questões

De fato, questões com alto índice de cobrança tendem a serem cobradas em maior grau. Logo, atenção redobrada.

Sabendo sobre a importância dessa dica, certamente que o Sistema de Questões não iria deixar de informar ao usuário a quantidade de exercícios que cada item apresenta.

7)      Favorite questões-chave

Por fim, algumas questões muito importantes podem ser resolvidas precocemente, antes de o aluno ter o conhecimento necessário para solucioná-la. Nestes casos, salve a questão e retome-a num momento oportuno, mas não deixe de resolvê-la.

Finalizando

Em síntese, apresentamos 7 dicas sobre como aprimorar seus estudos com o Sistema de Questões, e finalmente, vencer o platô.

Ademais, o Sistema de Questões foi criado para suprir todas as necessidades do aluno em superar essa barreira, uma vez que à medida que aumentamos nosso nível de expertise, nossas exigências também aumentam.

Use e abuse do SQ, você tem uma arma poderosíssima em suas mãos.

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.